Roteiro de compras em Roma, cidade da moda e do design

O blog Juju na Trip compartilha dicas de ruas mais bacanas para um roteiro de compras na capital italiana

19/11/2018 12:44 / Atualizado em 05/05/2020 12:10

Itália é o país da moda e do design. Algumas das marcas mais famosas do mundo são italianas e se inspiram na cultura local para criar coleções completas, cheias de estilo e atitude. Roma não fica de fora, então, se você está com viagem marcada e quer fazer umas comprinhas por lá, confere essa lista do blog de viagem Juju na Trip as cinco melhores ruas para um roteiro de compras em Roma.

Roteiro de compras em Roma: Via del Corso

Roteiro compras em Roma: Via del Corso
Roteiro compras em Roma: Via del Corso

É uma das maiores ruas para se fazer compras em Roma. Ela tem um pouco mais de 1,5 km de extensão, indo da Piazza Venezia à Piazza del Popolo. Por lá se encontram marcas como as fast fashion Zara, H&M e Mango, e também alguma luxuosas, como Diesel, Lacoste e Desigual. As ruelas que cortam a Via del Corso tem ótimas cafeterias como o Caffè Olimpia, o Caffe Vitti e o Caffe di Noto.

Via del Babuíno

Uma rua eclética, com marcas como Chanel e Moschino, mas também há lojas como Sephora, a marca italiana de beleza Kiko, GAP, Forever 21, e Nike.  Aqui você também encontra alguns outlets. Ela começa na Piazza di Spagna e se estende até a Piazza del Popolo. Para comer, aposte no restaurante que fica no charmoso do Hotel de Russie.

Via dei Condotti

Ainda no nosso roteiro Roma, essa é a rua que reúne as grifes mais luxuosas do mundo. Ela começa na Piazza di Spagna com lojas como Gucci, Prada, Louis Vuitton e Cartier, seguindo até o cruzamento com a Via del Corso, com marcas famosas tipo Michael Kors e MAX&Co. A extensão é pequena, mas vale a pena para que busca uma roupa, acessório ou joia exclusiva.

Via dei Giubbonari

Se você procura bons preços e compras descoladas, a Via dei Giubbonari é o seu lugar. O forte dela são as marcas locais, com a Calzedonia, Frandi e Bubolina, que vendem roupas, acessórios e também sapatos. Explore ela de ponta a ponta para conseguir também boas ofertas, que vão da Piazza Campo de  Fiori até a Piazza Benedetto Cairoli.

Via della Maddalena

Uma ruela estreita no centro de Roma que reúne além de lojas de vestuário e acessórios, papelarias, cafeterias e gelaterias. As marcas principais marcas são Moleskine, com as famosas cadernetas, EXJ Denim, e a Cosimo Colonna de moda clássica masculina. Aproveite e experimente os gelatos da Grom, com mais de 20 sabores.

Onde se hospedar em Roma

O hotel de Russie, onde ficamos e amamos
O hotel de Russie, onde ficamos e amamos

Sobre onde ficar em Roma (veja aqui minha lista de melhores hoteis em Roma), eu, particularmente, gosto de ficar na região da Fontana di Trevi, Panteão, Piazza di Spagna, del Popolo e Navona.

No trecho das piazzas di Spagna e Popolo, tem o Hotel de Russie (na rua del Babuíno, que falamos aí em cima). O hotel é lindíssimo, e foi frequentado por personalidades como Picasso e  Stravinskij. Os quartos são decorados com peças de design e moda,  e algumas varandas têm vista para a Piazza del Popolo.

Outro hotel que eu adoro é a Casa Modelli (Fontana di Trevi), que além de quartos, tem apês completos pra quem viaja com família (tem até Netflix). As amenities são da Ferragamo.

Um dos quartos do Hotel de Russie, com os janelas que dão vista para a Piazza del Popolo
Um dos quartos do Hotel de Russie, com os janelas que dão vista para a Piazza del Popolo

Mais dicas de Roma

Se for visitar muitas atrações, vale à pena compra o Roma Pass, que também permite  permite um fura fila (o de 72 horas permite dois fura fila e o de 48 horas, 1 fura fila).

O Coliseu é sempre cheio. Programe-se para chegar o mais cedo possível por causa das filas
O Coliseu é sempre cheio. Programe-se para chegar o mais cedo possível por causa das filas - rico sombra

Para visitar Coliseu, Fórum Romano, Basílica de São Pedro e Museu do Vaticano, prefira sempre o horário da manhã, e quanto mais cedo, melhor, por causa das filas.

Há metrô em Roma, mas você pode explorar a cidade toda a pé. É o jeito que eu sempre faço, e acho o ideal. Para se achar nas ruas, basta usar o Google Maps e um chip de internet (uso sempre o da easysim4u)

Não precisa de visto antecipado para entrar a Itália, mas lembre-se que seguro viagem é obrigatório da Europa.