Road trip pela América do Sul: Chegando a Ushuaia
Melhores passeios em Ushuaia, a capital da Terra do Fim do Mundo, na Patagônia Argentina
Apesar de ser o ponto mais distante da road trip pela América do Sul, Ushuaia foi o destino inicial para definição do nosso roteiro. Conhecer o Ushuaia era um sonho antigo, assim como faz parte da lista de desejos da maioria dos viajantes que gostam de pegar uma estrada, seja de carro ou moto. Depois de mais de 14.000 km rodados e 45 dias, foi emocionante chegar à cidade. Nem sempre as estradas colaboraram, mas o Pajero respondeu muito bem nas adversidades encontradas pelo caminho.
Há muito o que conhecer na região, em especial para quem gosta de esportes ligados à natureza. Programamos a viagem durante o verão pois iríamos de carro e não queríamos correr o risco de dirigir com neve. Além disto, alguns passeios só são possíveis durante esta época, como visitar a pinguinera. Para nossa surpresa, soubemos que a alta temporada de brasileiros é durante o inverno. Além de todas as belezas naturais, a região oferece ótima estrutura para quem quer esquiar e praticar outros esportes na neve.
Melhores passeios em Ushuaia
Ficamos 5 dias, aproveitamos cada minuto e ainda havia muito a fazer. Fizemos todos os passeios com a Brasileiros em Ushuaia e adoramos. Atendimento, estrutura e organização impecáveis, além da facilidade do idioma.
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- Viajando barato na América do Sul: 3 países para quem ama economizar
- Ushuaia: descubra como ir partindo de São Paulo
- Argentina é um excelente destino para turismo de aventura e vamos provar isso
A partir de nosso perfil e interesses, montaram uma agenda sob medida. A maioria dos participantes dos passeios também era brasileira, o que facilitou bastante a comunicação. Se por um lado o clima não nos recebeu bem, pois choveu bastante nos primeiros dias, por outro foi super agradável estar em grupos de brasileiros, depois de tanto tempo na estrada.
Navegação do Canal Beagle
Nosso primeiro passeio foi um dos que mais queríamos fazer: a navegação do Canal Beagle. Uma pena estar chovendo, mas nem isso diminuiu nosso encantamento com as ilhas das quais nos aproximamos, repletas de pinguins, leões marinhos e outras espécies. Já havíamos visto em zoológicos, mas é completamente diferente ver estes belos animais em seu habitat natural.
Laguna Esmeralda
No dia seguinte, fizemos a trilha à Laguna Esmeralda. O tempo melhorou um pouco e estava apenas nublado, mas a chuva dos dias anteriores deixou a trilha com muita, mas muuuuuita lama. Este é um passeio que muitos visitantes fazem por conta própria, porém foi onde o apoio de um bom guia fez toda a diferença. Enquanto vimos muitas pessoas atolando até o joelho por tentarem ir pelos pontos errados e até desistindo, atravessamos com poucas dificuldades os 5km entre o início da trilha e a bela lagoa.
Vinciguerra
Queríamos muito fazer a trilha ao Vinciguerra, com a caminhada sobre o glaciar. Alguns amigos recomendaram e vimos fotos maravilhosas. Mas como consciência é tudo nesta vida, os cinquentões aqui assumiram não estar com condicionamento físico adequado e deixaram para uma próxima.
Parque Nacional da Terra do Fogo
Fizemos também o mega tour de verão, que nos levou até alguns dos pontos mais conhecidos do Ushuaia. O passeio começa com o tradicional trem a vapor para entrar ao Parque Nacional da Terra do Fogo . Lá, encontramos paradas obrigatórias para turistas no Fim do Mundo. Tiramos fotos junto à placa onde termina a famosa RN3, parte de um complexo rodoviário que começa no Alasca. Carimbamos nossos passaportes na pequena agência dos correios e aplicamos um selo especial, com foto do próprio responsável pela agência. Ouvimos no trajeto a interessante história sobre o presídio instalado na cidade, responsável pelo desenvolvimento da região.
Outras atrações em Ushuaia
Tiramos um dia para explorar a cidade também, que nos surpreendeu por seu porte e estrutura turística. Há hotéis e restaurantes para viajantes de todos os estilos e orçamentos. Praças, museus e até um cassino fazem parte dos pontos a conhecer. Para quem gosta de aproveitar as viagens para fazer compras, fica a dica que o Ushuaia é uma zona franca e há uma grande loja duty free no centro comercial. Bebidas, chocolates, perfumes, cosméticos e muitos outros produtos importados são vendidos a preços bem atrativos.
Onde ficar em Ushuaia
Outro ponto que colaborou para nos sentirmos em casa em Ushuaia foi o hotel que escolhemos, o Cumbres del Martial. Com uma localização privilegiada, fica em frente ao glaciar Martial, com vista panorâmica para a cidade e o Canal de Beagle. Oferece cabanas com quartos e banheiros confortáveis e amplos, além de cozinhas muito bem equipadas. A decoração é aconchegante e percebemos o carinho em cada detalhe. O café da manhã é outro grande atrativo: nos recebem na famosa casa de chá La Cabaña, ao lado do hotel. É da mesma proprietária e segue um padrão semelhante de qualidade, atendimento e cuidado.
Depois destes inesquecíveis dias, caímos na estrada para começar o retorno a São Paulo. Seriam aproximadamente 3.300km até Buenos Aires, nossa próxima parada. Conseguimos fazer em 3 dias, pois as estradas estavam em estado razoável e o Pajero é extremamente confortável. Dormimos nas cidades de Sierra Grande e Las Grutas, percorrendo aproximadamente 1.100km por dia pela RN3.
Apesar de Buenos Aires ser uma velha conhecida, quisemos incluir uma pausa para rever alguns de seus pontos turísticos. Confessamos que a parada foi estratégica para comermos e bebermos bem, pois a gastronomia da cidade é excelente. E falar sobre a qualidade dos vinhos tintos argentinos seria discorrer sobre o óbvio! Uma viagem inesquecível, com muitas boas lembranças e histórias para contar. Saiba mais sobre esta experiência no blog Suas Próximas Viagens.