Parque Estadual do Juquery ganha trilha de mountain bike

Trilha possui 1,3km de extensão e nível de dificuldade leve; o acesso é gratuito e não necessita de agendamento prévio

22/11/2022 09:08

O Parque Estadual do Juquery, localizado nos municípios de Caieiras e Franco da Rocha, na Grande SP, ganhou mais atrativo voltado para crianças e adolescentes: a trilha de mountain bike.

Segundo a administração da Unidade de Conservação, criação da trilha por conta da demanda dos visitantes. Atendendo às solicitações, um antigo trajeto foi recuperado para dar espaço à nova trilha.

Parque Estadual do Juquery, na Grande SP, ganha trilha de mountain bike
Parque Estadual do Juquery, na Grande SP, ganha trilha de mountain bike - Humberto Lago Muller/Wikimedia Commons

Com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento, o início da trilha fica no antigo campo de aviação, dispõe de portal de acesso e é autoguiada. Com 1,3 km de extensão e de dificuldade leve, o percurso é sinalizado e oferece às crianças e adolescentes contato, enquanto praticam MTB, com as formações campestres do Cerrado metropolitano, uma beleza cênica única.

O acesso é gratuito e o parque funciona de terça a domingo das 8h às 17h. Possui duas portarias e estacionamento próprio.

O Parque Estadual do Juquery

O Parque Estadual do Juquery foi criado em 1993 em razão da necessidade de conservação de importantes remanescentes de vegetação nativa existentes na Fazenda Juquery, bem como preservar as áreas de mananciais do Sistema Cantareira.

A Trilha do Ovo do Pato leva ao ponto mais alto do parque.
A Trilha do Ovo do Pato leva ao ponto mais alto do parque. - Humberto Lago Muller/Wikimedia Commons

O local recebe esse nome devido à ocorrência de uma planta que os índios encontravam às margens dos rios, a qual chamavam de yu-kery, da qual extraíam sal para temperar alimentos.

Conhecida como Dorme Maria, a yu-kery ao ser tocada fecha suas folhas abrindo-as novamente após algum tempo. A unidade abriga o último remanescente de cerrado preservado na região metropolitana. Tem como símbolos a seriema, ave típica do cerrado e de fácil observação, e o Ovo da Pata, ponto mais alto com 942 m de altitude.