Paisagens cênicas emolduram passeios na África do Sul

Safáris, trilhas em montanhas, compras, vinícolas e aventura estão entre as opções

18/04/2019 19:18 / Atualizado em 05/05/2020 12:27

A África do Sul reúne uma das maiores diversidades de fauna e flora. Safáris, praias paradisíacas, montanhas e cânions se encontram em paisagens de cartão postal. Vinícolas, compras e esportes de aventura também fazem parte do mix de atividades locais.

Pôr do sol no Parque Nacional Kruger, na África do Sul
Pôr do sol no Parque Nacional Kruger, na África do Sul - Byelikova_Oksana/iStock

Desembarcar no país e não fazer um safári é impensável. O Parque Nacional Kruger é uma autêntica reserva de 20 mil km² onde os turistas têm a possibilidade de avistar em seu habitat natural os “Big 5”. Ainda na região de Mpumalanga, fica o Blyde River Canyon, terceiro maior cânion do mundo.

Vista do Blyde River cânion, o terceiro maior do mundo
Vista do Blyde River cânion, o terceiro maior do mundo - WitR/iStock

A capital Joanesburgo concentra aspectos culturais e históricos, com parada obrigatória no Museu do Apartheid. Para compras, vale a visita ao Sandton City, o maior shopping do continente africano. No Lion and Rhino Park, os turistas podem alimentar girafas e caminhar por uma caverna subterrânea.

Na primavera, a paisagem é colorida pelos milhares de jacarandás em Parkwood e Pretória.

Bairro de Braamfontein, em Joanesburgo
Bairro de Braamfontein, em Joanesburgo - Divu/Visit South Africa

Já na efervescente Cidade de Cabo, subir de teleférico até a Table Mountain é uma ótima opção para se ter uma vista panorâmica da cidade. Os mais radicais e fãs de aventura, podem descer de rapel esta montanha, ou ainda fazer a trilha até o Signal Hill, de onde costumam saltar de parapente.

No jardim botânico Kirstenbosch é possível caminhar entre as copas de árvores centenárias.

Vista das montanhas dos Doze Apóstolos
Vista das montanhas dos Doze Apóstolos - spooh/iStock

Para relaxar, Camps Bay é uma boa dica. Considerada a praia mais badalada da Cidade do Cabo, possui uma ótima estrutura para o turista. Um local ideal para se admirar o pôr do sol. Não podemos esquecer do complexo V&A Waterfront, que reúne lojas, restaurantes e um aquário, e pode ser visitado caminhando ou por um cruzeiro pelo canal.

Partindo de Cidade de Cabo, os visitantes chegam ao Cabo da Boa Esperança, pela Peakman’s Peak Drive, estrada à beira-mar com vistas cênicas. No caminho fica a Boulders Beach, lar de pinguins e local estratégico para prática de snorkel. Já Gansbaai é ponto de parada para mergulho com tubarões brancos.

Trecho da rodovia Peakman’s Peak, na Cidade do Cabo
Trecho da rodovia Peakman’s Peak, na Cidade do Cabo - Vera Shestak/iStock

A região abriga também o mais famoso circuito de produção de vinhos do país, que tem a uva Pinotage como referência. As cidades de Stellenbosh, Paarle e Franschhoeck são as mais populares com visitas guiadas, ofertas gastronômicas e a uma vista privilegiada das montanhas.

Com roteiros de sete dias, a Françatur oferece visitas guiadas aos pontos mais exuberantes da África do Sul. Todos os destinos contemplam hospedagem em excelentes hotéis, com opção de quartos amplos para acomodar famílias.