Copa Airlines oferece stopover gratuito e conexões rápidas no Panamá

É possível transformar uma conexão no Panamá em um roteiro incrível

Já pensou conhecer dois destinos internacionais com a mesma passagem aérea? Talvez você não saiba, mas as principais companhias aéreas internacionais oferecem essa possibilidade. Esse serviço chama-se “stopover” e é disponibilizado sem (ou quase sem) custos adicionais em voos de conexão.

Em alguns casos, é possível ficar até seis noites em um determinado país antes do passageiro seguir viagem para o destino final ou na volta.

Rua em Casco Viejo, o centro antigo da Cidade do Panamá
Créditos: Photoservice/iStock
Rua em Casco Viejo, o centro antigo da Cidade do Panamá

A Copa Airlines é um das empresas que oferece o “stopover”. A companhia panamenha opera atualmente seis destinos no Brasil –São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus e Porto Alegre. Em breve, Florianópolis também terá voos da companhia.

A escala no Panamá pode ser incluída no itinerário de ou para qualquer um dos 85 destinos em 32 países da América Central, do Sul, do Norte e do Caribe onde a companhia panamenha opera. 

Como funciona o ‘stopover’ da Copa Airlines?

O “stopover” da Copa Airlines permite fazer uma parada no Panamá no trajeto de ida ou de volta da viagem por mais de 24 horas por até 7 dias, sem custo adicional na passagem aérea.

É possível aplicar também uma segunda parada no roteiro Mas neste caso há custo adicional –US$ 250 (cerca de R$ 1.240) mais taxas.

Vista da Cidade do Panamá; Copa Airlines oferece ‘stopover’ gratuito
Créditos: SL_Photography/iStock
Vista da Cidade do Panamá; Copa Airlines oferece ‘stopover’ gratuito

O serviço deve ser solicitado no ato da reserva, antes de emitir os bilhetes, seja pelo site, Central de Reservas da Copa Airlines, escritórios de vendas ou agências de viagem.

O “stopover” aplica-se para todas as tarifas –exceto para as classes promocionais A e T–, reservas de grupos (+10 passageiros) realizadas através da Central de Reservas  e passagens emitidas pela Copa  que incluam trechos de código compartilhado ou várias companhias aéreas.

Check-in da Copa no aeroporto de Guarulhos; são 38 voos semanais para a Cidade do Panamá
Créditos: Márcio Diniz/Catraca Livre
Check-in da Copa no aeroporto de Guarulhos; são 38 voos semanais para a Cidade do Panamá

Uma vez emitida a passagem ou iniciada a viagem, o “stopover” não será gratuito e aplicará a cobrança dos custos adicionais por mudança, de acordo com a tarifa da compra (diferença de tarifa, multas, etc.).

Conexões rápidas no Panamá

Atualmente, a Copa Airlines opera mais de 70 voos semanais entre o Brasil e o Panamá. Somente para São Paulo são 38 voos por semana. As rotas são operadas por aeronaves B737-800 e B737 MAX9.

Além da grande oferta de voos para o público brasileiro, as conexões da Copa no aeroporto internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, são outro fator de destaque. 

Novo terminal do aeroporto internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá
Créditos: Divulgação
Novo terminal do aeroporto internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá

As conexões no “Hub das Américas”, como é chamado o aeroporto por causa de sua estratégica localização e de sua conectividade, são bem rápidas –de no máximo 1 hora, a depender do destino.

Em 2022, o aeroporto de Tocumen ganhou um novo e moderno terminal. As distâncias entre portões e terminais não são muito distantes entre si.

Recentemente voei de Copa para o México (Cancun) e para os Estados Unidos (Miami e Nova York) e o processo foi bem tranquilo. Outro ponto positivo é que não há necessidade de passar pelo controle de imigração, como acontece em alguns destinos.

Copa Club, a sala Vip da Copa Airlines no T2 do aeroporto internacional de Tocumen
Créditos: Divulgação
Copa Club, a sala Vip da Copa Airlines no T2 do aeroporto internacional de Tocumen

Não se preocupe com as bagagens. Você não vai precisar retirá-las e despachá-las novamente. As malas vão direto para o destino final e raramente são extraviadas.

Dica de ouro: Se o seu voo é para os Estados Unidos, evite a tentação de parar e fazer compras nas inúmeras lojas. Apesar dos preços serem bem convidativos, há checagem prévia de documentos, incluindo raio-X, antes de ter acesso ao portão de embarque, o que pode ocasionar filas.

Destinos da Copa nos EUA

A malha área da Copa Airlines também é ideal para o público brasileiro com destino aos Estados Unidos.

Atualmente a companhia tem voos para 16 destinos (Atlanta, Austin, Baltimore, Boston, Chicago, Denver, Fort Lauderdale, Las Vegas, Los Angeles, Miami, New Orleans, Nova York, Orlando, San Francisco, Tampa e Washington Dulles). Em junho, a Copa passa a voar também para Raleigh, na Carolina do Norte.

Assentos da Economy Extra tem monitores de 10 polegadas com entrada USB
Créditos: Márcio Diniz/Catraca Livre
Assentos da Economy Extra tem monitores de 10 polegadas com entrada USB

De São Paulo para a Cidade do Panamá a Copa opera com uma das frotas mais novas e modernas, como Boeing 737-800 NG e Boeing 737 MAX 9.

As aeronaves contam com três diferentes classes de assentos e serviços, como Econômica, a Economy Extra (intermediária) e a Dreams Business Class (executiva disponível somente no 737 MAX 9).

Dreams Business Class, da Copa Airlines
Créditos: Márcio Diniz/Catraca Livre
Dreams Business Class, da Copa Airlines

Dreams dispõe de 16 assentos reclináveis (que viram camas), monitores de 16 polegadas com controle remoto e um amplo programa de entretenimento, além de tomadas, porta USB e espaços para armazenar itens pessoais.

A Economy Extra é composta por 24 assentos com maior espaço para as pernas, monitores de 10 polegadas, com entrada USB e tomadas –para maior comodidade.

*O jornalista viajou para NY a convite do New York City Tourism + Conventions e da Copa Airlines