Polícia Federal volta a cancelar passaportes não retirados
Medida estava suspensa desde fevereiro em razão da pandemia; prazo é de 90 dias
A Polícia Federal retomou nesta quarta-feira, 10, o prazo de 90 dias para o cancelamento automático de passaportes que não foram retirados pelos seus titulares. Por causa da pandemia de covid-19, a medida estava suspensa.
De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, passaportes não retirados serão cancelados, sem devolução das taxas pagas para a emissão.
Quem estiver fora do prazo perde o valor pago e terá que refazer todo o processo para tirar o documento de novo. Atualmente a taxa para emissão de passaporte custa R$ 257,25.
Requisitos para tirar ou renovar o passaporte
Para emitir ou renovar o passaporte, o interessado deve cumprir etapas:
– ser brasileiro nato ou naturalizado;
– ter feito alistamento eleitoral, nos casos em que a lei obriga;|
– ter votado (ou justificado ou pago multa) na última eleição;
– estar em dia com o serviço militar obrigatório, no caso de homem que completa entre 19 e 45 anos no ano corrente;
– ter os documentos necessários para a emissão;
– e não ser procurado pela Justiça nem estar impedido de obter o documento ou de sair do país.
Com os documentos necessários em mãos, os interessados devem acessar o site da Polícia Federal, clicar na opção passaporte e seguir os passos, conforme orientado.
Depois de pronto, o passaporte é entregue somente ao titular, na mesma unidade onde foi solicitado. No caso de menores de 16 anos, eles devem estar acompanhados do responsável legal. Já os menores de 12 anos não precisam comparecer e o documento pode ser entregue ao responsável legal. Neste momento, é importante levar documentação, como: identificação original e que tenha foto do titular.
Com informações da Agência Brasil