Onde comer pão de queijo, bolos e doces em Tiradentes (MG)
Pão de queijo e café em Tiradentes não falta onde provar. Acrescente doces e bolos saborosos para experimentar sem pressa na cidade mineira
Não gaste todo seu apetite no almoço, guarde um espaço (grande) para conhecer ao menos um café em Tiradentes (MG). A cidade histórica de Minas Gerais esbanja personalidade, com casario preservado e calçamento pé de moleque, e tem uma nova leva de empreendedores trazendo o melhor desse charme para montar deliciosas e estilosas mesas, com louça bonita para servir saborosos quitutes.
Para planejar sua viagem, veja nossas dicas de Tiradentes, grátis e completas, com sugestões sobre o que fazer, onde ficar e onde comer, além de compras, eventos, transporte e destinos para um roteiro combinado. Nossa lista com pousadas em Tiradentes também está atualizada.
Instalados em casinhas lindas como esta da foto acima, da Casa do Sino, os cafés de Tiradentes merecem uma visita sem pressa. Marcas Mineiras e Jane’s Apple Factory são dois excelentes lugares para uma tarde sem pressa em boa companhia: arrasam tanto no quesito pão de queijo e bolos quanto nos objetos para casa à venda.
Em mais uma das nossas listinhas de 3 sugestões aqui no Catraca, abaixo estão lugares charmosos para uma parada cheia de delícias para um café em Tiradentes.
Marcas Mineiras: pão de queijo e bolo de laranja com chocolate
Se tivesse de escolher apenas um bolo para comer em Tiradentes, eu ficaria com este do Marcas Mineiras: laranja com chocolate, coberto com ganache de chocolate. Além da combinação desses sabores ser maravilhosa, o bolo é molhadinho e doce na medida para acompanhar um espresso. Eles preparam vários tipos de café, incluindo o típico coado (passado por um coador individual, muito encontrado em Tiradentes) e o mineirinho (espresso servido numa xícara com as bordas lambuzadas de doce de leite).
O conceito do lugar é, como o nome diz, reunir marcas mineiras. Então decoram os diferentes ambientes da casinha, no Largo das Mercês, peças à venda de: Graziela Guimarães, Cristais Cá d’Oro, Essencial Boutique de Aromas, Marie Camille, Quartzito do Brasil, Cerâmica Saramenha e Mercearia Paraopeba. O café poderia ser apenas um detalhe. Mas não é. Por mais que o trajeto até os fundos seja cheio de tentações, não deixe de chegar ao jardim para experimentar os quitutes (peça o pão de queijo) naquele agradável espaço.
Jane’s Apple Factory: tortas e maçãs cobertas por chocolate suíço
A mesa posta no Jane’s Apple é de encher os olhos e o estômago com muitas delícias visuais e gustativas. O colorido das muitas versões gourmet de maçãs cobertas por chocolate suíço contrastam com bolo de cenoura e torta de maçã servida com doce de leite (afinal, você está em Minas).
Uma a uma, as maçãs verdes recebem um banho do chocolate belga Callebaut, ao leite, meio amargo ou branco. Depois são finalizadas, por exemplo, com frutas vermelhas (caso da red berry), pedaços de palha italiana ou mix de nozes, amêndoas, castanha de caju e damasco (na blend nuts). Também é possível passar apenas para levar umas maçãs gourmet; a casa da Jane’s Apple fica em frente à rodoviária da cidade. Mas vai perder a chance de degustar o café coado, esparramado em almofadas numa das mesinhas do quintal.
Casa do Sino: pequenino, com doces portugueses
Caminhando sem rumo pelo centro histórico de Tiradentes você inevitavelmente vai passar por casinha com linhas e bicicleta rosas. A Casa do Sino Café é uma boa ideia para uma paradinha entre passeios. Porcelanas antigas servem vários tipos de café, para tomar com pão de queijo e doces portugueses. Móveis rústicos e peças da decoração estão à venda.
Por Nathalia Molina