Plataforma indica restaurantes pelo Brasil com opções veganas no cardápio
Onde Tem Opção Vegana reúne mais de 3,2 mil estabelecimentos no Brasil que oferecem ao menos um prato vegano
Com muitos estabelecimentos fechados por conta da quarentena imposta contra o novo coronavírus, encontrar um restaurante que serve opções veganas não tem sido uma tarefa tão fácil. Mas uma ferramenta lançada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) promete facilitar esta busca.
Utilizando o GoogleMaps, a plataforma Onde Tem Opção Vegana reúne mais de 3,2 mil estabelecimentos em todo o país que oferecem ao menos um prato vegano entre as alternativas.
O mapa também permite identificar os “Embaixadores da Segunda Sem Carne”, que oferecem descontos e promoções e outros benefícios todas as segundas-feiras, além de sugestões.
O recurso pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador com acesso à internet, por meio do site www.ondetemopcaovegana.com.br.
Caso algum estabelecimento que o público conheça não faça parte da relação, é possível solicitar a inclusão. O serviço foi criado com base no trabalho desenvolvido pelo Programa Opção Vegana, cujo objetivo é oferecer consultoria gastronômica e nutricional gratuita a estabelecimentos interessados em incluir pratos 100% vegetais em seus cardápios.
É possível, por exemplo, calcular a distância, tempo de deslocamento, telefone e horário de funcionamento dos locais sinalizados
Segunda sem carne
A Campanha Segunda Sem Carne (SSC) do Brasil é considerada a maior do mundo e contempla mais de 100 municípios. O trabalho conta com o apoio de instituições públicas e grandes empresas, beneficiando mais de três milhões de pessoas em todo o Brasil.
A iniciativa foi lançada em 2009 pela SVB e atingiu a marca recorde de mais de 80 milhões de refeições a base de vegetais em 2019, crescimento de 20% em relação ao ano anterior.
Opção Vegana
Criado há pouco mais de dois anos, o programa Opção Vegana oferece consultoria gratuita para desenvolvimento de receitas com alimentos de origem 100% vegetal e foi desenvolvido em parceria com a Humane Society International (HSI).
Mais de 1,4 mil estabelecimentos comerciais, em diversos locais do Brasil, contam com o suporte do programa. O trabalho tem o objetivo de promover uma alimentação vegana de qualidade e acessível a toda população.