Lugares cinematográficos que você deve visitar em Paris

Não há quem resista ao charme e a sofisticação de uma das cidades mais bonitas do mundo

19/06/2018 02:34 / Atualizado em 05/05/2020 10:51

Conhecer Paris é o sonho de nove entre dez pessoas. Não há quem resista ao charme e a sofisticação de uma das cidades mais bonitas do mundo. Da gastronomia à alta costura, moda e design às galerias e museus de arte, roteiros românticos, paixão e cinema.

O cinema surgiu na França, com os irmãos Lumière, em 1892, quando construíram o primeiro cinematógrafo –uma máquina de filmar e projetor de cinema. Vocês acreditam que ainda hoje existe o lugar onde o cinema foi apresentado à sociedade de Paris? O Grand Café, que fica no Boulevard des Capucines.

Apesar de ser mais conhecida como destino romântico, Paris tem atraído famílias que querem conhecer os tradicionais cartões-postais da cidade, como Torre Eiffel, Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame, mas também querem experiências diferentes, como aproveitar os dias do verão para fazer piquenique no Palácio de Versalhes em frente ao rio Sena
Apesar de ser mais conhecida como destino romântico, Paris tem atraído famílias que querem conhecer os tradicionais cartões-postais da cidade, como Torre Eiffel, Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame, mas também querem experiências diferentes, como aproveitar os dias do verão para fazer piquenique no Palácio de Versalhes em frente ao rio Sena - Getty Images/iStockphoto

A capital francesa já serviu de cenário para diversos filmes, de clássicos como “O Corcunda de Notre Dame”, “Piaf – um Hino ao Amor”, passando por “Maria Antonieta” (a trágica história da Revolução Francesa) e pelo inesquecível “Moulin Rouge”. Paris tem localidades preciosas que inspiram roteiristas e diretores internacionalmente famosos.

Veja uma seleção de filmes consagrados que tiveram Paris como pano de fundo:

“La la Land”

Cena de “La La Land”
Cena de “La La Land”

No filme, o bar de Jazz underground está localizado no Quartier Latin, um clube de jazz único, que foi muito famoso na década de 1950 e se chama Le Caveau Du Huchette, na 5 Rue de la Huchette, 75005. Umas breves cenas e ficou muito famoso desde então! Com o sucesso do ganhador do Oscar 2017, o clube simplesmente recebe turistas de todo o mundo!

“Moulin Rouge”

Fachada do Moulin Rouge
Fachada do Moulin Rouge

A frenética Paris de 1888 tem lugar nesse clássico de 2001, com Nicole Kidman vivendo a sedutora Satine, a estrela do famoso e mais antigo cabaré de Paris –o Moulin Rouge. Construído em 1889, ainda hoje a casa de shows tem espetáculos de dança sensacionais e gastronomia refinada. Está localizado na zona de Pigalle no Boulevard de Clichy, ao pé de Montmartre.

“Código Da Vinci”

Fachada da igreja Saint Sulpice
Fachada da igreja Saint Sulpice

A igreja Saint Sulpice é a segunda maior de Paris (atrás apenas de Notre Dame) e fica em uma rua tranquila no bairro de Saint Germain, ao sul do rio Sena.

Devida a discordâncias entre a igreja e os diretores do filme não foi possível gravar no interior da igreja, porém foi assombrosamente recriado em estúdio. Vale a pena conferir.

“Meia Noite em Paris”

Cena do filme “Meia Noite em Paris”
Cena do filme “Meia Noite em Paris”

O longa de Woody Allen, de 2011, mostra um dos lugares mais idílicos de Paris, o Museu Rodin, que serve como pano de fundo para uma cena em que Carla Bruni (guia turística) mostra Gil (Owen Wilson) e Inez (Rachel McAdams) ao redor dos belos jardins.

Auguste Rodin foi um dos mais famosos escultores franceses e sua obra se tornou bem mais conhecida desde então. Além disso, o filme mostra outras localidades como o Palácio de Versailles, a igreja de Saint Étienne du Mont e a ponte Alexander 3º.

“Ratatouille”

Interior do restaurante Tour d’Argent, em Paris
Interior do restaurante Tour d’Argent, em Paris

Há muitos lugares para conhecer na Paris de Ratatouille, que são desconhecidos dos turistas, como o restaurante Tour d’Argent, que inspirou o “Chez Gusteau” da animação e é um dos restaurantes mais caros da cidade, por isso, tenha cuidado com o que vai pedir! Há até quem deseje conhecer os canais de esgoto da cidade. A cena do camundongo Emile observando a Torre Eiffel é encantadora.

“Diabo veste Prada”

Cena do filme “O Diabo Veste Prada”
Cena do filme “O Diabo Veste Prada”

Para quem gosta de moda, é um prato cheio, afinal esse destino é o mais bonito e elegante da Cidade Luz. Descendo pela Avenue Montaigne, chegue na Place de la Concorde, na qual a secretária Andy desiste do mundo da moda e joga seu celular na fonte Tritan. Um lugar lindo para fotos!

“O Fabuloso Destino de Amélie Poulin”

https://giphy.com/gifs/amelie-tX1qiBetrHv7q

Mais parisiense do que isso, só mesmo o café da personagem Amélie Poulin.  No filme francês de 2002, a jovem balconista do Des Deux Moulins trabalha envolta em reflexões de sua vida enquanto espalha alegria e generosidade aos que conhece. Na Rue Lepic, 15, no bairro Montmartre, um bairro simples de Paris, apreciando a vida, com um saboroso café.