Socorro (SP) é destino ideal para se refrescar no calor
A cidade é referência em atividades de aventura e ecoturismo --tem cachoeiras, lagos e piscinas para lazer de adultos e crianças.
A Estância Hidromineral de Socorro, localizada no Circuito das Águas Paulista, é destino ideal para se refrescar no verão, mas quer fugir da muvuca do litoral.
A cidade, que é cortada pelo rio do Peixe, é referência em atividades de aventura e ecoturismo –tem cachoeiras, lagos e piscinas para lazer de adultos e crianças.
“Tem turista que prefere a tranquilidade do interior à praia nesta época e temos a vantagem de estarmos em um local privilegiado, repleto de águas”, afirma Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
Atividades para fazer em Socorro
Socorro é muito procurada para o rafting, que pode ser feito com a PróximAventura Canoar. Trata-se de um passeio de botes infláveis em corredeiras do rio do Peixe, com capacidade para 5, 6 ou 7 pessoas e um condutor qualificado para conduzir o bote.
Entre os meses de outubro e abril, o rio tem mais fluxo de água, devido às chuvas e permite uma descida mais divertida.
São cerca de 12 corredeiras, durante a descida de 1h30, quando é possível avistar pássaros e até capivaras.
Pela Mega Park se realiza um trajeto de 16 km com quadriciclo em meio à natureza da Serra da Mantiqueira e que passa por trechos à beira do Rio do Peixe.
O passeio dura 1h30 e inclui uma parada de 30 minutos em uma cachoeira deslumbrante para se refrescar. Dois guias treinados acompanham em todo o trajeto.
Em duas cachoeiras do bairro Oratório também chegam os roteiros de quadriciclos, motos e gaiolas da Ora Road. São em média 1h30 de percurso, com fotos e paradas em alambique, sorveteria, cafezal e pesqueiro.
Parques de aventura
Nos parques de aventura são várias opções de atividades na água. O Mundaka oferece rafting, caiaque, stand up paddle e trilha ao lado das corredeiras mais lindas de Socorro.
Já no Monjolinho é possível fazer boia cross, passeio de quadriciclo até a cachoeira da Fazendinha, rafting, caiaque, trilhas e stand up paddle.
Prainha no interior? Socorro tem. O Saint Sunset abriga a única da cidade, com bela paisagem, cachoeira e clima de litoral com direito a areia, cadeiras e mesinhas características.
Onde se hospedar em Socorro?
Quem se hospedar no hotel Recanto da Cachoeira irá aproveitar a charmosa piscina Therma Esmeralda e a piscina Boutique das Águas; esta última com recreacionistas. Um redário com vista 360 é ideal para apreciar o lago, o rio e a cachoeira.
Já o Hotel fazenda Colina dos Sonhos abriga 12 lindas cachoeiras, piscina, pedalinho e lago para pescaria. Com os mesmos atrativos que envolvem água, o Hotel fazenda Parque dos Sonhos.
No Camping Boaretto – Vale das Pedras há trilhas ecológicas por matas preservadas que levam a diversas cascatas provenientes de nascentes com águas límpidas.
Hóspedes do Camping Valle das Águas, Chácara São Miguel, Ellementares Guest House, Hotel fazenda Floresta do Lago, Hotel fazenda Portal do Sol, Pousada A Mata que Canta, Pousada Caruaru, Pousada Encantos de Socorro, Pousada Igarapé, Pousada Mirante dos Adelphos, Pousada Pompéia, Pousada Recanto do Amanhecer, Pousada Sons do Silêncio e Vale das Orquídeas podem curtir a piscina nos dias com temperaturas mais altas.
Com certificado de excelência e eleito um dos melhores hotéis pelo TripAdvisor, entre as mais de 20 atividades diferentes do Hotel Fazenda 7 Belo estão a piscina e o lago para pesca. Além dele, existem o Alpes Fazenda Hotel, Camping Park dos Lagos, Camping Valle das Águas, Grínberg´s Village Hotel, Hotel fazenda Campos dos Sonhos Hotel fazenda Floresta do Lago, Village Montana Hotel Fazenda também com as duas atividades.
Pertinho da água
Um dos principais pontos turísticos da cidade com um lindo cenário é a Gruta do Anjo, uma antiga pedreira desativada em 1995.
Dentro da formação rochosa com diversos túneis formou-se um lago com águas cristalinas. São amplas galerias, no total 3.000 m² de extensão, que podem ser visitadas a pé e outros trechos flutuando com os pedalinhos.
Perto da água estará quem for pescar no Pesqueiro Nenê Oliani, o terceiro mais antigo do Brasil e o mais antigo em funcionamento com a mesma família. São dois lagos ativos para pesca esportiva: o principal (13.550 m²) e o de apoio (6200 m²).
O pesqueiro tem vara de mão para alugar, mas que só pode ser usado no lago de apoio; para o principal é necessário um equipamento profissional. Para comprar, iscas como massa japonesa, massa do pesqueiro, rações e salsicha.
Outra sugestão para pescar é o Centro de Lazer Pitauá. Quiosques espalhados podem ser usados para acomodar os equipamentos.
Não há equipamentos para locação, mas o passaguá (pequena rede) e tapetes para a retirada dos peixes do lago são fornecidos e de uso obrigatório. No loca, o restaurante é em cima de um belíssimo deck.
Das mesas do Lago Bistrô & Lounge se contempla um lago, que compõe o lindo visual do local, enquanto aprecia a gastronomia mediterrânea.
É um ambiente rústico, feito com materiais sustentáveis e rico em detalhes, que transmite “aquela” sensação singular de calmaria e conforto. Com a cozinha show (cozinha aberta) se observa a preparação dos pratos.