Stopover: conheça 2 destinos pagando apenas uma passagem
Por meio dos programas oferecidos pelas companhias aéreas, os passageiros podem transformar uma simples conexão em uma experiência enriquecedora
Dois destinos numa mesma viagem sem gastar a mais por isso! Essa possibilidade existe e é bem mais fácil do que você imagina. O stopover é um benefício para quem deseja conhecer outros lugares durante uma escala ou conexão que dura mais de 24 horas antes do destino final.
Essa facilidade é oferecida pelas principais companhias aéreas internacionais e brasileiras sem (ou quase sem) custos adicionais em voos de conexão.
Em alguns casos, é possível ficar até seis noites em um determinado país antes do passageiro seguir viagem para o destino final ou na volta.
- A luz solar pode melhorar a qualidade do seu sono? Pois é, pode! Entenda o que acontece com seu corpo
- 72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
Empresas como a Air France, Copa Airlines, Emirates, TAAG Linhas Aéreas, TAP, KLM, Gol e Latam oferecem e divulgam a opção, mas outras não. Por isso, você precisa pesquisar até descobrir todas as possibilidades.
Como solicitar o stopover
Solicitar o stopover geralmente é simples. Ao reservar seu voo, verifique se a companhia aérea oferece essa opção. Muitas vezes, você pode selecionar a duração desejada da parada e receberá informações sobre como proceder durante o período.
O stopover geralmente dura entre 24 horas e alguns dias, dependendo da companhia aérea e das opções disponíveis.
É importante verificar as regras específicas de cada companhia aérea, como a duração máxima da parada permitida e a necessidade de agendar a opção com antecedência.
Só é possível fazer essa parada estendida quando o tempo de espera da conexão for longo, geralmente maior do que 24 horas em voos internacionais, mas há companhias que já permitem o stopover quando esse tempo de parada for maior do que 15 horas. Mas vale checar as regras de cada companhia porque é possível ampliar seu tempo de conexão, dependendo da viagem.
Para voos nacionais, o stopover pode ser oferecido quando o tempo de parada for maior do que 4 horas. É raro, mas é possível conseguir stopover em escalas, segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).
Vantagens
Entre as principais vantagens do stopover está a oportunidade de economia com hospedagem e passagens. Além disso, o viajante pode aproveitar para estender sua viagem, conhecendo uma nova cidade sem precisar reorganizar completamente seu itinerário.
Bagagem
O destino da bagagem despachada depende da companhia aérea. Muitas despacham as malas diretamente para o destino final. No entanto, algumas podem permitir essa retirada no ponto de “stopover” e, após o período de parada, despachá-la de novo ao reembarcar. Por isso, é importante se atentar às regras de cada empresa.
Também é necessário lembrar que, ao finalizar o período previsto do “stopover”, é necessário retornar ao aeroporto para finalizar a viagem e chegar ao destino final. Deve-se verificar se o local é o mesmo do desembarque ou houve alteração.
Além disso, é possível que exista alguma diferença no procedimento de embarque. Por isso, vale checar todas as regras e tirar todas as dúvidas com a companhia aérea, antes do embarque inicial.