Saiba o que fazer em Capitólio (MG), um destino fascinante
Cidade é um daqueles destinos ideais para os viajantes que curtem ecoturismo. Dá até vontade de abraçar essa imensidão
Minas Gerais é um dos estados queridinhos dos brasileiros. A gastronomia, o povo, as paisagens naturais, os pontos turísticos históricos. Tudo isso faz com que Minas seja um destino repleto de atrações para todos os gostos. Mas uma cidade em particular vem ganhando o gosto dos turistas: Capitólio.
Repleta de cachoeiras deslumbrantes e paisagens dignas de cinema, Capitólio fica a cerca de 280 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.
Se você pensa em ir para lá de carro, lembre-se de fazer uma revisão completa e também ver se o seguro de automóvel está em dia para o caso de qualquer imprevisto na viagem.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Depois disso, é só fazer as malas e conhecer algumas dicas das atrações dessa fascinante cidade. Vamos lá!
O que ver e fazer em Capitólio
Destino para quem adora a natureza, Capitólio é uma cidade incrível e que oferece diversas opções de atrativos. Não é à toa que está entre os principais destinos inesquecíveis e baratos para uma lua de mel no Brasil. Conheça alguns!
1. Mirante dos Cânions
É o cartão postal e a atração que deu a fama à cidade. Do alto do mirante é possível ver os paredões com até 20 metros de altura e ao fundo, se avista o lago de Furnas. Por ser um passeio gratuito e famoso, a dica é chegar bem cedo para fugir do movimento e aproveitar a bela vista com sossego.
2. Cachoeira Mirante dos Cânions
No topo do mirante, é possível ver uma cachoeira no lado esquerdo. O acesso fica por uma trilha, à esquerda da trilha que leva ao topo do Mirante. Pode ter pedaços complicados e escorregadios, mas o destino é surpreendente. Uma cachoeira linda e quase particular.
3. Passeio de lancha pelo Lago de Furnas
Passeio indispensável para quem visita Capitólio. O Lago de Furnas é um dos atrativos da cidade, sendo um dos maiores lagos artificiais do mundo. Tem duração de 2 horas, e contém paradas estratégicas em cachoeiras deslumbrantes em meio aos cânions. Embora seja um passeio pago, vale a pena pela paisagem exuberante e pelos mergulhos nas cachoeiras pelo caminho.
4. Paraíso Perdido
Uma das atrações mais procuradas da cidade, pelas suas 18 piscinas naturais e 8 quedas de água cristalina, cercados do cerrado da Serra da Canastra. Existem quedas de diversas alturas e trilhas levando a cada uma delas.
Situado a 40 km de Capitólio, possui restaurantes, área de camping, áreas de lazer. A entrada é paga, mas possibilita ficar das 8h às 18h e há uma taxa extra para pernoite. Ainda conta com monitores para orientação sobre o local.
5. Retiro Viking
No mesmo caminho do Paraíso Perdido, fica o Retiro Viking, outra propriedade particular que foi aberta para visitação. Possui várias quedas d’água em diferentes locais do parque, e dá a impressão da natureza estar ainda mais intacta do que nas outras atrações. Possui também um belo mirante para contemplar de cima as quedas.
Tem entrada paga, e o ideal é ir de carro para chegar de uma trilha a outra.
6. Cachoeira Lagoa Azul
Existem duas formas de se visitar a Lagoa Azul: A primeira é pelo passeio de lancha, onde a cachoeira é a primeira parada. A segunda forma é pela trilha, que fica antes do Mirante dos Canions. A entrada é paga, mas quem fica hospedado na Pousada ali situada tem acesso livre à atração. A cachoeira é formada por quedas d’água que resultam em várias piscinas naturais de água cristalina, perfeitas para banho. Quem opta visitar pelo passeio de lancha, somente tem acesso ao nível mais baixo da cachoeira.
Existem muitas outras atrações em Capitólio como restaurantes, hotéis, morros e etc. Considere o destino em sua próxima viagem e se surpreenda!
Por Andreia Silveira