Socorro (SP) quer ser ‘a cidade mais pet friendly do Brasil’
A estância hidromineral no Circuito das Águas Paulista já é referência internacional em turismo acessível
Referência no turismo de aventura e de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a estância hidromineral de Socorro, no Circuito das Águas Paulista, lançou um plano ambicioso: ser a cidade mais pet friendly do Brasil.
O primeiro passo já foi dado, com a capacitação dos estabelecimentos turísticos da cidade e a criação de um selo de excelência, que contempla o conforto, segurança e bem-estar dos pets.
E este projeto ambicioso é respaldado por recentes pesquisas. Dados do IBGE, de 2018, aponta que há mais animais de estimação do que crianças nos lares brasileiros.
- SP entra em lista global com mais hospedagem para LGBTQIA+
- Mars e McDonald’s inauguram espaços pet friendly em restaurantes por todo o Brasil
- SP: Roteiro especial para curtir feriado de Corpus Christi em São Pedro
- Interior de SP: 10 cabanas incríveis para conhecer neste inverno
As buscas no Google por hotéis com serviços pet friendly cresceram 300% de março a setembro de 2020. Já um levantamento do site Hoteis.com, revelou no final de 2020 que 82% dos brasileiros pretendem viajar com seus animais e que 67% dos entrevistados já levaram seu companheiro de estimação em uma viagem.
“É uma tendência. Antes da pandemia as pessoas já buscavam destinos onde pudessem levar os pets. Com a pandemia, se acentuou, ainda mais com a possibilidade das viagens domésticas. Existe demanda e estamos nos preparando para isso”, diz Ana Monteiro, secretária de Turismo de Socorro.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Cidade pet friendly
Na primeira fase do projeto, foi realizado o mapeamento da cidade, um estudo de como está e como pode melhorar. A segunda, e atual, é de capacitação dos estabelecimentos.
São oferecidos quatro treinamentos: um geral para empresários de todos os setores e um focado em lazer, um em hospedagem e outro em gastronomia.
“Muitos estabelecimentos dizem ser pet friendly, mas na verdade não entendem o que significa. Nesta etapa a ideia é esclarecê-los e orientá-los sobre o que precisa ser, ter e oferecer”, explica Patricia Camargo, especialista em pet friendly do Eu, Você e os Pets, responsável pela consultoria do projeto..
A validação dessas ações se dará com o recebimento do Selo Pet Friendly. Para isso os estabelecimentos precisarão atender requisitos básicos, ter um padrão mínimo de qualidade, que variam com o setor. É uma certificação, passa confiança e irá assegurar aos turistas que todos os lugares que tiverem o selo do projeto, passaram por treinamento e adaptaram os estabelecimentos para receber os pet.
“Temos um grande diferencial: Socorro não sairá distribuindo selos, como acontece em outras cidades, treinará as pessoas para que os estabelecimentos o conquistem”, ressalta a consultora.
Socorro recebeu, no fim de abril, o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC).