Cerros revelam paisagens pitorescas de Valparaíso, no Chile

Se você quiser ver a cidade, mas você não sabe por onde começar, participar de um dos passeios a pé gratuitos é a alternativa

Por: Pra Onde vai Agora?

Valparaíso tem 45 colinas, mas como provavelmente você não terá tempo para passear em todas elas, reserve um tempo para ao menos três: Cerro Alegre, Cerro Concepcion e Cerro Belavista.

Cerro Alegre

Esse bairro pitoresco serviu de pano de fundo para uma novela chilena homônima há alguns anos. É uma das melhores áreas de caminhada nas colinas, e, de lá, é possível chegar facilmente ao Cerro Concepción e ao seu funicular homônimo.

Cerro Alegre, um dos lugares imperdíveis da cidade

Já para chegar ao Cerro Alegre, basta pegar o funicular El Peral na Plaza de Justiça que fica logo atrás da Plaza Sotomayor e da Primera Zona Naval. Datado de 1902, o Ascensor El Peral sobe 52 metros a um ângulo de 48º.

A partir da saída superior do El Peral, o Paseo Yugoeslavo leva diretamente ao Palacio Baburizza, uma antiga mansão que depois de passar por uma longa reabilitação se tornou o Museu de Belas Artes da cidade. Quase diretamente ao sul, em direção a Cerro Concepción, os degraus da passagem conhecida como ‘Pasaje Bavestrello’ passam entre alas separadas de um prédio de apartamentos, uma integração quase perfeita do espaço público e privado. No local, em certas ocasiões, os moradores projetam filmes nas paredes dos apartamentos. Apenas uma rua, a Urriola, marca a fronteira entre o Cerro Alegre e o Cerro Concepción.

Cerro Bellavista

Marcado pelo Funicular Espírito Santo e também por ruas e escadarias, o Cerro Bellavista é o local do Museu ao Céu Aberto onde se encontram obras de artistas chilenos como Roberto Matta, Nemesio Antúnez e Roser Bru.

Datado de 1911, o funicular Espírito Santo é oficialmente conhecido como Ascensor del Cerro Bellavista; ele sobe 66 metros em um ângulo de quase 45 graus até o seu término superior no Paseo Rudolph.

Cerro Bellavista, endereço do poeta Pablo Neruda

O Cerro Bellavista é também onde fica a casa do poeta Pablo Neruda, La Sebastiana, uma de suas três casas estranhas (as outras estão em Santiago e em Isla Negra, ao sul de Valparaíso).

Cerro Concepción – Datado de 1883, o primeiro funicular da cidade, o Concepción é também um dos mais populares, subindo 69 metros em um ângulo de 45 graus. Entre os pontos turísticos do bairro estão o Museu El Mirador de Lukas, a segunda igreja protestante do Chile, datada de 1858, a Igreja Anglicana San Pablo e a Igreja Luterana de estilo gótico de 1897.

Faça um passeio a pé gratuito

Se você quiser ver a cidade, mas você não sabe por onde começar, participar de um dos passeios a pé gratuitos é uma ótima pedida! Existem várias empresas que realizam turnês gratuitas pela cidade, mas duas delas são as mais recomendadas: Free Tour Valparaíso e Tours4Tips.

Esta é uma ótima maneira de saber dicas interessantes, familiarizar-se com os bairros e ver algumas das melhores artes de rua da cidade. Embora o passeio seja gratuito, recomenda-se dar entre 5.000 e 10.000 pesos chilenos no final já que a remuneração dos guias são as gorjetas.

A jornalista Tuka Pereira, do blog Pra Onde Vai Agora?, viajou ao Chile a convite do Serviço Nacional de Turismo do Chile.