Road trip pela América do Sul: de São Paulo ao Atacama

Como havíamos contado há algumas semanas, estamos na estrada desde o início de fevereiro, indo do Brasil ao Ushuaia. Estamos fazendo a road trip pela América do Sul em uma Pajero 4×4 e o roteiro prevê chegarmos ao extremo sul do nosso continente antes de voltarmos para casa. Neste percurso inicial, fomos de São Paulo ao Atacama, mas ao final da viagem, devemos ter rodado perto de 20.000 km em pouco mais de dois meses.

Monjes de La Pacana
Créditos: Silvia Miraldo

Nas primeiras semanas visitamos lugares que já conhecíamos e descobrimos novos destinos. Enfrentamos oscilações climáticas enormes, de temperaturas negativas e neve a um calor de 38oC. Passamos pela Cordilheira dos Andes, salares, regiões desérticas, lagos de todas as cores e lindas encostas com vista para o Pacífico. Sem dúvida, em 7.500 km e mais de 100 horas de estrada, contar com um carro confortável e seguro tem feito toda a diferença para nós.

A América do Sul tem belezas naturais incríveis e temos encontrado muitos turistas europeus, em especial franceses e alemães. Acreditamos que os brasileiros também devam descobrir estas paisagens, que a tantos encanta. Queríamos mostrar para você um pouco destes lugares que visitamos para que acompanhe a nossa aventura.

Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu
Créditos: Silvia Miraldo

Saímos do Brasil a partir de Foz do Iguaçu, onde paramos por alguns dias e  tivemos várias surpresas positivas. Sem dúvida, é um dos melhores destinos nacionais, tanto em beleza natural quanto em organização, atrações e atendimento aos visitantes. Realmente um exemplo a ser seguido por outros polos turísticos no Brasil.

A beleza natural das Cataratas dispensa comentários. Não à toa, este sistema de 275 quedas d’água é Patrimônio Natural da Humanidade e uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza.

O Parque Nacional de Iguaçu tem infraestrutura e organização impressionantes. Os mirantes e passarelas suspensas permitem admirar de pertinho aquele exagero de beleza.

Passarelas nas Cataratas do Iguaçu
Créditos: Silvia Miraldo

A estrutura turística da cidade é de primeiro mundo. A Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu é muito atuante e nos deu um excelente suporte, ajudando a montar um roteiro completo que permitiu conhecer as principais atrações. Ficamos realmente encantados com tudo o que há para fazer, como a visita a Itaipu e os imperdíveis Macuco Safari e Parque das Aves.

Parque das Aves

Ficamos hospedados no Wish Resort, que aumentou nosso encantamento e representou um desafio inesperado. O complexo de lazer é super completo e era preciso muita determinação para sair e explorar as atrações da cidade.

Wish Foz do Iguaçu

Atacama

Somos apaixonados pela região e chegamos em um momento complexo, após chuvas torrenciais que impactaram San Pedro e as vias de acesso às principais atrações.  De boa notícia, nos surpreendemos com o empenho de todos em recuperar rapidamente as áreas afetadas.  Se já tínhamos um carinho especial pelo Atacama, a atitude de seus moradores frente à adversidade só aumentou nossa admiração.

Monjes de La Pacana
Créditos: Silvia Miraldo

Ficamos hospedados no Pat’ta Hoiri, um hotel em estilo rústico chic, bem localizado e com excelente atendimento. Infelizmente, foi um dos estabelecimentos mais afetados, mas poucos dias depois já estava totalmente recuperado.

Pat’ta Hoiri
Créditos: Adriano G Bolzani

Fizemos novamente passeios como Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e Laguna Cejar, desta vez com a agência receptiva Ayllu. São focados em atender brasileiros, foram muito bem recomendados e superaram as expectativas. Tudo o que podemos dizer é que o Atacama continua apaixonando os amantes de belezas naturais, como pode ver nas fotos. Se você ainda não conhece, sugerimos que inclua em sua lista de desejos.

Laguna Miñique

Salar de Uyuni

Ainda não conhecíamos, mas estávamos ansiosos para visitar e fotografar a região. Tínhamos receio de encarar a aventura, pois alguns conhecidos contaram ser tudo rústico demais. Porém, todas as fotos que vimos nos motivaram muito e procuramos uma agência que nos desse segurança. Fizemos com a Turismo Caur e deu tudo super certo! Foram 2 dias de viagem em estradas sem pavimentação, com refeições e hospedagem simples, mas muito boas. Solicitamos acomodações para casal e, com um pequeno adicional, tivemos conforto e privacidade.

Amanhecer no Salar de Uyuni
Créditos: Adriano G Bolzani

Apesar da pouca infraestrutura turística nesta região da Bolívia, o Salar de Uyuni é um daqueles lugares que merecem ser conhecidos. Um imenso espelho a céu aberto, com mais de 12.000 km² de área, maior que a cidade de São Paulo. Refletindo o céu ao amanhecer e no pôr do sol, muitas vezes não conseguíamos identificar no horizonte a linha divisória entre o céu e o salar. Nos sentimos no meio de um quadro surrealista e esta foi, sem dúvida, uma das paisagens mais incríveis que já conhecemos.

Salar do Uyuni
Créditos: Silvia Miraldo

Nos próximos dias, contaremos para você sobre nossas visitas a algumas das melhores vinícolas do Chile e da Argentina. Nosso roteiro foi montado pela Eventos no Colchagua, que conseguiu exceder as altas expectativas em relação às regiões. Uma pausa deliciosa que reuniu duas grandes paixões: vinhos e belezas naturais.

Para saber mais detalhes sobre esta incrível viagem, leia este post completo sobre a Expedição Cone Sul, do Suas Próximas Viagens.

Em parceria com suasproximasviagens

Sílvia Bolzani - Autora do Blog Suas Próximas Viagens Marketeira por formação, escolheu ser blogueira de viagens após um período sabático explorando o mundo. Trouxe na bagagem boas lembranças, dicas incríveis e fotos maravilhosas.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário suasproximasviagens

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.