Sabe quais são as partes mais sujas do avião? Comissárias revelam
Você com certeza já se questionou o quão limpos são os aviões. Por dia, milhões de pessoas usam aviões pelo mundo. Entre um voo e outro, um batalhão limpa as aeronaves para a próxima partida.
Devido ao curo tempo, é impossível higienizar toda a aeronave. A revista Travel and Leisure ouviu algumas comissárias de bordo para descobrir quais são as partes mais sujas de um avião.
Alguns você vai querer evitar em sua próxima viagem, ou pelo menos usar álcool nas mãos após tocá-los. Confira abaixo cinco lugares que não são limpos com frequência.
- Passageiros e comida são lançados ao teto de avião durante turbulência
- Viajar de avião de graça com a FAB no Brasil é mito ou verdade? Saiba tudo
- Comissária de bordo ensina as melhores ‘gambiarras’ para fazer em hotel e viraliza
- TAP faz promoção de passagens para Europa a partir de R$ 3.250
5 partes mais sujas do avião
Folheto de segurança
O primeiro item da lista é o cartão com instruções de segurança em caso de emergência que fica no bolso do assento à sua frente. Segundo os comissários, é o lugar mais sujo de um avião.
A comissária Josephine Remo conta à revista que as mesinhas com bandejas costumam receber um paninho de limpeza, mas os cartões ou folhetos não.
Compartimento de bagagem
Outra parte que merece atenção é compartimento de bagagem de mão. Embora seja difícil evitá-los, quando terminar de carregar sua bagagem a comissária recomenda higienizar as mãos.
Segundo ela, essa parte “raramente é limpa”.
Mesas das poltronas
“Os passageiros geralmente sabem que os aviões estão cheios de sujeira, mas as bandejas vão além dos germes gerais”, disse Sue Fogwell, comissária de bordo com mais de duas décadas de experiência.
A dica é usar um lenço umedecido para limpar bem a bandeja, especialmente antes de comer.
Um estudo de 2015 da Travelmath mostrou que as bandejas tinham quase oito vezes mais bactérias por polegada quadrada do que o segundo local mais sujo: o botão de ventilação superior.
Capas dos assentos
As capas de assentos nem sempre são substituídas ou limpas entre um voo e outro. A troca só acontece caso um passageiro relate à tripulação algum incidente na poltrona.
Mesmo assim, a necessidade é avaliada pela equipe. “Nem todo evento nojento é relatado [ao time de limpeza e manutenção] porque poderia causar um atraso no voo”, explica Sue Fogwel.
Maçaneta e tranca do banheiro
Os banheiros são regularmente limpos, mas as trancas e maçanetas da porta não são”, revela Josephine Remo.
“É uma boa ideia para os passageiros usarem desinfetantes para as mãos [como o álcool gel] depois de guardarem suas bagagens, tocar alguma coisa no bolso do assento em frente a eles e após saírem do banheiro”, ensina a comissária.
A dica é higienizar as mãos após usar o banheiro.