O que conhecer em Goiás: 10 cidades para incluir no roteiro
De chapadas imponentes a quedas d’água irresistíveis, de cidades históricas a paisagens do cerrado, descubra as belezas de Goiás
A região Centro-Oeste do Brasil é uma área de muitas riquezas naturais e é um dos destinos mais procurados pelos viajantes que amam o ecoturismo. De chapadas imponentes a quedas d’água irresistíveis, de cidades históricas a paisagens do cerrado, continue sua leitura para descobrir o que conhecer em Goiás.
Goiás fez parte ativa do ciclo do ouro no Brasil e possui muitas cidades historicamente importantes para incluir em um roteiro pelo estado. Além disso, esse é o destino certo para uma roadtrip cheia de aventura.
O que conhecer em Goiás: cidades imperdíveis para incluir no roteiro
1. Pirenópolis
Em Pirenópolis você encontra o cenário perfeito para passar um fim de semana renovando as energias em contato com a natureza. Além da fauna e da flora, a cultura é algo muito preservada na região, o que enriquece ainda mais o passeio.
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Cheetah Plains oferece safári de luxo sustentável na África do Sul
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- O guia definitivo para escolher os melhores meses para viajar para o nordeste
E o melhor de tudo? A infraestrutura turística é ótima. As pousadas em Pirenópolis são super charmosas e a farta variedade de restaurantes é incrível para quem curte gastronomia.
Para os amantes do ecoturismo, uma boa pedida para o dia é e refrescar em diversas cachoeiras da região, as mais conhecidas são: do Abade, do Rosário e a do Dragões. Vale também incluir uma trilha até o pôr-do-sol mais incrível da região, que fica no pico do Parque Estadual dos Pirineus.
Para quem prefere um turismo mais relax, recomendamos uma caminhada bem tranquila pelo centro histórico da cidade. Os bares e restaurantes na Rua do Lazer são perfeitos para um almoço demorado e o passeio ainda pode vir seguido de comprinhas nas lojas de artesanato e prata.
Outros lugares simplesmente incríveis que valem a visita são a Fazenda Babilônia e o Refúgio Avalon. Na fazenda você conhece toda a história do lugar desde a época da produção de cana e ainda vai poder degustar quitutes deliciosos e frescos, feitos com as matérias-primas da própria fazenda.
Enquanto o Refúgio Avalon, que em outrora serviu como garimpo, é um lugar que recebe turistas para visitar as cachoeiras, trilhas, um jardim sensorial e outras áreas de relaxamento. Esse é um espaço super legal para quem quer sair do óbvio.
2. Cidade de Goiás
Conhecida pelo nome de Goiás Velha, a cidade é reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade.
Com pouco mais de 20 mil habitantes, essa cidadezinha goiana é pura poesia. Dentre os belos casarios antigos do Centro Histórico, um deles chama a atenção: a casa de Cora Coralina.
Esse museu é dedicado à história e ao trabalho dessa poetiza, que é uma das mais importantes na história do Brasil. Além de seus pertences, que estão bem preservados, o espaço também conta com o Cora Café, um local aconchegante para você relaxar e tomar um delicioso café em meio ao lindo jardim de Cora Coralina.
Depois de visitar o museu, recomendo que você caminhe sem rumo pelas ruas de paralelepípedo enquanto contempla a arquitetura das construções que apresentam características dos períodos barroco, rococó e gótico.
3. Corumbá
Corumbá é o lugar certo para os amantes de cachoeiras e o que mais atrai turistas para essa região são de fato essas maravilhas naturais e refrescantes, sendo a mais famosa “Salto Corumbá”.
Essa é uma das cidades que fazer parte da rota chamada Caminho de Cora Coralina. Esse circuito de ecoturismo é uma experiência muito especial, que foi criado em homenagem à poetiza goiana, e se inicia na cidade de Corumbá.
O trajeto completo pode levar dias, já que foi projetado para ser feito de bicicleta, então pode ser, de fato, uma grande aventura. Apesar desse belo incentivo ao cicloturismo, se você estiver com pouco tempo, ou não tiver o perfil tão atlético e corajoso, é super válido fazer alguns trechos da rota, mesmo que seja de carro.
4. Aruanã
A cidade de Aruanã é perfeita para quem gosta de pesca esportiva, ecoturismo e bastante aventura. Algumas opções de passeios são conhecer o famoso Rio Araguaia e a comunidade indígena Karajá.
Além de conhecer a história e as tradições de povo que vive à margem do rio, ainda é possível voltar para casa com lembrancinhas. Na aldeia você pode comprar algumas peças de artesanato produzidas usando coco, palha e argila.
Esportes aquáticos e passeios de barco também são muito comuns nesse destino e o belíssimo pôr-do-sol visto do rio é um espetáculo à parte.
5. Formosa
Essa cidade é a cara dos viajantes de alma aventureira que também amam turismo ecológico. O que mais atrai os viajantes são as trilhas, as cachoeiras, as grutas, as cavernas, os sítios arqueológicos, as quedas livres e os mirantes.
Para acrescentar uma boa dose de adrenalina ao seu roteiro, você pode ainda visitar a rampa de voo livre do Parque Ecológico EcoBocaina e, quem sabe, experimentar ver a cidade por um ângulo diferente.
Você pode conhecer também um dos pontos turísticos de Goiás mais populares, o Parque do Itiquira, onde fica a famosa queda d’água Salto de Itiquira. Outros lugares incríveis para incluir em sua visita à Formosa são o Buraco das Araras, o Buraco das Andorinhas e a Cachoeira do Bisnau.
6. Mambaí
Continuando o seu roteiro por Goiás, Mambaí também é uma parada muito válida para explorar a natureza.
Se você gosta de cachoeira com espaço para nadar, vai amar conhecer o Paraíso do Cerrado, que fica dentro de uma propriedade privada, em um município coladinho a Mambaí.
Outro atrativo famoso na região se chama Poços Azuis. Após uma longa trilha, você chega em verdadeiras piscinas naturais de águas cristalinas perfeita para um banho bem refrescante. Para os amantes de adrenalina, no mesmo local é possível curtir uma tirolesa de 320m de comprimento e 102m de altura.
A Cachoeira do Alemão tem acesso bem tranquilo e rápido e é perfeita para quem não está acostumado com trilhas difíceis. E para os para os mais aventureiros, que gostam de um desafio, recomendamos fazer um rapel na Cachoeira do Funil.
7. Caldas Novas
A famosa cidade de Caldas Novas é realmente apaixonante e merece toda a atenção que recebe dos turistas. Sem dúvidas, é um dos lugares românticos em Goiás para passar um fim de semana bem tranquilo.
Nesse paraíso das águas termais, não importa se está frio ou calor, a temperatura quentinha das águas de fonte natural estão sempre perfeitas para um bom mergulho. Seja do seu hotel, ou em um dos parques aquáticos da cidade, as piscinas de água quente definitivamente não podem faltar no seu roteiro.
Os parques aquáticos mais famosos da região são o Hot Park, diRoma Acqua Park, Clube Privé e o Water Park. No entanto, nem só de piscinas naturais e águas termais vivem os turistas em Caldas Novas.
O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas tem excelentes trilhas e cachoeiras, que torna a visita ao parque um passeio bem completo. Os restaurantes goianos na cidade também ocupam uma parte bem importante da viagem, já que oferecem o melhor da culinária regional.
8. Caiapônia
As mais belas paisagens do Cerrado goiano estão em Caiapônia! O turismo de aventura e ecológico na cidade está sempre muito bem acompanhado de cenários naturais magníficos. A Serra do Caiapó e o Morro do Gigante Adormecido são alguns dos principais atrativos locais.
A região é composta por vales, serras e tem muitas cachoeiras de beleza impactante. Em meio a toda essa grandeza, é possível curtir muita trilha boa, tomar um banho bem refrescante de água doce e ainda fazer alguns esportes radicais, como rapel e tirolesa.
Tendo um tempinho a mais de viagem, vale a pena conhecer nos arredores: as cachoeiras do Lageado, São Domingos, do Abóbora, Santa Helena e a gruta das Águas Santas. Te garantimos que você vai se deparar com paisagens indescritíveis de tão lindas em Caiapônia
9. Alto Paraíso
Algumas das mais famosas cachoeiras de Goiás estão a uma curta distância de Alto Paraíso. Vale da Lua, Almécegas e Catarata dos Couros são apenas algumas das belas quedas d’água que merecem uma visita!
Essa cidade é a número 1 para quem busca onde ficar na Chapada do Veadeiros. Alto Paraíso oferece a melhor estrutura de turismo na região, com uma variedade de pousadas e casas de temporada incríveis. Além disso, são fartas as opções de bares e restaurantes.
10. Cavalcante
A cidade de Cavalcante também é muito procurada como base para quem pretende fazer um roteiro pela Chapada dos Veadeiros. A região é praticamente um berço de cachoeiras, esbanjando não só quantidade, mas qualidade.
A cachoeira mais famosa de Cavalcante é a Santa Bárbara, mas tem outras que também merecem uma visita, como a Cachoeira do Prata, São Felix, Boa Brisa, Candaru e Capivara.
O Patrimônio Cultural Kalunga também vale uma visita. Essa é simplesmente a maior comunidade quilombola do Brasil e possui uma riqueza cultural fantástica.
O que conhecer em Goiás: melhores cachoeiras
Quando estamos planejando o que conhecer em Goiás, o primeiro pensamento que vem à cabeça são as cachoeiras. As melhores com toda a certeza estão dentro da Chapada dos Veadeiros. Elas possuem vários níveis de trilha, das mais leves, como o Vale da Lua, às mais exigentes, como a Saltos.
Para mergulho nos poços e piscinas das cachoeiras, as melhores são a Santa Bárbara, Carioquinhas e Almécegas I. Há também as belas Cânions 1 e 2. Vale a pena reservar um tempo para contemplar a beleza e a força de suas quedas d’água, além de sentir a brisa geladinha.
O que conhecer em Goiás: principais cidades históricas
Não tem nada mais gostoso do que caminhar pelas ruas com construções de arquitetura antiga, passar pela lojinhas de artesanato local, experimentar a culinária regional e conhecer os monumentos históricos.
No caso do estado de Goiás, as principais cidades históricas são as charmosas Pirenópolis, Corumbá e Cidade de Goiás. Toda a influência literária, artística, histórica e cultural dessas cidades torna a viagem ainda mais especial e nos transporta para outro tempo.
O que conhecer em Goiás: melhores praias de rio
Uma programação certeira para quem ainda não sabe o que conhecer em Goiás são as famosas praias de rio. Destino certo nas férias da garotada e muito procuradas pelos viajantes, as praias artificiais de água doce fazem as pessoas sentirem como se estivessem em região de litoral.
A beleza e a calmaria dos rios goianos já foram até cenário de novela de TV. Se você quer ver mais de perto esses oásis, anota aí quais são as 5 melhores praias de rio para se refrescar em Goiás: Praia do Araguaia, Praia do Cerrado, Praia do Foguete, Praia Quarto Crescente e Praia do Sol.
O que conhecer em Goiás: as mais belas trilhas
Fazer trilha é uma atividade que assusta alguns, mas encanta outros. Para os apaixonados por trilha e aventura em meio à natureza, Goiás é o lugar certo para se deparar com diversos níveis de dificuldade e desafio.
As mais belas trilhas de Goiás são: a Travessia das Sete Quedas, Trilha da Janela, Trilha do Abismo, Parque Nacional das Emas, Vale Encantado, Serra Dourada, Caverna do Funil e Terra Ronca.
O que conhecer em Goiás: festivais icônicos
Se você pensou que só encontraria opções de turismo ecológico, de aventura ou histórico-cultural em Goiás, se enganou. O estado é bastante festivo e conta com festivais icônicos ao longo do ano. As festas populares são bem conhecidas pela animação e pela forte expressão cultural.
Valorizando as raízes religiosas, acontecem a Festa do Divino Pai Eterno, a Procissão do Fogaréu, a Festa de Nossa Senhora do Pilar e a Festa de São Sebastião.
Já celebrando a cultura e o folclore tem o Canto da Primavera, a Mostra Nacional de Teatro de Porangatu, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, a Congada de Catalão e as famosas Cavalhadas. Anualmente acontece também a tradicional Exposição Nacional de Orquídeas em Piracanjuba.
Vale a pena participar de algum desses eventos durante a sua viagem.