O que fazer em Alter do Chão, destino tendência para 2020

Pará foi destaque na lista de destinos do ano eleitos por buscador de viagens

Por: Viajala Brasil

Você já ouviu falar de Santarém, no Pará? A cidade é uma das mais antigas da região amazônica e o terceiro município mais populoso do estado, mas talvez nunca tenha aparecido na sua listinha de viagens para destinos nacionais.

Crédito: Divulgação/EmbraturO balneário é um dos pontos mais visitados de Santarém (PA)

Santarém foi eleito pelo buscador de voos Viajala.com.br como o destino tendência para 2020 devido ao aumento de 54% da procura dos usuários pela cidade e porta de entrada de Alter do Chão, apelidada de “Caribe Amazônico”, eleita pelo The Guardian como uma das praias mais bonitas do Brasil há dez anos e recentemente descoberta pelos brasileiros.

Crédito: idobi/Wikimdia CommonsPraia de Alter do Chão, que já foi considerada uma das mais bonitas do Brasil

A vila de seis mil habitantes contabilizou um retorno 29% mais alto na economia local que no ano anterior, segundo dados da Semtur (Secretaria Municipal de Turismo) de Santarém.

A alta da procura começou em 2016, quando a Azul aumentou sua frequência de voos diretos  para Santarém, partindo de Manaus e Belém, mas em 2019 outras ações da empresa e de outras companhias aéreas começaram a agitar a busca pelo destino.

Crédito: Tiago Silveira/MTurTerminal Turístico Fluvial de Alter do Chão, em Santarém (PA)

“O potencial turístico da região do rio Tapajós chamou a atenção das companhias aéreas e, por consequência, do viajante, já que a viagem até lá está começando a ficar um pouco mais fácil”, comenta Eduardo Martins, diretor nacional do Viajala.

O que fazer em Alter do Chão

Ilha do amor

Um dos principais pontos turísticos da vila é um braço de areia que divide o Lago Verde e o Rio Tapajós. Para visitá-lo, é preciso pegar um barco a remo na orla. No auge da estação seca, em novembro, é possível fazer o trajeto a pé por dentro da água.

Crédito: Tiago Silveira/MTurPôr do sol em Alter do Chão

Além de relaxar na orla e experimentar a culinária local em um dos bares e restaurantes, o turista pode aproveitar para fazer a trilha da Serra da Piraoca. São cerca de 60 minutos de caminhada, entre ida e volta, sendo que a maior parte do caminho é plana. Lá do alto, é possível ver a Ilha do Amor e outras praias, como a Ponta do Cururu.

Canal do Jari

Como na maioria dos passeios na região, é necessário pegar um barco para ir no limite onde o rio Tapajós deságua no Amazonas. A travessia dura 40 minutos. O Canal do Jari é território de jacarés, botos, garças e gaviões e, na estação chuvosa, das belas vitórias-régias.

Ponta do Cururu

O pôr do sol mais bonito da região fica em Ponta do Cururu, que só aparece no período de seca da região. Na longa e estreita porção de areias brancas e finíssimas, o turista tem um contato muito próximo com a natureza. Para chegar até lá, o mais comum é pegar um barco ou lancha, saindo de Alter do Chão. Também dá para fazer o trajeto a pé pela margem do Rio Tapajós, a partir da Ilha do Amor. São cerca de 2 horas de caminhada.

Quando ir

Antes de comprar a passagem para Santarém, o turista precisa definir o que quer visitar em Alter do Chão. A região possui duas estações muito definidas e cada uma gera cenários completamente diferentes, que mudam a experiência do turista.

A temporada seca, que vai de agosto a dezembro, é o melhor período para ver as praias de rio. Quem quer fazer os passeios de barco em meio à floresta deve ir no inverno amazônico, entre janeiro e julho.

Crédito: Tamara Saré/ Agência ParáAlter do Chão é principal polo turístico de Santarém_

Como chegar a Santarém

O Aeroporto Maestro Wilson Fonseca fica a 15 km do centro de Santarém, funciona 24 horas e recebe voos regulares de Brasília, Manaus, Belém e Fortaleza. Em 2019, a Azul começou a operar um voo saindo de Campinas com conexão rápida em Belém aos sábados.

Como chegar a Alter do Chão

A vila fica a aproximadamente 37 km de Santarém. O acesso se dá pela rodovia estadual Everaldo Martins, a PA-457, totalmente pavimentada. Outra maneira de chegar até Alter do Chão é pelo rio Tapajós, de barco ou de lancha. A viagem dura em média 45 min de carro e três horas pelo rio.

Por: Viajala Brasil

O Viajala é um metabuscador de voos que compara preços de companhias aéreas e agências de viagens, permitindo que você escolha a passagem mais barata sem custo e sem taxas adicionais.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viajala Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …