O que fazer em Florianópolis, a capital da praia no Sul

A Ilha da Magia tem atração para todo o tipo de viajante, da calmaria a badalação

Em parceria com Viajala Brasil
20/11/2019 13:45

Ainda faltam pouco mais de um mês para acabar, mas a gente só consegue pensar nas férias de verão. Florianópolis, uma das melhores cidades de praia para passar essa temporada, ficou com o terceiro lugar entre os destinos do ano eleitos pelo buscador de voos Viajala.com.br, no estudo anual da plataforma.

A “Ilha da Magia” não tem esse apelido à toa: são 42 praias para todos os gostos, das mais badaladas às mais selvagens e calminhas. Segundo a pesquisa do Viajala, são os gaúchos e paulistas os que mais procuram pela capital catarinense –a busca pela cidade aumentou 19% na plataforma em 2019. Partindo de São Paulo, a alta na procura foi de 67%, e o preço das passagens tiveram queda de 4%.

Pôr do sol na praia de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis (SC
Pôr do sol na praia de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis (SC - Caio Vilela/MTur

Além disso, Floripa foi o segundo destino mais buscado para lazer por turistas de fora do Brasil em 2018, segundo dados do Ministério do Turismo, e é especialmente buscada por argentinos: 64% dos estrangeiros que visitam a cidade são do país vizinho. “Essa procura tende a se intensificar com a inauguração da rota da low cost Flybondi, que vai conectar Florianópolis a Buenos Aires ”, aponta Eduardo Martins, diretor nacional do Viajala.

Mas o que tem de tão bom nessa ilha?

O que fazer em Florianópolis

Praias, praias e mais praias

Florianópolis é uma das três capitais insulares do Brasil e por lá não faltam bonitas paisagens litorâneas. Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Armação… essas são só algumas das praias mais famosas da ilha.

Vista da praia do Santinho, em Floripa
Vista da praia do Santinho, em Floripa - Caio Vilela/MTur

Para escolher a praia ideal para um dia de sol, é bom saber: as do norte da ilha são, no geral, mais calmas e de águas mornas; as do leste têm ondas fortes; e as do sul são as mais isoladas.

Lagoa da Conceição

Localizada a 13 quilômetros do centro, a Lagoa da Conceição reúne praias, montanhas e é um lugar ideal para praticar esportes náuticos, fazer piqueniques e caminhadas. A região ainda preserva algumas construções da época colonial e, à noite, vira badalação com muitos restaurantes e bares com música ao vivo.

Vista da Lagoa da Conceição, uma das atrações de Florianópolis
Vista da Lagoa da Conceição, uma das atrações de Florianópolis - Caio Vilela/MTur

Entre os monumentos históricos da cidade, destacam-se a casa de Vitor Meireles, os fortes militares e a catedral metropolitana.

Vilarejos açorianos

Igreja em Ribeirão da Ilha
Igreja em Ribeirão da Ilha - Caio Vilela/MTur

Florianópolis conserva boa parte do seu passado colonial. Nos vilarejos açorianos de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha (lar das famosas ostras catarinenses) e nas fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Anhatomirim é possível ter uma noção de como era a vida na formação da cidade.

Quando ir

Para quem gosta de areia e mar, é melhor ir no verão, mas a alta temporada deixa as praias mais cheias – e o risco de pegar um dia de chuva nessa estação é maior. Entre março e abril, os dias não são tão quentes, mas ainda dá para pegar uma praia. Já no outono e no inverno, as temperaturas caem bastante e fica difícil entrar na água. Nessa época, pode ser legal combinar a visita na capital com um passeio pela Serra Catarinense.