Roteiro mostra cultura e gastronomia da Amazônia paraense
Com mistérios e sabores ainda pouco conhecidos pelos turistas brasileiros e estrangeiros, o Pará esconde delicadezas da cultura e delícias da culinária amazônica.
No roteiro Segredos e Temperos da Amazônia, a operadora Vivejar convida os viajantes para uma imersão no universo multissensorial da Amazônia, com encontros significativos com a população local e uma deliciosa aproximação com a gastronomia e o artesanato da região.
A viagem de seis dias leva os viajantes por um roteiro cultural e de base comunitária, onde as comunidades locais são as responsáveis pelas atividades turísticas e têm nelas suas fontes de renda, desenvolvimento e preservação cultural. É ainda a oportunidade de uma incrível troca de experiências com mulheres fortes e empoderadas, que têm transformado suas oportunidades e realidades por meio do turismo, do artesanato e da gastronomia.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
A viagem começa na histórica capital Belém, com a primeira imersão gastronômica no popular mercado Ver-o-Peso e sua variedade de produtos regionais únicos.
Ainda na Cidade das Mangueiras, o grupo faz um passeio cultural pela capital que, aos mais de 400 anos, ainda preserva patrimônios e histórias do início de sua fundação pelos portugueses.
O roteiro segue para a Ilha de Cotijuba, a principal das 42 ilhas que integram o arquipélago de Belém, uma Área de Preservação Ambiental com 15 km de praias de água doce e morna banhadas pelas baías do Marajó e do Guajará. Por lá, a comunidade local, mobilizada pelo MMIB (Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém), é responsável por receber os visitantes neste roteiro, apresentando um pouco das tradições, ofícios e realidade da ilha.
Durante quatro dias, os viajantes têm a oportunidade de conviver de perto com mulheres batalhadoras e líderes, artesãs e cozinheiras, agricultoras e guias de turismo. A experiência transformadora e a conexão e os laços criados durante a viagem, inspiram mudanças e questionamentos profundos nos viajantes.
Através de oficinas de culinária e artesanato, o turista coloca a mão na massa e descobre como fazer biojoias com sementes típicas da região. Para chegar ainda mais perto da cultura paraense, as atividades incluem uma cerimônia de banho de cheiro e muito carimbó. As guias do MMIB também levam os visitantes para uma trilha em meio à incrível Floresta Amazônica e o tempo livre pode ser aproveitado para um banho em praia de rio.
O pacote custa partir de R$ 3.185 por pessoa (parte terrestre) e inclui hospedagem em pousadas comunitárias na Ilha de Cotijuba e em hotel em Belém, transfers e transporte fluvial, refeições na comunidade, oficinas e workshops de artesanato e gastronomia e seguro viagem.
As datas de saída podem ser conferidas no site www.vivejar.com.br.