Porto de Galinhas alia belas praias com gastronomia requintada

14/06/2018 20:58 / Atualizado em 08/05/2023 14:10

A água é transparente e, em alguns pontos, bem calma que até parece piscina. Os hotéis são de primeira, e a comida, deliciosa e farta. No mar, entre um mergulho e outro, observa-se peixinhos coloridos e áreas de naufrágios. Até parece que estamos falando do Caribe, mas não é.

Esse destino paradisíaco fica aqui mesmo no Brasil, mais precisamente município pernambucano de Ipojuca. Estamos falando de Porto de Galinhas.

Belezas naturais, infraestrutura e facilidade de acesso colocam Porto de Galinhas em nível semelhante às praias do Caribe
Belezas naturais, infraestrutura e facilidade de acesso colocam Porto de Galinhas em nível semelhante às praias do Caribe

Entre as vantagens do balneário brasileiro, há o fato de se chegar mais rápido ao destino. A partir do aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, é possível estar em Porto de Galinhas em cerca de uma hora. É a praia mais procurada pelos recifenses.

Gastar menos com transporte, alimentação e hospedagem são outros pontos favoráveis em relação ao Caribe. Os passeios podem ser semelhantes ou até melhores, como o das piscinas naturais, algumas horas na tranquila praia de Muro Alto ou muita agitação na praia de Maracaípe.

Passeios de jangadas estão entre as atrações de Porto de Galinhas
Passeios de jangadas estão entre as atrações de Porto de Galinhas

No primeiro local, é feito um breve passeio de jangada até as piscinas naturais onde se observa peixinhos facilmente. Em Muro Alto, uma barreira de corais de 150 metros de extensão forma uma calma piscina natural de água morna. Caiaques fazem a alegria dos visitantes. Também é possível observar cavalos marinhos no manguezal do balneário em tours ecológicos de caiaque. O mangue estende-se por 60 km, incluindo as praias do Pontal de Macaraípe e de Camboa.

Para quem gosta de mergulhar, a costa de Porto de Galinhas tem uma ótima visibilidade. Há formações naturais, embarcações afundadas há cerca de 300 anos e rebocadores a uma profundidade de até 32 metros.

Como no Caribe, os hotéis e resorts são tão agradáveis que nem dá vontade de sair deles. Se o viajante não quiser fazer nenhum passeio, não irá se decepcionar.

Vista da piscina de um dos inúmeros hotéis de Porto de Galinhas
Vista da piscina de um dos inúmeros hotéis de Porto de Galinhas

A gastronomia de Porto de Galinhas também não perde em nada para o Caribe. Os restaurantes e hotéis oferecem um farto cardápio regional, tanto do litoral como do sertão nordestino.