São Sebastião é destino ideal para curtir o Corpus Christi
Destino no litoral norte paulista conta com mais de 50 praias, como Maresias, Camburi, Juquehy e Barra do Una
São Sebastião abriga algumas das praias mais badaladas e bonitas do litoral norte paulista. São mais de 50 praias, enseadas e ilhas emolduradas pelo encontro da Mata Atlântica com as areias brancas e o azul do mar, que vão de Boracéia até o Canto do Mar.
Que tal aproveitar o feriado de Corpus Christi para conhecer os mais de 100 quilômetros de litoral de São Sebastião? O feriadão cairá numa quinta-feira, possibilitando uma pausa para viagens.
Para quem não gosta de muvuca, esta época do ano é ideal. Com temperaturas agradáveis, os dias de outono podem ser aproveitados para fazer trilhas na Mata Atlântica, explorar o centro histórico, saborear a gastronomia caiçara e passear de barco, com a possibilidade de avistar baleias Jubarte.
- Trem do Vinho de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, tem nova experiência imperdível
- 5 plantas medicinais para cultivar em casa
- Sem ânimo para treinar? Descubra como os suplementos que podem ajudar
- Como visitar as Cataratas do Iguaçu antes da abertura do parque
O que fazer em São Sebastião no feriado?
Com quatro dias à disposição, há tempo suficiente para explorar as diversas atrações. Comece pelas praias: São Sebastião conta com mais de 50 delas, como Maresias, Camburi, Juquehy e Barra do Una.
Aproveite para relaxar na areia, praticar esportes aquáticos como stand-up paddle, ou simplesmente nadar nas águas cristalinas.
Para os mais aventureiros, trilhas ecológicas como a da praia de Paúba e do Ribeirão do Itu oferecem vistas panorâmicas da costa e a oportunidade de se conectar com a natureza exuberante da região, além de banhos de cachoeira.
Outra atividade perfeita para esta época do ano, em dias com céu azul e sol, é passear de barco para explorar as ilhas e enseadas de São Sebastião.
E já são frequentes os avistamentos de baleias jubartes no Canal de São Sebastião em busca de águas mais quentes para procriação.
Na semana passada, inclusive, o fotógrafo Rafael Mesquita Ferreira fez um belíssimo e raro registro: uma baleia jubarte nadando no meio de um cardume de raias.
O encontro aconteceu no mar na altura das praias da Barra do Sahy e de Juquehy.
A imagem, feita com um drone, revela um delicado balé entre uma quantidade gigante de raias e a baleia.
Alcatrazes
Também há saídas para o Refúgio da Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, conhecido pela biodiversidade marinha, onde é possível mergulhar em seu entorno ou permanecer no barco para contemplar as aves de mergulho que fazem das ilhas um ninhal.
Outra dica é reservar um tempo para explorar o charmoso Centro Histórico de São Sebastião, com suas ruas de paralelepípedo e igrejas centenárias. Visite a Igreja Matriz, a Capela de São Gonçalo e a Casa de Câmara e Cadeia para uma imersão na história e cultura local.
Não se esqueça de saborear a deliciosa gastronomia caiçara em um dos muitos restaurantes à beira-mar, onde os frutos do mar frescos são a especialidade, especialmente nesta época da pesca do camarão.