Saiba como visitar a cidade medieval de Sintra a partir de Lisboa

Destino é ideal para um bate-volta a partir de Lisboa

Sintra é uma cidadezinha fofa que dá a sensação de ter parado no tempo, mas que mesmo sendo pequena oferece uma vasta riqueza cultural e histórica para os visitantes.

A cidade está localizada a apenas 26 km de Lisboa e fazer um bate-volta durante uma estadia na capital portuguesa, é indispensável. Pensando nisso, a Carolina Caio, do blog Mapa Mundi, preparou um mini-guia para quem via visitar Sintra pela primeira vez.

As ruínas do castelo dos Mouros, uma das atrações de Sintra
Créditos: Carolina Caio
As ruínas do castelo dos Mouros, uma das atrações de Sintra

Como chegar

Carro

Portugal é um país onde muitos turistas planejam seus passeios através do aluguel de carros. As estradas são boas, os pontos turísticos são próximos e para nós, brasileiros, é ainda mais fácil por causa do idioma.

Viajar de carro também é uma opção que garante mais liberdade aos viajantes, então muitos combinam a visita à Sintra com outros locais próximos como Cascais, Queluz e Estoril.

O poço iniciático atrai turistas de todo o mundo por suas características peculiares
Créditos: Carolina Caio
O poço iniciático atrai turistas de todo o mundo por suas características peculiares

Trem

Da estação Rossio, os trens partem a cada 30 minutos em direção a Sintra. Nos guichês do andar superior da estação, é possível comprar a passagem (cartão Viva Viagem), cujo valor é € 5 ida e volta (€ 2,25 por trecho). A viagem dura por volta de 40 minutos.

Embora a Estação Rossio seja a mais utilizada por turistas, pois está situada bem no centro da cidade, há outros trens que vão diariamente para Sintra partindo de outras estações um pouco mais afastadas, são elas: Oriente, Sete Rios, Entrecampos e Santa Apolónia.

Essas estações também oferecem opções variadas de horários, com tempo de viagem similar ao que parte da Estação Rossio.

Estes trens são operados pela Comboios Portugal, que a empresa nacional de trens de Portugal. Para comprar passagens ou checar os horários, acesse o site oficial Comboios de Portugal. E para verificar o mapa e as estações, acesse o site oficial.

Como passear pela cidade

Conforme mencionado acima, uma opção é alugar um carro e a partir disso ir parando nos pontos de interesse. Para quem vai de trem, a situação já é outra.

Chegando na estação de Sintra, logo na porta de saída há vários vendedores oferecendo passeios. Você pode comprar com eles ou não. Eu recomendo atravessar essa enchente de vendedores, seguir a rua pela direita e depois de andar uns 200 ou 300 metros, passando por lojinhas de souvenir você vai chegar em um Ponto de Informações Oficial. Lá você explica para o vendedor sobre seus planos de passeio. Para as atrações que vou sugerir abaixo, o ônibus 434 – Circuito Pena é a melhor opção.

O que visitar

Palácio da Pena

Detalhe da arquitetura do Palácio da Pena
Créditos: Carolina Caio
Detalhe da arquitetura do Palácio da Pena

O Palácio da Pena é a atração mais conhecida de Sintra e uma das mais visitada de Portugal.  A localização é privilegiada, o Palácio está situado no alto da Serra de Sintra e garante uma vista maravilhosa.

A construção, que era um antigo mosteiro, foi transformada no colorido Palácio a pedido de D. Fernando 2º, para ser utilizada como residência de verão da família real portuguesa.

Interior do Palácio da Pena, em Sintra
Créditos: Carolina Caio
Interior do Palácio da Pena, em Sintra

Os diferentes estilos arquitetônicos, os terraços, as cores e a localização fazem do Palácio um local único. Assim como o exterior, o interior do Palácio também é fascinante, com a decoração e mobílias preservadas e expostas. Mais informações em www.parquesdesintra.pt.

Quinta da Regaleira

Eu em uma das áreas do Jardim da Quinta da Regaleira
Créditos: Carolina Caio
Eu em uma das áreas do Jardim da Quinta da Regaleira

Após ser propriedade de diversas famílias, hoje a Quinta da Regaleira é uma das principais atrações turísticas de Sintra. O local abriga um Palácio, uma capela e um grandioso e misterioso jardim.

A Quinta da Regaleira é conhecida principalmente por seu jardim, que é repleto de túneis, fontes, lagos e muito misticismo. Mesmo com tanta coisa para se ver por lá, o que chama mais atenção é o Poço Iniciático: uma torre e uma galeria subterrânea, sendo que a torre é composta por escadas em espiral, que tem referências à “Divina Comédia”, de Dante Alighieri.

Vista do palácio e da capela da Quinta da Regaleira
Créditos: Carolina Caio
Vista do palácio e da capela da Quinta da Regaleira

Além disso, há relatos de que o Poço Iniciático era utilizado em rituais da maçonaria. É fácil notar que a Quinta da Regaleiro é um lugar ideal para quem gosta de explorar, sendo assim, não ignore o mapa que vai receber na entrada, garanto que ele será útil ao longo do passeio. Mais informações em www.regaleira.pt.

Castelo dos Mouros

As ruínas do castelo dos Mouros, uma das atrações de Sintra
Créditos: Carolina Caio
As ruínas do castelo dos Mouros, uma das atrações de Sintra

Construído durante a ocupação árabe na Península Ibérica, por volta do século 10, o Castelo dos Mouros tem extensas muralhas e torres altas. Este castelo é uma fortaleza então nele não há áreas internas. Para os visitantes, é possível caminhar nas muralhas de pedra e ter uma vista incrível da paisagem da Serra de Sintra. Mais informações em www.parquesdesintra.pt.

Centro histórico

Andar a pé pelo centro histórico é uma ótima opção de passeio para quem tiver mais tempo. Uma caminhada pela Volta do Duche –via que conecta a estação de trem o centro histórico– é interessante para se observar a serra e os palácios, onde o clima místico se forma no local quando há o nevoeiro na serra. Nas charmosas ruazinhas, é possível encontrar diversas padarias, lojas e restaurantes.

É no centro histórico também onde está situado o Palácio Nacional, famoso pelas chaminés brancas em formato de cone. Durante a visita, atente-se aos detalhes dos tetos pintados, a azulejaria mudéjar e a Sala dos Brasões.

Onde comer

Casa Piriquita

A cidade de Sintra é cheia de restaurantes no centro histórico, mas a sobremesa tem endereço certo, uma doceria portuguesa tradicional.

A queijadinha da Doceria Casa Piriquita.
Créditos: Carolina Caio
A queijadinha da Doceria Casa Piriquita.

A Casa Piriquita foi fundada em 1862, e iniciou sua história como padaria, até que as queijadinhas fizeram tanto sucesso, que o local rapidamente se tornou uma doceria. Na década de 40, surgiu outro doce que seria, assim como a queijadinha, um grande sucesso.

O Travesseiro de Sintra (ou apenas travesseiro) é composto por uma massa folhada recheada com doce de ovos e amêndoas.

Confira outras dicas em www.mapamundiblog.com.br.