O que fazer em Santiago: 6 bairros para conhecer na capital chilena
Diversidade de atividades na capital chilena surpreende até mesmos os viajantes frequentes
O Chile está cada vez mais próximo dos turistas brasileiros.
Com novos voos da Gol (de Recife), da Latam (de Brasília) e ainda da low cost chilena Sky (Salvador e Florianópolis), Santiago está tornando-se um dos destinos turísticos mais acessíveis para o turista nacional –não à toa dados recentes da Amadeus apontaram um aumento de 55% na busca da cidade por brasileiros neste inverno, em comparação com o mesmo período de 2018.
Além de servir de base para passeios em montanhas, vinícolas e centros de esqui, Santiago, principal núcleo urbano do Chile, conta com uma oferta vasta e diversificada de passeios culturais, experiências gastronômicas, parques e praças, ótimas lojas para compras e muito entretenimento em seus diferentes bairros.
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- Onde se hospedar em João Pessoa: bairros bons e baratos
- 3 cidades no Chile que merecem sua visita além de Santiago
8 PAÍSES PARA VIAJAR APENAS COM O SEU RG
Confira abaixo seis bairros que você deve conhecer em Santiago e saiba o que fazer em cada um deles:
Lastarria
Se aventurar pelas ruas de Lastarria é entrar de cabeça na arquitetura típica do século 19. Casarões e edifícios, ao decorrer das décadas, foram ocupados por bares, adegas, centros culturais, teatros e até hotéis boutique, fazendo o bairro ser considerado por muitos um dos mais charmosos de Santiago.
Tudo isso ainda ganha a companhia de duas grandes áreas verdes em seu entorno: o Parque Florestal, ideal para caminhadas, e ainda o Cerro Santa Luzia, onde além de fazer uma viagem pela história –-lá foi fundada a cidade de Santiago, em 1541, por Pedro de Valdívia–, você tem a chance de subir até o mirante do morro, com vista 360º da capital chilena e ainda com as montanhas dos Andes ao fundo.
Coroa o bairro seus espaços culturais, com menção honrosa ao Centro Cultural Gabriela Mistral (foto acima). Antiga sede do governo chileno, o espaço conta com uma arquitetura contemporânea e despojada que por si só já vale a visita ao espaço, feita em aço e com detalhes como mosaicos de vidro. Dentro, mostras de arte, dança e apresentações teatrais são as atrações principais. O Museo Artes Visuales completa a lista de opções artísticas.
Brasil
Sabia que Santiago tem um bairro com o nome do nosso país? Inspirado na homônima praça central de seu território –a “Plaza Brasil”–, o Barrio Brasil é um dos mais alternativos de Santiago. Assim como em Lastarria, destacam-se os casarões que até o início do século 20 pertenciam à alta sociedade da capital chilena; hoje, os edifícios de arquitetura clássica são ocupados por cafeterias, centros culturais, muitos bares e até hostels.
Durante o dia, o ideal é curtir a praça Brasil (foto acima), que além das palmeiras que lembram bem o nosso país, conta com 22 esculturas coloridas a céu aberto –todas da artista Federica Matta. Fique de olho nas feiras de rua do bairro, onde encontrará frutas frescas e petiscos para degustar durante a tarde.
Os grafites e pequenos prédios coloridos no entorno complementam o cenário artístico do bairro, enquanto os movimentados cafés e bares que se alojam no térreo de muitos deles dão o toque noturno. Se for fã de igrejas, uma opção interessante é conhecer a bela Iglesia de La Preciosa Sangre, de frente à praça Brasil e uma das mais belas da capital chilena.
Vitacura (Borde Río)
Nas últimas duas décadas, uma tendência em Santiago tem sido criar centros gastronômicos completos, com uma ampla oferta de restaurantes concentrados em uma só rua, quarteirão ou praça. Cada bairro conta com o seu próprio espaço deste tipo, facilitando a vida dos clientes que podem descobrir as diferentes opções e escolher aquele que melhor corresponda aos seus gostos.
Como o próprio nome diz, Borde Río (em português, na margem do rio) é um complexo gastronômico no bairro de Vitacura que fica na borda do Rio Mapocho. Oferecendo uma vista da sua generosa vegetação durante o dia e muita diversão à noite, o espaço conta com um grande número de restaurantes, pubs, bares e cafés no entorno das águas do Mapocho.
A diversidade gastronômica do espaço merece destaque. Sabores exóticos como dos árabes e asiáticos mistura-se com as tradicionais europeias e ainda o melhor da culinária chilena. Um lugar para se divertir e saborear uma experiência gastronômica, em um ambiente seguro e com uma bela vista.
Uma alternativa interessante para passeio combinado é o Parque Bicentenário (foto), também nas margens do Mapopcho, agradável para caminhadas e prática de esportes ao ar livre.
Italia
Este antigo e tradicional bairro da capital teve um poderoso boom nas últimas décadas. Passou de um bairro residencial a um extremamente movimentado centro comercial, com muitas galerias de arte, designers emergentes, cafés charmosos, livrarias, lojas de artesanato e decoração das mais variadas vertentes artísticas. Tudo isso cria um ar contemporâneo e inovador no local, que contrasta de uma maneira interessante com a arquitetura clássica das construções antigas de suas ruas.
Quem visitar o bairro Italia encontrará um rico circuito de design, cultura e moda, com várias alternativas de lojas de desenhos e decoração, bem como fabricantes de móveis e antiquários – muitos deles expostos na rua. Seus modernos hotéis boutique dão o toque final ao bairro.
Las Condes
Passear e contemplar as vitrines das lojas de luxo da capital pode te dar uma perspectiva interessante sobre novas tendências da moda mundial. Além disso, você pode se encantar e levar uma lembrança especial da sua visita a Santiago.
Como em todas as grandes capitais, os embaixadores de grandes marcas internacionais e nacionais estão concentrados em um lugar específico da cidade. Em Santiago, eles estão localizados no bairro de Las Condes, especialmente na luxuosa Alonso de Córdova.
Nesta avenida podemos encontrar marcas reconhecidas de designers europeus, americanos e sulamericanos. Moda, calçados e muito luxo misturam-se com agradáveis bares, cafés e restaurantes para combinar em um passeio pelo local.
Providência
Não é oficialmente o bairro central de Santiago, mas é quase como se fosse. Lá você encontra de tudo: grandes lojas de departamento no Shopping Costanera Center; o Parque de Las Esculturas, que é basicamente um museu à céu aberto; o Monte San Cristóbal, com uma das melhores vistas panorâmicas de Santiago.
Isso sem falar das centenas de opções gastronômicas do bairro, que conta com inúmeros bares e restaurantes famosos e turísticos, como o Giratório, que literalmente “gira” 360º dentro do prédio, oferecendo todas as vistas de Santiago durante a refeição.
Resumidamente, se seu objetivo é se hospedar em um lugar onde terá um pouco de arte, cultura, gastronomia, compras e natureza, seu lugar é o bairro de Providência.
Para finalizar, vá até o topo do Sky Costanera, maior edifício da América Latina com seus 300 metros de altura, e veja toda a extensão da capital chilena.