Saiba como escolher o vinho ideal para a Páscoa
Do prato principal aos ovos de chocolate: descubra como harmonizar vinhos em todos os momentos
Mais uma vez, a Páscoa, celebrada neste domingo, 4, será em um momento com diversas recomendações de distanciamento social. Grandes reuniões ou aglomerações não são ideais para o momento, mas isto também não impede de o almoço ser celebrado com estilo. E uma dúvida sempre muito comum é: qual o vinho certo para acompanhar cada prato ou até mesmo o chocolate?
Um dos primeiros paradigmas que deve ser quebrado é o de que vinhos e chocolates não combinam. Segundo Jaime de La Barra, diretor das áreas agropecuárias e enólogicas do grupo Santa Rita, esta ideia existe porque nem todos os vinhos funcionam com todos os chocolates, e isto serve para todos os outros tipos de comida.
“No caso dos chocolates a regra que nunca decepciona é a que quanto mais escuro for o chocolate, mais escuro também deverá ser o vinho”. Por isso que chocolates fabricados com muitos componentes lácteos sempre são melhor acompanhados por vinhos brancos mais leves.
- Black Friday gastronômica: dá para comer bem pagando menos com as promoções, que chegam a até 50% de desconto
- Vila Assunção tem o primeiro restaurante speakeasy de Santo André
- 5 atrativos para conhecer na região portuguesa do Alentejo
- Complexo em São Roque (SP) oferece hospedagem em tonéis de vinho
Tecnicamente, chocolates mais doces não harmonizam tão bem com vinhos secos, mas vinhos de características mais versáteis, como o 120 Reserva Especial Merlot, pode ser uma boa pedida. Assim como para os amargos, a dica é um vinho tinto com estrutura média, com toques aromáticos de café, baunilha e chocolate para complementar a degustação – com indicação para o Carmen Gran Reserva Syrah.
Para os chocolates recheados, busque vinhos com as mesmas notas do recheio e para os brancos um que se assemelhe na doçura e textura, tal como o Doña Paula Estates Sauvignon Blanc, da vinícola Doña Paula.
Por mais saborosos que os chocolates e os ovos de Páscoa sejam, não esquecer de um dos grandes protagonistas do feriado, o bacalhau e os pescados em geral.
O diretor do grupo Santa Rita ressalta que, geralmente, as combinações passam a depender do modo de preparo daquela receita. Pescados mais simples e que não têm acompanhamentos de molhos harmonizam bem com Sauvignon Blanc, como é o caso do 120 Reserva Especial. Já o Chardonnay é recomendado para receitas que acompanham um pouco de creme. Uma excelente opção é o Medalla Real Gran Reserva Chardonnay.
Vinhos como o Secret Reserve Pinot Noir harmonizam bem com as receitas de grelhados ou aquelas que carregam um pouco mais na gordura. “É um vinho fresco, com baixa concentração de taninos e acidez equilibrada e, por isso, harmonia muito bem com a gordura e o delicado sabor do bacalhau”, garante o Jaime.
Por fim, Jaime sugere a degustação de diferentes vinhos até que se encontre o match entre os aromas e sabores da bebida e da comida. “A minha sugestão é: experimente sempre que possível. Além de aprender a fazer uma perfeita harmonização, aquela que é ideal para o seu paladar, você terá um leque de experiências para compartilhar, que só quem ama de verdade o vinho consegue ter”, finaliza.