Conheça Valparaíso, cidade que inspirou o poeta Pablo Neruda
Com mais de 300 mil habitantes, a cidade histórica fundada em 1544 foi declarada Patrimônio da Humanidade da Unesco em 2003
O Chile é um dos destinos preferidos dos brasileiros e, embora Santiago e San Pedro de Atacama sejam nossas cidades queridinhas, outros locais também merecem destaque. Este é o caso de Valparaíso, a “Joia do Pacífico”, que fica a apenas 120 km de da capital (cerca de duas horas de carro).
Acolhedora e vibrante, Valpo (como é carinhosamente chamada pelos chilenos) é famosa por suas casas coloridas, seus cerros (são mais de 40), suas magníficas vistas para o mar e os incríveis painéis de grafitti que decoram a maioria de seus muros.
Com mais de 300 mil habitantes, a cidade histórica fundada em 1544 pelo espanhol Pedro de Valdívia, foi declarada Patrimônio da Humanidade da Unesco em 2003, prêmio conquistado por sua arquitetura, design, história e contribuições culturais. Não por acaso é que Pablo Neruda, o mais aclamado poeta chileno, a escolheu para construir uma de suas icônicas casas – hoje, uma das principais atrações turísticas da cidade.
A cidade portuária cor-de-arco-íris esconde muitos tesouros em seu labirinto de colinas: arte de rua vibrante, vislumbres dignos de suspiros do surpreendentemente azul do Pacífico, incontáveis galerias de arte…
Por conta disso tudo se trata de uma daquelas cidades em que você pode passar horas e até dias, apenas passeando sem destino, observando o estilo de vida descontraído dos moradores, pois é certo que se pode encontrar algo surpreendente em cada esquina e em cada beco.
São vários os encantos de Valparaíso, que, definitivamente, justificam conhecer este destino especial.
Clique nos links abaixo e conheça alguns deles:
A jornalista Tuka Pereira, do blog Pra Onde Vai Agora, viajou ao Chile a convite do Serviço Nacional de Turismo do Chile.