Preços de passagens aéreas costumam subir na Black Friday

Dos 15 destinos mais buscados no ano passado, 12 deles estavam com preço maior no período de descontos

20/11/2018 13:17 / Atualizado em 05/05/2020 12:11

Se você está esperando a Black Friday para viajar é bom ficar atento. A data –uma das mais aguardadas pelos comerciantes e consumidores brasileiros– nem sempre é garantia de conseguir bons preços quando o assunto é passagens aéreas.

Um levantamento do Kayak, plataforma de buscas de viagem, revela que, para boa parte dos destinos, comprar passagens antes ou depois da Black Friday apresenta preços mais interessantes.

Dos 15 destinos mais buscados no ano passado, 12 deles estavam com preço maior no período da Black Friday
Dos 15 destinos mais buscados no ano passado, 12 deles estavam com preço maior no período da Black Friday - Marco_Piunti/iStock

Em uma lista de 15 destinos mais buscados pelos usuários do buscador em 2017, apenas três (São Paulo, Fortaleza e Orlando) estavam mais baratos na Black Friday se comparados às semanas anterior e seguinte.

A pesquisa revelou ainda que comprar passagens uma semana antes da data era bem mais em conta para oito dos 15 destinos mais buscados –Rio, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, Maceió, Buenos Aires, Santiago e Natal.

Já para os consumidores que esperaram para comprar os bilhetes uma semana após a Black Friday conseguiram melhores preços para quatros destinos: Miami, Recife, Nova York e Lisboa.

“Apostar todas as fichas na Black Friday, especialmente para viagens de final de ano, pode não ser uma boa escolha”, diz Eduardo Fleury, líder de operações do Kayak no Brasil.

Comprar com antecedência

De acordo com o histórico do Kayak, comprar passagens nacionais com cerca de um mês de antecedência e passagens internacionais de 3 a 4 meses antes da viagem pode garantir entre 15% e 25% de economia.

Uma outra dica é ativar um alerta de preços para seus destinos preferidos, que vai notificá-lo quando as passagens estiverem mais baratas.