São Paulo pode ganhar 10 roteiros de trens turísticos

O objetivo do governo paulista é expandir o turismo ferroviário pelo estado

O governo de São Paulo estuda expandir os roteiros de trens turísticos no estado. Nesta quarta-feira, 5, secretários da administração estadual e municipais participaram de um encontro para discutir o tema.

A reunião foi dentro de uma Litorina, vagão de luxo do Expresso Turístico da CPMT, que faz o percurso da Estação da Luz até a vila de Paranapiacaba.

SP cria grupo de trabalho para expandir turismo ferroviário
Créditos: Divulgação/GESP
SP cria grupo de trabalho para expandir turismo ferroviário

O objetivo do governo paulista é expandir o turismo ferroviário em pelo menos 10 trajetos, como Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista, Tambaú-Ribeirão Pires, entre outros.

“Podemos usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros para os principais destinos do nosso estado. Atualmente temos apenas 250 km sendo usados para o turismo e esse número pode aumentar”, afirmou o secretário de Turismo do estado, Roberto de Lucena.

Expansão dos trens turísticos

Nos próximos 60 dias, será apresentado um documento com as principais demandas do grupo de trabalho, além de metas de curto, médio e longo prazos que servirão de base para o Programa Estadual de Turismo Ferroviário de SP.

O Expresso Turístico ganhou recentemente novos vagões
Créditos: Divulgação/CPTM
O Expresso Turístico ganhou recentemente novos vagões

“Além do apelo turístico, o transporte ferroviário tem o papel de valorizar a cultura de um estado cuja história deve boa parte de seu desenvolvimento aos ferroviários”, completou Lucena.

No final do ano passado, a CPTM criou um núcleo de negócios dedicado exclusivamente ao Expresso Turístico.

Além de modernizar o serviço, com a implementação da venda online de ingressos –já em funcionamento–, a nova área também é responsável de planejar novos roteiros.

Recentemente levantou-se a hipotese da implementação do “Expresso dos Romeiros”, que ligaria a Estação da Luz à Aparecida, no Vale do Paraíba. Informação que foi descartada, pelo menos por enquanto.

Expresso Turístico CPTM
Créditos: Andrey Mattos/Catraca Livre

Outros dois roteiros estariam em estudo –Campos do Jordão e Santos, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

De oficial, no entanto, seria a incorporação de um sexto carro, a litorina –versão mais luxuosa, com ar-condicionado, serviço de bordo e passagem mais cara.