Porto Alegre testa roteiro turístico por cervejarias artesanais
Capital gaúcha quer ser tornar destino turístico para apreciadores de cervejas artesanais
Porto Alegre ostenta o título de capital brasileira da cerveja artesanal, com 35 microcervejarias credenciadas. A vocação deu à bebida papel de protagonista de um novo roteiro turístico local.
Em fase de testes, o terceiro tour ocorreu neste sábado, 26, e já foi aprovado pelos participantes, como o casal Andressa Schuch e Diego Parma, fãs das cervejas especiais. “Muito legal a iniciativa, dá valor ao que é daqui e projeta esse atrativo da cidade”.
Batizado de Porto Cervejeiro, o programa oferece atividades e experiências inéditas de degustação da bebida em nove cervejarias artesanais e microcervejarias da capital gaúcha.
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As experiências oferecidas vão de R$ 20 a R$ 80, e incluem visitas às fábricas, jogos, degustação às cegas, exercícios de harmonização e, de quebra, ensina segredos de quem produz cervejas como se fosse produto de boutique.
Ao todo, nove empreendimentos participam do programa: Babel Cervejaria, DNA Beer, 4Beer – Cerveja e Cultura, Hatha Beer, Al Capone Cervejaria Artesanal, Irmãos Ferraro Microcervejaria, Cervejaria Porto Alegrense, Cervejaria Seasons e Cervejaria Staunen Bier.
O Porto Cervejeiro tem seu último dia de programação no próximo sábado, 2, das 11h às 17h.
Polo de inovação
O projeto é uma iniciativa do Pacto Alegre, movimento multisetorial que visa transformar Porto Alegre em polo de inovação de alto impacto e referência em qualidade de vida.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, a partir dessa experiência para criar uma rota cervejeira, será possível avaliar, junto com os empreendedores, o que é necessário fazer para ampliar a visibilidade dessa vocação turística de Porto Alegre.
O movimento para qualificar a cerveja como atrativo turístico também é considerado positivo pelo setor privado. Para Ana Barretto, gerente do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureaux, entidade que cuida da promoção turística do município, a iniciativa do Porto Cervejeiro também é uma forma de as cervejarias desenvolverem estratégias para vender o seu produto.
“Se nós temos um produto de qualidade, só precisamos prepará-lo para ser uma experiência para o turista, defende. Ela disse também que a vocação cervejeira da cidade já é trabalhada em todas as ações de captação do Convention. Isso nos torna mais atrativos e acrescenta competitividade ao potencial turístico da cidade”, conclui.