Road trip pela América do Sul: uma parada em Santiago

Como a maioria dos brasileiros, costumávamos associar a visita à capital chilena a destinos de inverno

Em parceria com suasproximasviagens
27/03/2019 11:29

Na segunda parte da nossa viagem entre São Paulo e Ushuaia, as paisagens mudaram bastante. Ao invés de desertos e salares, pegamos as rotas costeiras  em direção ao centro do país e, em parte do trajeto, margeamos o litoral banhado pelo Pacífico.

Ficamos encantados com as paisagens que, pelo azul intenso do mar e as formações das encostas, lembra bastante as da Pacific Highway, na Califórnia. O próximo destino durante nossa road trip pela América do Sul: Santiago.

Vista de Santiago a partir do Jardim Japonês, no Parque Metropolitano
Vista de Santiago a partir do Jardim Japonês, no Parque Metropolitano - iStock

Como a maioria dos brasileiros, costumávamos associar a visita à capital chilena a destinos próximos de inverno, mas desta vez exploramos atrações diferentes, por ser verão. Além da cidade , encontramos nos arredores ótimas vinícolas e belezas naturais a serem conhecidas também.

Apesar de já termos visitado algumas vezes e adorar Santiago, não vínhamos há alguns anos e nos surpreendemos positivamente. A cidade está ainda mais bonita, receptiva e com muitas novidades para os turistas. Além da vista incomparável para a Cordilheira dos Andes, praças impecáveis e mirantes, seus ótimos restaurantes continuam merecendo  a visita. E ainda há muito mais a ver na região. Com o apoio do Chile.travel, através do Sernatur – Serviço Nacional de Turismo, montamos uma agenda redondinha, que permitiu ver o melhor da cidade e arredores em poucos dias.

Santiago

Estamos viajando com um Mitsubishi 4×4, mas começamos por um tour na cidade com o Hop on hop off da Turistik. O passeio facilitou bastante para rever os principais pontos turísticos sem nos preocuparmos com trânsito e estacionamentos. Pudemos parar com calma em alguns dos lugares mais icônicos, como o Palácio La Moneda e o Ministério do Interior e Segurança Pública.

Centro Cultural Palácio de La Moneda
Centro Cultural Palácio de La Moneda

Aproveitamos este passeio para rever o Parque Metropolitano de Santiago, maior parque urbano da América do Sul. Seu teleférico foi totalmente repaginado e tem uma excelente infraestrutura turística. Se as instalações são novas, a vista da cidade a partir de seu ponto mais elevado continua maravilhosa, como sempre.

Uma das melhores novidades é o Sky Costanera, mirante mais alto da América Latina, a aproximadamente 300 m de altura. Oferece uma vista panorâmica de 360º da cidade e visitas guiadas gratuitas, em vários idiomas (até português!) para ajudar na localização dos principais pontos turísticos. Aberto durante todo o dia, o horário mais concorrido é o final da tarde, pois o pôr do sol na Cordilheira dos Andes é um espetáculo.

Vista do pôr do sol a partir do Sky Costanera
Vista do pôr do sol a partir do Sky Costanera

Uma experiência diferente e muito recomendada a apreciadores de bons vinhos é a Vinolia. Um espaço destinado à degustação da bebida das várias regiões produtoras do país, como Maipo, Colchagua e Casablanca. No espaço há também um pequeno restaurante, onde você poderá jantar e desfrutar com calma do vinho que mais gostou durante a degustação.

Experiência de degustação de vinhos na Vinolia
Experiência de degustação de vinhos na Vinolia

Valparaíso e Viña del Mar

Passamos um dia na região litorânea de Valparaíso e Viña del Mar. Apesar de pequenas e interligadas, estas famosas cidades costeiras são muito diferentes entre si. Valparaíso tem belas vistas ao litoral do Pacífico e o museu de Pablo Neruda, muitas ladeiras e paredes grafitadas. Já Viña é mais refinada e tem um charme especial. As praias são muito bonitas e lotam durante as férias de verão. Há também restaurantes de várias especialidades, para todos os bolsos e gostos.

Cajon del Maipo

Incluir no roteiro um dia para passear na região de Cajón del Maipo tornou-se obrigatório. A aproximadamente 110 km da capital, a beleza de Embalse el Yeso é de tirar o fôlego. O azul turquesa da água da represa parece artificial, de tão perfeito, e forma um contraste indescritível com as formações rochosas a sua volta.  Para quem gosta de trilhas em meio a belas paisagens, a AndoAndes oferece passeios com vários graus de dificuldade distintos. Como benefício adicional, a atração fica próxima a algumas vinícolas maravilhosas, como a Concha y Toro, queridinha dos brasileiros. O ideal é considerar um dia inteiro para apreciar sem moderação as belezas e sabores da região.

Embalse el Yeso, em Cajon del Maipo
Embalse el Yeso, em Cajon del Maipo

Casablanca

Fomos ainda a Casablanca, a apenas 100km de Santiago. Conhecemos a vinícola EQ Matetic e, além das belezas dos vinhedos e instalações, tivemos uma verdadeira aula a respeito da produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos.  O complexo possui um hotel boutique e um restaurante excelente, onde tivemos uma das melhores refeições da viagem! Os pratos estavam deliciosos e a harmonização com os vinhos da casa foi perfeita.

Vinícola EQ Matetic, em Casablanca
Vinícola EQ Matetic, em Casablanca

A hotelaria em Santiago também nos surpreendeu bastante. O Hotel Gallerias, um clássico localizado bem no coração da cidade,  mantém o mesmo charme, conforto e atendimento há anos. Muito bem localizado, possui acomodações espaçosas e um centro de eventos maravilhoso. Também nos hospedamos no moderno Cumbres Vitacura, localizado em uma das áreas mais nobres de Santiago.

Entrada do Hotel Cumbres Vitacura
Entrada do Hotel Cumbres Vitacura

Os quartos, super amplos e confortáveis, proporcionam aos hóspedes uma das vistas panorâmicas mais privilegiadas da capital chilena. O café da manhã, realizado no rooftop, oferece tanta diversidade que o difícil era escolher entre tantas boas opções.

Hall de entrada do Hotel Gallerias
Hall de entrada do Hotel Gallerias

Depois desta visita, tivemos a certeza que Santiago é um destino para o ano todo. Nossa lista de motivos para voltar à região acabou de ser muito ampliada.  Nos próximos dias, contaremos como foi nossa visita às duas principais regiões produtoras de vinhos tintos da América do Sul: Colchagua e Mendoza. Para saber mais sobre esta viagem incrível, leia sobre a Expedição Cone Sul no blog Suas Próximas Viagens.