Confira as 10 praias mais lindas da Sardenha
Motivos é o que não faltam para você conhecer esta ilha italiana que fica no no coração do Mediterrâneo
Praias de areias brancas, mar azul e cristalino, cercadas por cenários quase que intocados. Essa é a impressionante costa da Sardenha, de norte à sul. Mas com tantas opções, o que vale ou não visitar? Por isso, o Juju na Trip juntou aqui as 10 praias mais lindas da Sardenha, uma tarefa difícil para um destino que só tem opções impressionantes.
Cala Goloritzè
Uma enseada pequena e completamente isolada (a não ser que você goste de longas trilhas nas montanhas), caracterizada por rochedos brancos e água incrivelmente transparente e azuis.
Essa é a linda Cala Goloritzè, na Sardenha. Diferente de muitas outras praias da Sardenha, não há serviços, nem quiosques, nem banheiros e nem agito. Ou seja, prepare-se para pisar no paraíso escondido e preservado.
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
Onde fica: Na costa leste da Sardenha, próxima da cidade de Arbatax.
Como chegar: Dá para chegar por uma trilha nas montanhas (que leva mais de duas horas), mas o ideal mesmo é ir de barco partindo de Cala Gonone.
Spiaggia Del Principe
Esse nome foi dado em homenagem ao príncipe Aga Khan, idealizador do título de Costa Esmeralda. Ela é a favorita dele e não é por menos. A praia forma uma pequena baía de águas claras, rodeada por rochedos e vegetação riquíssima.
Onde fica: Na Costa Esmeralda, ao norte de Olbia.
Como chegar: Tem um estacionamento à 1 km da praia.
Cala Coticcio
Para entender a beleza dessa praia, ela recebe o apelido de “Tahiti”, justamente pelo tom do mar e pela composição com o cenário que a cerca. Basicamente é uma faixa estreita de areias brancas com águas para lá de cristalinas. É o tipo de praia que não pode faltar de jeito nenhum no roteiro.
Onde fica: Fica na costa leste da ilha de Caprera, que faz parte do arquipélago de Maddalena.
Como chegar: Se chega nela indo de barco (com passeios ou aluguel próprio) ou por terra, indo até um pedaço de carro e fazendo mais uma trilha de meia hora.
Cala Granara
Outra praia lindíssima do arquipélago de Maddalena é a Cala Granara, que fica em Spargi. O mar é muito calmo, muito azul e muito impressionante. Por ficar em uma ilha sem residentes, não há restaurantes, vendedores e nem mega estruturas. Tudo isso dá um charme extra.
Onde fica: Região sudoeste da ilha de Spargi, no arquipélago de Maddalena.
Como chegar: Somente de barco, com excursões ou aluguel de gommones (embarcações para até 3 pessoas) partindo de Palau ou de Maddalena.
Tuerredda
O charme de Tuerredda fica por conta do contraste entre o mar, mega azul, e as rochas avermelhadas que cercam a orla. Essa combinação deixa a água ainda mais vibrante. O legal é que o espaço na areia é grande e ideal para ir em família.
Onde fica: No extremo sul de Sardenha. A cidade mais próxima é a de Cagliari.
Como chegar: De carro, parando no estacionamento que fica na entrada.
Spiaggia La Pelosa
La Pelosa é uma praia de areia fina e mar azul e muito tranquilo. É ideal para ir relaxar e aproveitar em família, já que há um espaço de praia bem rasa, formando uma grande piscina natural. No lado oeste fica uma torre de vigia, que dá para ir andando.
Ela também é bem estruturada, com quiosques (que vendem lanches, bebidas e alugam guarda-sóis e espreguiçadeiras) e alguns restaurantes.
Onde fica: No norte da Sardenha, a 2 km da vila de Stintino.
Como chegar: O mar azul de La Pelosa dá para ser visto da estrada e na entrada há um estacionamento pago.
Spiaggia di Petra Ruja
Ganhou esse nome por ser cercada de rochas mais escura, quase avermelhadas. É uma praia pequena, escondida e com quase nada de estrutura. Ótima para relaxar longe de agitação e super lotação.
Vale lembrar que é preciso levar comida, toalha e o que for necessário para passar o dia nessa praia.
Onde fica: É uma das praias lindas que fazer parte da Costa Esmeralda, no lado leste da Sardenha.
Como chegar: Uma estrada de chão bem simples dá acesso à ela. O ideal é chegar mais cedo, pois não há estacionamento, somente um espaço limitado para parar o carro.
Capriccioli
Outra praia imperdível na Costa Esmeralda é a Capriccioli. Na verdade, são duas, separada apenas por rochedos (que dá para atravessar facilmente andando). Am ambas o mar estoura de tão azul, muito calmo e cristalino.
A praia que tem acesso à estrada costuma ficar um pouco mais cheia no verão. Se quiser tranquilidade, vá direto para a outra.
Onde fica: Região norte da Costa Esmeralda.
Como chegar: Fácil chegar de carro de Olbia, Arzachena e Porto Cervo.
Cala Luna
A Cala Luna fica na mesma enseada que a Cala Goloritzè, que mencionamos com começo dessa lista. É uma praia linda, rodeada por paredões claros (dai o nome) e uma mar muito azul.
Um outro diferencial são as “cavernas”que ficam na praia. São entradas que formam pequenas praias, muito diferente e impressionante.
Onde fica: Região leste da Sardenha.
Como chegar: Também tem uma trilha que dá nela, mas novamente, ir de barco (partindo de Cala Gonone) é mais rápido e prático.
Simius
Por último, mas não menos linda, a praia de Simius, no sul da Sardenha. Ela é diferente das calas da ilha, com faixa de areia grande, que no verão recebe cadeiras e espreguiçadeiras.
Mesmo assim, a estrutura com restaurantes é limitado, então não deixe de levar lanches e itens de praia (toalha, protetor e o que for necessário), principalmente se for com crianças.
Onde fica: No sul da sardenha, à leste de Cagliari.
Como chegar: Há um estacionamento perto, precisando fazer uma caminhada de 5 minutos a pé.
Onde se hospedar na Sardenha
A escolha de onde ficar na Sardenha é uma tarefa difícil. A ilha é grande e há praia lindas em todas as regiões. Nossa dica é fazer base em mais de uma região, que podem ser a Costa Esmeralda, La Maddalena e Cala Gonone.
Em Gonone, pode ficar no Cala Luna.
Por lado da Costa Esmeralda, indicamos Hotel Grand Relais Dei Nuraghi, CPH Pevoro Hotel, Relais Vila Carola e Cala di Volpi, Pitrizza (todos com luxo e ótima localização). Já em Palau o Hotel La Vecchia Fonte e Gran Hotel Palau tem boas estruturas.
Se preferir ficar também em La Maddalena, opte pelo Hotel Excelsior, Grand Hotel Ma&Ma ou no apart-hotel AHR Residence. Eles são mais simples, mais muito organizados, limpos e confortáveis.
Dicas essenciais
– Para achar passagens baratas, indicamos o Skyscanner, site de buscas que mostra as tarifas mais baratas para o trecho e datas procuradas.
– Carro é essencial da Sardenha. Sempre usamos os sites rentalcars ou rentcars para procurar locadoras com boas tarifas e disponibilidade de veículos grandes.
– Não esqueça que o seguro é viagem para alguns países da Europa, e a Itália é um deles. Escolhemos o nosso sempre no Seguros Promo.
Siga o instagram do Juju na Trip para acompanhar as viagens em tempo real!