Serra da Estrela, em Portugal, ganha seu 1º hotel cinco estrelas

A 1.200 metros de altitude, Burel Panorama Hotel surpreende pelo luxo e vista das montanhas do Centro de Portugal

19/10/2018 12:18 / Atualizado em 05/05/2020 12:02

A icônica Serra da Estrela, no Centro de Portugal, acaba de ganhar seu primeiro hotel cinco estrelas, a Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel

Aberto no sistema “soft opening” (abertura gradual, feita aos poucos) desde o dia 21 de setembro, o novo empreendimento faz parte do grupo Burel Mountain Originals que também opera a Casa das Penhas Douradas, outro hotel de luxo na mesma região.

Um dos quarto CSL Burel Panorama Hotel –
Um dos quarto CSL Burel Panorama Hotel – - Divulgação

O hotel ocupa o mesmo local onde antes funcionava antiga Pousada de São Lourenço, inaugurada há 70 anos pelo famoso arquiteto Rogério Azevedo e decorada por Maria Keil, reconhecida designer portuguesa. A atualização concebeu um toque de frescor à obra desses renomados artistas.

Fachada do Burel Panorama Hotel
Fachada do Burel Panorama Hotel - Divulgação

O Burel Panorama Hotel está situado na Vila de Manteigas, a 1.200 metros de altitude, com vistas espetaculares da Serra da Estrela e do belíssimo Vale Glaciar do rio Zêzere, o maior vale glacial da Europa.

O hotel conta com 17 quartos e 4 suítes, todos com vista panorâmica, decoração elegante e minimalista, e mobília de design contemporâneo.

Vista das montanhas da Serra da Estrela, no Centro de Portugal
Vista das montanhas da Serra da Estrela, no Centro de Portugal - Emanuele Siracusa

Em todas as instalações, é possível apreciar objetos e obras de arte produzidas em pura lã de ovelha chamada burel e que dá tema ao hotel. Tradicionalmente utilizada por pastores e, atualmente, convertida em matéria-prima de design, é fabricada exclusivamente nesta região portuguesa.

Reestruturação

A obra de reestruturação foi liderada pelo atelier de arquitetura Site Specific e os interiores pela P-06 Atelier, que apostaram na preservação da história do edifício e em manter o enquadramento na paisagem do entorno, sendo a sustentabilidade dos materiais e das práticas um fator primordial.

Seu restaurante, São Lourenço, aposta na diversidade da cozinha tradicional portuguesa, com uma carta que evoca a gastronomia que há muitos anos dá merecida fama à região da Beira Alta. As paredes de vidro trazem a paisagem natural à mesa e permitem que os clientes aproveitem os cenários maravilhosos enquanto provam os sabores e os vinhos que caracterizam a região.

Já o spa proporciona tratamentos que utilizam óleos de ervas da serra e a pureza das águas do topo da montanha. A piscina, de água aquecida e de nascente, também é panorâmica, além de ter uma parte descoberta para que o hóspede possa usufruir do contato com a natureza.

Informações: www.casadesaolourenco.pt