Últimas notícias:

Loading...

Procon notifica aéreas por passagens para final da Libertadores

Empresas deverão esclarecer sobre passagens e hospedagens em Lima, Peru, onde acontecerá a final da Libertadores

Por: Redação

A decisão da Conmebol de mudar a final da Copa Libertadores para Lima (Peru) está causando transtornos para torcedores de diversas partes da América do Sul, especialmente brasileiros e argentinos.

Nesta quinta-feira, 7, o Procon-SP notificou as companhias aéreas e operadoras de viagens para que esclareçam a respeito dos preços das passagens aéreas com destino a Lima (Peru), palco da final da Copa Libertadores entre Flamengo e River Plate, no dia 23 de novembro.

Crédito: Reprodução/InstagramVista panorâmica do estádio Monumental, em Lima, no Peru

Foram notificadas as empresas Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas e Latam Airlines Brasil e as operadoras de viagens Booking.com, Decolar.com, Grupo CVC (CVC Brasil e Submarino Viagens), Hotel Urbano (Grupo HU Viagens e Turismo), Viajanet (TVLX Viagens e Turismo) e 123 Viagens e Turismo.

Segundo o Procon-SP,  após a alteração do local, originalmente marcado para Santiago (Chile), as passagens aéreas para Lima sofreram um aumento considerável.

Em nota, o órgão diz que “as companhias aéreas deverão informar qual o valor médio das passagens comercializadas com destino à Lima nos últimos 90 dias e qual o valor atual.

As empresas também devem informar se há algum planejamento para atender o provável aumento de compra de passagens com destino à Lima e se os consumidores que compraram passagens para o Chile tiveram ou terão a possibilidade de remarcação para Lima. O mesmo foi pedido para as operadoras de turismo

As empresas têm até segunda-feira, 11, para responder os esclarecimentos do Procon-SP.

Gol e Latam

Ontem, as companhias aéreas Latam e Gol anunciaram medidas para tentar amenizar o problema. Uma delas foi a remarcação das passagens que já estavam compradas para a capital chilena entre 18 e 23 de novembro.

Miraflores, em Lima
Crédito: IStockVista do Centro Comercial Lacomar, no bairro de Miraflores, em Lima (Peru)

Na Gol, os torcedores poderão remarcar a viagem sem custo ou poderão optar pelo cancelamento com crédito para próximos voos, de acordo com a companhia. Para mais informações, a empresa disponibilizou o telefone 0300-115-2121. No entanto, a empresa só terá voos para o Peru a partir de 12 de dezembro.

A Latam também vai permitir alteração de voo para Lima ou reembolso sem multa. As mudanças estão sujeitas à disponibilidade de assentos, sempre respeitando as datas e período de permanência no destino do voo original. É importante que as passagens tenham sido emitidas até 5 de novembro. Os clientes impactados podem ligar para a Latam no 0300-570-5700.

Crédito: Divulgação | Latam A Latam também vai permitir alteração de voo para Lima ou reembolso sem multa

Ambas as companhias podem exigir comprovantes, como o ingresso da partida, para realizar as alterações dos bilhetes sem custo adicional.

Seus direitos

O Procon-SP, órgão ligado à Secretaria da Justiça e Cidadania, diz que o “torcedor é considerado consumidor pelo Estatuto do Torcedor e, portanto, tem os seus direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.  E ainda que a alteração tenha ocorrido por motivo de força maior e a Conmenbol não tenha culpa pelos motivos que ensejaram a mudança, a legislação prevê que ela responde perante os torcedores”.

Crédito: DivulgaçãoA Gol só terá voos para o Peru a partir de 12 de dezembro.

O órgão alerta ainda que sobre as passagens e hospedagens as empresas devem compor um acordo com os consumidores e orienta os “torcedores que tiverem problemas devem procurar o Procon de sua cidade para garantir os seus direitos”.

A Conmebol informou que prepara um sistema de ressarcimento para aqueles que quiserem devolver os ingressos já adquiridos.

Buscas por passagens

A mudança de local da final da Copa Libertadores fez a busca de brasileiros por passagens rumo a Lima crescer 2.762%, de acordo com o site de viagens Kayak.

A plataforma comparou o volume de buscas em 5 de novembro, quando foi confirmada a mudança da final para Lima, com a média diária de outubro, para viagens de 22 a 24 de novembro de 2019.

Quando o voo comparado decola do Rio de Janeiro rumo a Lima, o aumento foi de 8.328%%. Agora quando o voo tem origem na Argentina, o aumento foi de 1.445%.