Últimas notícias:

Loading...

Saiba como escolher o melhor país para fazer intercâmbio

As opções de países são muitas, porém para os planos saírem do papel, é preciso traçá-los de forma real e palpável

Por: Redação

Seja para dar aquela valorizada no currículo ou para aprender um novo idioma, o intercâmbio pode oferecer uma experiência de vida riquíssima.

No ano passado, 302 mil estudantes brasileiros deixaram o país para fazer um curso no exterior. Uma alta de 23% em relação a 2016, segundo dados da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).

Intercâmbio no exterior
Crédito: Franckreporter/iStockMuitos brasileiros desejam ter a experiência de estudar ou trabalhar no exterior pelo menos alguma vez na vida

Mas escolher o país é apenas um dos detalhes a se pensar na hora de planejar esse objetivo. Com pesquisa e organização será mais fácil avaliar os prós e contras das muitas opções de intercâmbio que existem no mercado.

Com ajuda do pessoal do eTA Canadá Visa,  listamos alguns fatores que você deve levar em conta na hora de decidir para onde ir. Confira abaixo:

Tenha um objetivo

Para descobrir claramente o seu objetivo, procure entender a razão de seu desejo; se é para estudar, aprender ou aprimorar um idioma, conhecer uma cultura nova ou trabalhar.

Com a resposta em mente, vejam as próximas opções para decidir os passos a seguir.

O idioma

Muitas universidades têm cursos em inglês, justamente por ser uma língua universal. No entanto, é válido pensar no idioma que vai usar no dia a dia, e como será bom e desafiador aprendê-lo.

Orçamento

Viajar intercâmbio
Crédito: MagMos/iStockAs opções de países são muitas, porém para os planos saírem do papel, é preciso traçá-los de forma real e palpável

Antes de comprar as passagens, calcule os custos da viagem e seja realista para saber se estão dentro da sua realidade de investimento. Tenha em mente um segunda opção que esteja dentro dos seus limites financeiros. Independentemente do destino, será muito válida a experiência.

Pense também nos gastos diários, como hospedagem, alimentação e outras possíveis despesas, por todo o período que ficar por lá.

Seu estilo de vida

Avalie agora suas preferências pessoais. Pense no que gosta quanto a transporte, qualidade de vida, cultura, segurança, ambiente e até clima. Tudo isso vai fazer você sentir-se mais adaptado e realizado no seu novo lugar.

Intercâmbio e futuro

Pense então como essa experiência será enriquecedora para você e em tudo o que ela trará de bagagem para a sua vida, e o quão relevante o curso e a faculdade que escolher será para o seu futuro.

Compartilhe: