Natureza exuberante é atração na estância de Socorro (SP)
Conhecida como 'Cidade da Aventura', estância hidromineral é um dos principais destinos de aventura do país
Procurando um destino para fugir de São Paulo e passar alguns dias em meio à natureza longe de aglomerações? A estância hidromineral de Socorro – a cerca de 150 km de São Paulo, é uma das opções.
Referência em ecoturismo e esportes de aventura, a cidade tem na natureza um dos principais atrativos.
Localizada na Serra da Mantiqueira, que integra o ecossistema da Mata Atlântica e toda a sua rica biodiversidade, a cidade também é atraente para os turistas que curtem um bom banho de cachoeira.
- Arraial d’Ajuda: praias, cultura e diversão no sul da Bahia
- 5 praias para conhecer em Caraguatatuba, no litoral norte de SP
- 3 lugares para viajar em fevereiro e aproveitar o verão gastando pouco
- As 3 melhores praias de Cabo Frio que ninguém te conta
Turismo responsável em Socorro
A retomada do turismo na estância hidromineral de Socorro segue rígidos protocolos de segurança, com conscientização dos donos de estabelecimentos, turistas e da população com os cuidados da covid-19.
https://business.facebook.com/TurismoSocorro/videos/854966811691383/
Uma delas foi a conquista do selo Turismo Responsável, concedido pelo Ministério do Turismo, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção do novo coronavírus, colocando Socorro entre os destinos protegidos e responsáveis.
Os estabelecimentos da Astur (Associação de Turismo da Estância de Socorro) que já conquistaram o selo são: Hostel Cantinho Família Aventura,Chalés Santa Catarina, Hotel Fazenda 7 Belo, Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, Hotel Fazenda Colina dos Sonhos, Hotel Fazenda Floresta do Lago, Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, Hotel Fazenda Village Montana, Hotel Grínberg’s, Hotel Recanto da Cachoeira, Mundaka Aventura, Parque Aventura Monjolinho, Portal do Sol Hotel Fazenda, Pousada A Mata que Canta, Pousada Cafuné, Pousada Caruaru, Pousada Vista Linda e Restaurante Cantinho Família Aventura, Ristorante D’Napoli e Restaurante Massimo.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
“Escolher a cidade como seu próximo destino turístico é uma ótima ideia, pois é um destino de natureza próximo aos grandes centros, com um trabalho exemplar em prevenção de contágio, além de responsabilidade com o turismo sustentável e acessível”, conta Ana Luiza Russo, presidente da Astur.
É só escolher uma e curtir um dia refrescante. Abaixo listamos oito opções de cachoeiras para ir em Socorro.
Trilha das Cachoeiras
O trekking, criado pela Mundaka Aventura, ocorre nas margens do ribeirão do Gamelão, afluente do rio do Peixe, onde se avista diferentes espécies de aves e macacos. São 2 km de caminhada, com paradas em cachoeiras como a da Prainha e da Toca, com fluxo de queda d’água leve, próprias para banho.
O passeio dura aproximadamente uma hora e meia. Crianças a partir de 6 anos podem participar. Mais informações em www.mundakaventura.com.br.
Trilha da Mantiqueira
Outra opção de trekking com parada em cachoeira, também da Mundaka Aventura, é a Trilha da Mantiqueira.
A caminhada acontece em meio a Mata Atlântica, nas margens das corredeiras do rio do Peixe, onde se encontra um visual raro, preservado e repleto de belezas, com líquens vermelhos, bromélias, orquídeas, samambaias e muitas árvores nativas.
São aproximadamente duas horas de passeio, com parada em uma cachoeira apropriada para banho. Crianças a partir de 8 anos podem participar.
Cachoeira dos Sonhos
A cachoeira com praia é uma das atrações do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos. Além de ser próprio para banho, o lugar, de beleza extraordinária, é ótimo para tirar fotos. E não só os hóspedes podem apreciá-la. Saiba mais em www.parquedossonhos.com.br.
Cachoeira do Parque Monjolinho
Quem visita o Parque de Aventura Monjolinho, localizado no Caminho Turístico rio do Peixe, para praticar atividades como rafting, stand up paddle e boia cross, não pode deixar de se refrescar na cachoeira central do local, ideal para um mergulho nos dias quentes. Para saber mais, acesse www.parquemonjolinho.com.br.
Cachoeira do Saltinho
Uma das mais imponentes da região, a Cachoeira do Saltinho é preservada pelo Hotel Recanto da Cachoeira. Não é possível entrar na água, devido às fortes correntezas, mas observar a natureza ao seu redor, a diversidade da flora e escutar o barulho das águas certamente renova a energia daqueles que a visitam.
Cachoeira 2 Quedas
A Rios de Aventura oferece um roteiro que mescla aventura com contemplação da natureza. Os turistas podem alugar um quadriciclo e andar por um percurso em estrada de terra até chegar à cachoeira 2 Quedas, com a possibilidade de entrar na água, dependendo do fluxo no dia escolhido.
O passeio dura uma hora e meia. É preciso ter 16 anos ou mais para dirigir o veículo e no mínimo 7 anos para andar na garupa. Detalhes e preços em www.riosdeaventura.com.br.
Trilha com Cachoeiras
Esta trilha da empresa PróximAventura oferece contato direto com a natureza de Socorro através de um passeio por diversas cachoeiras do destino, todas próprias para banho.
Aproveite para relaxar embaixo das quedas d’água e ganhar uma massagem natural revigorante. O passeio dura em média uma hora e meia.
Cachoeiras do Ecco Park
O complexo ecológico Ecco Park conta com diferentes trilhas em mata nativa com direção a cachoeiras de nascentes. O Roda Socorro criou um roteiro especial para conhecê-las. Saiba mais em www.socorro.tur.br.