Roteiro para curtir Águas de Lindóia na temporada de inverno

Descubra o melhor do destino termal no Circuito das Águas paulista, com programa ideal para curtir frio, shows, natureza e bem-estar

15/06/2025 15:30

Águas de Lindóia, no Circuito das Águas paulista, virou uma opção descolada de inverno para quem quer fugir de Campos do Jordão e Monte Verde. A cidade combina clima ameno (temperaturas entre 10°C e 20°C), conforto e água quente –um convite perfeito para relaxar e renovar as energias. Além disso, o destino ganha vida com eventos que tornam a estadia ainda mais enriquecedora.

Para quem busca bem-estar, o balneário municipal é parada obrigatória. Suas fontes radioativas –avisadas pela visita de Marie Curie em 1926– permanecem famosas: banho, relaxamento e consumo direto das águas termo-frautadas garantem a experiência de uma capital termal consolidada.

Portal Turístico de Águas de Lindóia, na Serra da Mantiqueira
Portal Turístico de Águas de Lindóia, na Serra da Mantiqueira - Tacio Philip Sansonovski/Divulgação

Não à toa, a água de Águas de Lindóia é reconhecida como a mais radioativa entre as águas minerais naturais.

Além das atrações voltadas à saúde, o Festival de Inverno (30 de junho e 30 de julho) faz a temporada ainda mais atraente para o público, que reúne shows, gastronomia típica e atividades para toda a família, complementando a experiência serrana com música e entretenimento. A programação acontece principalmente na Praça Adhemar de Barros, projetada por Burle Marx, e no Morro do Cruzeiro, reunindo diferentes públicos em um ambiente acolhedor e animado.

Outra atração que ocorre na cidade é o Encontro Brasileiro de Autos Antigos, que este ano chega à sua 10ª edição e ocorre de 19 a 22 de junho, em pleno feriado de Corpus Christi.

Termas e spa: mergulho no bem-estar

A boa e velha tradição termal está viva no Balneário Municipal, onde a água, reconhecida por Marie Curie, jorra em fontes terapêuticas.

Balneário Municipal Edson Brasil Rizzo é uma das atrações de Águas de Lindóia
Balneário Municipal Edson Brasil Rizzo é uma das atrações de Águas de Lindóia - Tacio Philip Sansonovski/Divulgação

As bicas gratuitas estão disponíveis para beber, e banhos com duchas escocesas, imersão com espuma e stangerbad são oferecidos com custo adicional. O espaço, projetado por Burle Marx, une história e paisagismo, garantindo paisagens e relaxamento de primeira.

Quem preferir um lado mais lúdico pode visitar o Thermas Hot World, parque aquático desenhado por Oscar Niemeyer. Em águas quentinhas (até 34 °C), toboáguas, arvorismo e até ofurôs gigantes formam o roteirinho ideal para famílias ou casais em clima de férias.

Mirantes e trilhas: vista panorâmica e ar puro

Para contemplação, a subida ao Morro do Cruzeiro e ao Morro Pelado são programas imperdíveis. O Cristo Redentor, a 1.000 m de altitude, pode ser acessado de carro, trenzinho ou por uma trilha tranquila chamada Caminho do Silêncio, com vista incrível e estrutura turística: lanchonete, lojinha e banheiros.

Vista de Águas de Lindóia a partir do Morro do Cruzeiro
Vista de Águas de Lindóia a partir do Morro do Cruzeiro - Tacio Philip Sansonovski/Divulgação

O Morro Pelado, ponto mais alto da região (1.400 m), oferece visuais 360 graus e passeios de quadriciclo, tirolesa e trenzinho na fazenda local. Ideal para fotos no fim da tarde, com clima de “breath in, breath out” serrano.

Passeios urbanos: charme e história na cidade

A Praça Adhemar de Barros é o ponto pulsante da cidade – com letreiro, fontes luminosas, charretes, pedalinhos e trenzinho até o Cristo. Projetada por Burle Marx, se destaca no cenário urbano e recebe eventos como feiras e o tradicional encontro de carros antigos nos meses de junho e julho.

Vale também conferir a Praça do Artesão, com 40 bancas de souvenirs e produtos locais, junto à Rua São Paulo –o charme local com cafés, galerias e compras de malhas e doces.

Gastronomia e hospedagem: da rede ao resort boutique

A cidade oferece hospedagem para vários estilos: desde o tradicional Grande Hotel Glória até o resort temático Bendito Cacao, da Cacau Show, com pensão completa, temática chocolata e clima familiar. Para quem prefere conforto e atmosfera térmica, o Hotel Monte Real é outra boa pedida.

Hotel Monte Real

Localizado no centro da cidade, o Hotel Monte Real é uma das principais opções de hospedagem para famílias que visitam Águas de Lindóia. Com infraestrutura completa, o hotel conta com nove piscinas – sendo seis tropicais e três aquecidas e cobertas -, hidromassagem, quatro saunas, quadras esportivas e brinquedoteca, garantindo lazer em qualquer época do ano.

Fachada do Hotel Monte Real, que fica bem no centro de Águas de Lindóia
Fachada do Hotel Monte Real, que fica bem no centro de Águas de Lindóia - Divulgação

A estrutura ainda inclui quadras de vôlei, basquete, futebol de salão, tênis, squash, academia ao ar livre, playground e salões de jogos. Estacionamento coberto e Wi-Fi gratuito em todas as áreas completam os serviços disponíveis aos hóspedes.

A gastronomia é outro ponto alto da experiência. O Restaurante Cristal oferece buffet com cardápios variados, incluindo saladas, pratos quentes e sobremesas. Já o Pub Inglês proporciona um ambiente descontraído para drinks e cafés em boa companhia.

Villa di Mantova

Outro hotel com ótima infraestrutura é o Villa di Mantova, considerado o primeiro resort “benessere” do Brasil, que une o charme italiano autêntico com experiências focadas em bem-estar. Para as férias de julho, o hotel preparou uma ampla programação de lazer para toda a família, com paintball e gelsoft como os destaques da temporada.

Logo na entrada os hóspedes são surpreendidos com um belo e aconchegante lobby
Logo na entrada os hóspedes são surpreendidos com um belo e aconchegante lobby - Divulgação

Instalado em fazenda com 1 milhão m², o Villa di Mantova Resort Hotel é cercado por uma área verde intocada, com bosques, matas, lago e nascentes da água mineral límpida que tornou a cidade famosa. Neste ambiente de muita tranquilidade, é possível fazer caminhadas, respirar o ar puro das montanhas e aproveitar a estrutura completa do resort.

O Spazio Vivere, espaço de convivência localizado ao lado de atrações infantis e uma das novidades do Villa Di Mantova
O Spazio Vivere, espaço de convivência localizado ao lado de atrações infantis e uma das novidades do Villa Di Mantova - Divulgação

O ambiente do Villa di Mantova apresenta a elegante atmosfera do interior da Itália, dos campos da Toscana aos palácios da cidade de Mantova, na Lombardia. Já o conceito de “benessere” (bem-estar e conforto, em italiano) do hotel está atrelado principalmente ao termalismo.

Piscina climatizada do Villa Di Mantova, em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo
Piscina climatizada do Villa Di Mantova, em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo - Márcio Diniz | Catraca Livre

Nas Termas dei Leoni, fontes de água mineral límpida exclusivas do Villa di Mantova abastecem piscinas aquecidas cobertas e hidromassagens. O complexo tem ainda saunas seca, úmida e inalatória, duchas e salas para banhos de imersão, além do SPA Termas dei Leoni.

O Villa di Mantova conta ainda com piscinas externas, atividades esportivas, recreação para todas as idades, academia, lago para pesca esportiva, pedalinho, fazenda com animais do campo, brinquedoteca, arvorismo, entre outros espaços para crianças.

Como chegar em Águas de Lindóia

A apenas 160 km de São Paulo, Águas de Lindóia é acessível pelas rodovias Fernão Dias (BR-381) ou por Bandeirantes (SP-348) + Dom Pedro I SP-065). A viagem dura de 2h30 a 3h. Ônibus partem do Tietê (R$ 81, cerca de 3h15) com Viação Fênix e Bragança.