São Pedro (SP) recebe festival de comidas gigantes
Evento itinerante acontece de 11 a 14 de novembro e tem como estrela a "maior coxinha do Brasil"
Sem programa para o feriado prolongado da Proclamação da República? Que tal dar um pulinho na estância turística de São Pedro (SP) e se deliciar com o inusitado Festival das Comidas Gigantes!
O “Festival da Iguinorança”, como também é chamado o evento itinerante, acontece de 11 a 14 de novembro e tem como estrela a “maior coxinha do Brasil”, pesando 20 quilos.
Entre as iguarias à venda para dividir com a família ou amigos, porque é impossível comer sozinho, estão coxinhas de tamanhos que variam de 1 a 4 quilos; lanche de até 3 quilos; canoli de 2,2 quilos; trufa de 3,5 quilos; tapioca doce e sagada de 1 quilo; churrasco grego de 1,1 quilo e churros de 50 centímetros. Mas, claro, haverão muitas outras delícias em tamanho convencional e inúmeros rótulos de cervejas artesanais.
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
O Festival de Comidas Gigantes acpntece na Praça Matriz de São Pedro e contará com ampla programação cultural, com shows de bandas, DJs e área de recreação infantil, além de ser um espaço pet friendly e com entrada gratuita.
“Neste ano já realizamos aqui em São Pedro o Festival do Torresmo, a Festa Nordestina e o Festival de Inverno do Alto da Serra, todos com sucesso de público. Com essa boa receptividade nos eventos gastronômicos, agora trazemos o Festival de Comidas Gigantes, que tem o diferencial pelo tamanho das comidas”, comenta a secretária de Turismo de São Pedro, Clarissa Quiararia.
A gastronomia de São Pedro
Para o turista que vai ficar mais dias em São Pedro, a dica é explorar a gastronomia local. No alto da Serra do do Itaqueri, ficam os restaurantes no estilo caipira, com comida farta feita no fogão a lenha, e cafés coloniais.
O Quintal da Serra, Estação da Cachaça e Venda do Brilio são alguns dos estabelecimentos onde se degusta um café colonial típico do interior, sem pressa. Para almoçar, as sugestões são Sítio Coloninha I, Recanto da Siriema e Rancho da Tirolesa. Na zona rural, mais perto da cidade, se encontra a típica comida caipira no Santana’s Ranch e no restaurante da Cachoeira da Furna.
A novidade do alto da serra é o Boulevard da Serra, um espaço inaugurado há poucos meses e que já abriga três estabelecimentos gastronômicos. A Oficina do Churrasco, que rapidamente se destacou pelo pirulito de torresmo e pela costelinha com molho barbecue de jaracatiá –fruta nativa típica em São Pedro -, oferece carnes assadas em geral e é opção para almoço.
O segundo empreendimento localizado no Boulevard da Serra é o Empório Raiz, para café, almoço e comprinhas. Com fogão a lenha e bem no estilo caipira, a marca da casa são os defumados. Destaque para a tilápia defumada em conserva de azeite e o joelho de porco defumado, que também pode ser degustado no lanche. E o mais recente é o Mister San, um restaurante japonês.
Já no centro da cidade, o turista vai encontrar o Amora e a Taberna Girassol, restaurantes de gastronomia contemporânea e serviço à la carte. Para sobremesa, a tradicional doceria Zuleika oferece bombons, bolos, pavês, trufas e brigadeiros da receita original da quituteira que dá nome ao estabelecimento.