O que fazer quando o clima não ajuda

Quando o clima não ajuda, o jeito é pensar em outras maneiras de curtir a viagem

Quem nunca sentiu aquela decepção quando, na hora de arrumar as malas para viajar, olhou a previsão do tempo e percebeu que São Pedro resolveu não colaborar bem durante seu tão esperado período de férias? Pois é, quando programamos uma viagem, podemos colocar todos os detalhes no roteiro, pesquisar os cantinhos e atrações mais legais a serem visitados, podemos escolher a data ideal, o melhor hotel… mas, infelizmente, não temos como controlar o clima e, vira e mexe, temos que nos conformar em curtir nosso destino sob condições não muito amigáveis.

Mas, o que fazer quando isso acontece? Sentar e chorar não é uma opção, certo? Por isso resolvi trazer aqui algumas ideias de passeios e atividades que podem ser muito interessantes e fazer a experiência de viagem muito boa, ainda que só venha água lá do céu! Fui obrigada a aprender isso na prática quando passei três anos viajando pelo mundo e, claro, tive muitos dias de clima ruim. Segue um pouquinho da minha experiência para você:

Dias de clima ruim na Noruega
Dias de clima ruim na Noruega
  • – Se a previsão do tempo já estiver indicando contratempos, vá preparado. Isso será fundamental para o seu conforto. Acessórios como bota impermeável, casaco corta vento, guarda chuva, roupa térmica, etc servirão para que você possa passear mesmo sob condições adversas. E não é apenas o frio ou a chuva que podem ser desconfortáveis, não! Alguns lugares podem ter ventos fortes, outros podem ser quentes demais, úmidos demais… prepare-se para o que vai encontrar pela frente. No caso de lugares muito quentes, o cuidado com a proteção e a hidratação são tão importantes quanto a roupa.
  • – Pesquise lugares a visitar que sejam abrigados. Se a previsão é de clima ruim, não adianta programar muita coisa ao ar livre. Busque por museus, restaurantes, apresentações, cafés, bibliotecas, lojas, prédios… quem sabe o que pode ter de interessante escondido por aí? Às vezes, até um passeio de metrô pode ser um programa legal, basta estar aberto e observar as possibilidades.
  • – Se o destino for natureza, suas opções ficarão mais restritas. Pesquise bastante sobre o lugar e que tipo de atividade pode ser feita nas condições climáticas que você vai encontrar. Talvez não dê para fazer aquele trekking de dois dias, mas pode ser que dê para ir conhecer um mirante ou encontrar algum passeio mais curto nas redondezas. E ainda que não dê para passar o dia esticado na praia, ler um livro escutando o som do mar pode ser igualmente prazeroso.
  • – Cuidado com teimosia! Lembre-se que algumas atividades ao ar livre podem se tornar perigosas quando feitas em um momento de clima ruim. Chuvas fortes, raios, ventanias, radiação solar em excesso podem colocar não apenas a diversão, mas também a sua vida em risco.
  • – Programe os seus deslocamentos. Normalmente, quando estamos viajando, acabamos caminhando mais por termos tempo disponível e também para explorar melhor cada lugar. No entanto, se o clima não estiver bom, é provável que você precise encontrar outras formas de se deslocar. Esse cuidado irá contribuir para o seu conforto e permitirá aproveitar melhor o seu tempo. Já pesquise com antecedência os meios de transporte disponíveis, trace um roteiro e busque otimizar sua locomoção.
O paraíso chamado Croácia só nos trouxe chuva
O paraíso chamado Croácia só nos trouxe chuva
  • – Conforme-se! Não há nada que você pode fazer a respeito do clima, depois que a viagem já está toda programada; portanto, nada de ficar lamentando ou carregar o mau humor contigo na bagagem. Lembre-se que viagens são, antes de tudo, experiências e o que mais vale é tirar proveito da situação da melhor forma possível. Talvez não dê para fazer tudo o que você tinha planejado, mas quem sabe os passeios alternativos possam ser ainda melhores do que os pensados originalmente? Desfrute da viagem faça chuva ou faça sol.
  • – Espero que essas pequenas dicas possam ajudar a programar suas próximas férias, quando perceber que o clima não vai estar bem como você imaginava. Apesar de não termos o poder de controlar esse tipo de coisa, vale lembrar que pesquisar a melhor época do ano para visitar cada destino pode evitar esse tipo de situação. Existem destinos com climas mais instáveis, mas muitos têm características bem marcantes em cada estação do ano e isso ajuda bastante a definir quando é melhor passear por ali. Boa viagem!
Por Mariana Beluco
Junto com seu parceiro, Plácido Salles, já passou por mais de 60 países; publicou o livro Livre Partida: causos e contos de uma viagem pelo mundo  e ministra cursos e palestras sobre viagens através do seu projeto, Livre Partida.

Em parceria com Livre Partida

Somos Plácido Salles e Mariana Beluco, nômades viajantes desde 2015! Compartilhamos aqui o nosso cotidiano de viagens, dicas e conhecimentos importantes para quem tem o sonho de fazer uma grande viagem. Passamos por 57 países durante a primeira expedição e agora estamos vivendo uma grande aventura de carro pelo Brasil. Temos um livro publicado e ministramos cursos e palestras sobre o tema. Bora viajar junto!