Startup ajuda quem teve voo cancelado ou perdeu a bagagem
Todos os dias voos são adiados ou cancelados nos principais aeroportos do Brasil, porém poucos passageiros sabem que a partir de 1 hora de atraso já é possível reivindicar assistência das companhias aéreas.
Os que vão atrás de seus direitos, contudo, enfrentam grande burocracia e falta de interesse das companhias aéreas para resolução do problema.
Recentemente foi lançada no país a NãoVoei (www.naovoei.com), plataforma que auxilia passageiros que tiveram seus voos atrasado ou cancelado, bagagem extraviada ou overbooking a buscar reparações na justiça.
A ideia partiu da experiência de um dos sócios, que teve prejuízos profissionais quando seu voo de Curitiba a São Paulo sofreu atraso de cinco horas.
Funciona assim: os passageiros relatam seu caso no site, por chat on-line ou telefone. O especialista em reparação de danos, então, coleta detalhes do ocorrido e valida se é passível ou não de indenização. Se sim, ele reúne a documentação necessária para buscar uma solução amigável junto à companhia aérea. Se não for possível um acordo, o caso é transferido à rede de prestadores de serviços jurídicos da empresa para adoção das medidas judiciais cabíveis.
Em média, cada caso demora de três a quatro meses para se resolver e o valor das indenizações fica em média entre R$ 2 mil e R$ 8 mil a título de danos morais, além do ressarcimento de eventuais danos materiais que o passageiro tenha arcado (alimentação, hospedagem, transporte, entre outros).
A startup só cobra se houver alguma reparação de danos –neste caso, fica com uma taxa de 30% do valor efetivamente recebido pelo passageiro.