Paranapiacaba ganha roteiro turístico rodoviário

O novo roteiro turístico tem saídas aos sábados e domingos da Estação da Luz

28/05/2022 16:22 / Atualizado em 08/06/2022 21:00

Turistas ganharam mais uma opção de passeio para conhecer Paranapiacaba, em Santo André, na Grande SP. A CVC lançou neste sábado, 29, um roteiro rodoviário a partir da capital paulista com destino a histórica vila inglesa construída no final do século 19.

Torre do Relógio, na vila histórica de Paranapiacaba, em Santo André, na Grande SP
Torre do Relógio, na vila histórica de Paranapiacaba, em Santo André, na Grande SP - Almir Bonfim Jr/Divulgação

O novo roteiro turístico terá saídas aos sábados e domingos da Estação da Luz (na saída para a Pinacoteca) – também com parada no hotel Go Inn, em Santo André. O passeio está sendo comercializado em todas as lojas da CVC do Brasil. A primeira saída acontece em 4 de junho.

Castelinho, em Paranapiacaba, que foi todo reformado recentemente
Castelinho, em Paranapiacaba, que foi todo reformado recentemente - Angelo Baima/Divulgação

O passeio dura o dia todo (das 8h às 17h) e inclui acompanhamento de guia de turismo em todo o trajeto e apoio de guias locais da vila histórica para tour cultural pelos principais pontos de Paranapiacaba. O tour guiado custa a partir de R$ 145 por pessoa, com o transporte incluso (ida e volta).

Expresso turístico

O tour rodoviário da CVC é uma alternativa ao trem turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que é realizado aos domingos, com embarques nas estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa).

Vista do Museu do funicular, uma das atrações do vilarejo histórico de Paranapiacaba
Vista do Museu do funicular, uma das atrações do vilarejo histórico de Paranapiacaba - Paulo Carmona Sanches Neto/Wikimedia Commons

A viagem é feita a bordo de uma composição, formadas por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por uma locomotiva da década de 1950, totalmente reformada.

No Pátio Ferroviário encontram-se os principais ícones da Vila de Paranapiacaba
No Pátio Ferroviário encontram-se os principais ícones da Vila de Paranapiacaba - Divulgação/PMSA

O percurso de 48 km leva 1h30 entre a Estação da Luz ea vila histórica de  Paranapiacaba.  Entre os destaques estão as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tombadas pelo patrimônio histórico de São Paulo. Elas foram construídas pela antiga empresa britânica SPR (São Paulo Railway) –primeira ferrovia paulista, inaugurada em 1867.