7 dicas essenciais para uma viagem de carro pela América do Sul

Rod trip é uma ótima oportunidade para conhecer países vizinhos e construir lembranças incríveis

Por: Redação | Comunicar erro

Viajar pela América do Sul de carro pode ser uma ótima ideia para conhecer países vizinhos e construir lembranças incríveis.

Mas antes de preparar as malas, é preciso ficar atento as exigências, documentações e até moedas necessárias para utilizar entre os países.

Road Trip América do Sul
Crédito: flavijus/iStockViajar pela América do Sul de carro pode ser uma ótima ideia para conhecer países vizinhos e construir lembranças incríveis

Se você está com planos de fazer uma road trip pela América do Sul, elaboramos, com ajuda do pessoal da plataforma Carro Aluguel, sete dicas que podem te ajudar nessa viagem.  Confira abaixo:

***

1 – Documentação

Graças a um acordo entre os países do Mercosul, atualmente é possível viajar livremente por todos os que integram o grupo. Uma informação importante é que o RG ou passaporte são os únicos documentos válidos para viajar pelo continente.

2 – Seguro

Embora o seguro viagem não seja obrigatório para viajar pela América do Sul (com exceção do Equador, que passou a ser obrigatório desde maio), o Seguro Carta Verde é necessário. Ele é destinado para quem vai dirigir algum veículo que irá cruzar a fronteira. Sendo assim, torna-se indispensável para sua viagem.

Cordillera de los Andes
Crédito: gabrielaer/iStockPara viajar de carro pela América do Sul é necessário o Seguro Carta Verde

3 – Pedágios

Em todos os países há pedágio. Chile e Bolívia encabeçam as listas em números de pedágios, em seguida vem a Argentina.  Paraguai e Uruguai estão na outra ponta, com poucos pedágios. Em todos eles, esteja pronto para pagar valores diferentes, em dinheiro, na moeda local e até mesmo informar de onde vem e para onde vai.

4 – Combustível

Lá fora ninguém abastece com álcool por causa da qualidade da gasolina, que é muito boa. Além disso, nunca abasteça com a melhor gasolina do posto, pois os motores dos carros brasileiros não foram feitos para suportar este combustível. Para GNV, consulte antes as regras no site do Mercosul. E não custa lembrar que assim, como em terras brasileiras, não confie em qualquer posto.

5 – Alimentos e animais

Alimentos perecíveis, plantas e animais vivos não são permitidos. Declare todos os eletrônicos de valor e, no caso, de levar animais de estimação, certifique-se de atender todos os critérios da alfândega para onde está indo. Também é necessário incluir uma permissão do ministério da agricultura, vacinas e certificados sobre a saúde do animal.

6 – Na estrada

Atacama
Crédito: olaser/iStockPolicial durante blitz em estrada na região do Atacama, no Chile

As regras variam de país para país, mas o bom senso prevalece. Cuidado com os policiais corruptos e os excessos da população local. Mantenha uma direção defensiva e sempre tenha um mapa em mãos.

7 – Dinheiro

Como cada país do continente tem a sua própria moeda, não vale a pena trocar antes de sair do Brasil, como também não compensa levar dólares, pois se perde duas vezes na conversão. O ideal é trocar o real pela moeda local nas capitais, em que as taxas são melhores, exceto nos aeroportos.

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …