Lugares cinematográficos que você deve visitar em Paris
Não há quem resista ao charme e a sofisticação de uma das cidades mais bonitas do mundo
Conhecer Paris é o sonho de nove entre dez pessoas. Não há quem resista ao charme e a sofisticação de uma das cidades mais bonitas do mundo. Da gastronomia à alta costura, moda e design às galerias e museus de arte, roteiros românticos, paixão e cinema.
O cinema surgiu na França, com os irmãos Lumière, em 1892, quando construíram o primeiro cinematógrafo –uma máquina de filmar e projetor de cinema. Vocês acreditam que ainda hoje existe o lugar onde o cinema foi apresentado à sociedade de Paris? O Grand Café, que fica no Boulevard des Capucines.
A capital francesa já serviu de cenário para diversos filmes, de clássicos como “O Corcunda de Notre Dame”, “Piaf – um Hino ao Amor”, passando por “Maria Antonieta” (a trágica história da Revolução Francesa) e pelo inesquecível “Moulin Rouge”. Paris tem localidades preciosas que inspiram roteiristas e diretores internacionalmente famosos.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Veja uma seleção de filmes consagrados que tiveram Paris como pano de fundo:
“La la Land”
No filme, o bar de Jazz underground está localizado no Quartier Latin, um clube de jazz único, que foi muito famoso na década de 1950 e se chama Le Caveau Du Huchette, na 5 Rue de la Huchette, 75005. Umas breves cenas e ficou muito famoso desde então! Com o sucesso do ganhador do Oscar 2017, o clube simplesmente recebe turistas de todo o mundo!
“Moulin Rouge”
A frenética Paris de 1888 tem lugar nesse clássico de 2001, com Nicole Kidman vivendo a sedutora Satine, a estrela do famoso e mais antigo cabaré de Paris –o Moulin Rouge. Construído em 1889, ainda hoje a casa de shows tem espetáculos de dança sensacionais e gastronomia refinada. Está localizado na zona de Pigalle no Boulevard de Clichy, ao pé de Montmartre.
“Código Da Vinci”
A igreja Saint Sulpice é a segunda maior de Paris (atrás apenas de Notre Dame) e fica em uma rua tranquila no bairro de Saint Germain, ao sul do rio Sena.
Devida a discordâncias entre a igreja e os diretores do filme não foi possível gravar no interior da igreja, porém foi assombrosamente recriado em estúdio. Vale a pena conferir.
“Meia Noite em Paris”
O longa de Woody Allen, de 2011, mostra um dos lugares mais idílicos de Paris, o Museu Rodin, que serve como pano de fundo para uma cena em que Carla Bruni (guia turística) mostra Gil (Owen Wilson) e Inez (Rachel McAdams) ao redor dos belos jardins.
Auguste Rodin foi um dos mais famosos escultores franceses e sua obra se tornou bem mais conhecida desde então. Além disso, o filme mostra outras localidades como o Palácio de Versailles, a igreja de Saint Étienne du Mont e a ponte Alexander 3º.
“Ratatouille”
Há muitos lugares para conhecer na Paris de Ratatouille, que são desconhecidos dos turistas, como o restaurante Tour d’Argent, que inspirou o “Chez Gusteau” da animação e é um dos restaurantes mais caros da cidade, por isso, tenha cuidado com o que vai pedir! Há até quem deseje conhecer os canais de esgoto da cidade. A cena do camundongo Emile observando a Torre Eiffel é encantadora.
“Diabo veste Prada”
Para quem gosta de moda, é um prato cheio, afinal esse destino é o mais bonito e elegante da Cidade Luz. Descendo pela Avenue Montaigne, chegue na Place de la Concorde, na qual a secretária Andy desiste do mundo da moda e joga seu celular na fonte Tritan. Um lugar lindo para fotos!
“O Fabuloso Destino de Amélie Poulin”
https://giphy.com/gifs/amelie-tX1qiBetrHv7q
Mais parisiense do que isso, só mesmo o café da personagem Amélie Poulin. No filme francês de 2002, a jovem balconista do Des Deux Moulins trabalha envolta em reflexões de sua vida enquanto espalha alegria e generosidade aos que conhece. Na Rue Lepic, 15, no bairro Montmartre, um bairro simples de Paris, apreciando a vida, com um saboroso café.