Turquia é paraíso para viajantes que não comem carne
Tão diversa quanto o país, a culinária turca apresenta várias receitas de doces e salgados sem origem animal
A gastronomia da Turquia é diversa e extensa. Com preparos e pratos específicos em cada região do país, permite opções para todos os gostos e perfis de visitantes.
Como variedade e quantidade são importantes na cultura local, as receitas mais tradicionais podem ser adaptadas ao vegetarianismo e veganismo, assim como diversos outro prato já o são em sua essência.
Alguns desses pratos são versões para receitas conhecidas no Brasil, mas com um tempero único e sempre com muito azeite!
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Que tal conhecer a Turquia e a Austrália na mesma viagem?
- 5 curiosidades sobre a Turquia que vão te mostrar o quão incrível é uma viagem para lá
- Parece Holanda, mas é SP! Conheça 3 lugares lindos e baratos para viajar sem sair de São Paulo
Com uma população crescente de vegetarianos em todo o mundo, a Turquia se torna o destino ideal para uma viagem gastronômica.
Conheça alguns pratos turcos para quem não comem carne:
İmambayıldı
Aqui no Brasil, chamamos esse prato de beringela recheada e é sempre uma ótima pedida. À moda turca, é preparado com muito azeite, tomate, alho, cebola e várias ervas frescas.
O nome Imambayildi traduzido ao pé da letra fica “o imam desmaiou” e, diz a lenda, que se deve ao fato do Imam ter desmaiado quando a esposa avisou que usou todo o azeite na receita e depois teria desmaiado mais uma vez ao provar a delícia. Para saber se faz sentido, só experimentando!
Köfte de lentilha
Köfte é uma espécie de almondega, a base de lentilha vermelha e triguilho. Normalmente são recheadas com ervas e especiarias, mas podem ser encontradas com arroz e legumes diversos também. O prato costuma ser acompanhado de folhas de uva, alface ou repolho.
Kısır
Similar ao tabule, Kisir é uma salada à base de triguilho, feita com pasta de tomate, tomate picado, salsinha e alho. Cebola seca ou cebolinha são bastante comuns, assim como pepinos picados. Limão e azeite de oliva são geralmente usados como temperos, embora muitas regiões usem xarope de romã.
É muito comum nas regiões de Osmaniye, Adana, Mersin, Antalya, Karaman, Konya, Gaziantep, Kilis e Antakya. É servido frequentemente em ocasiões comemorativas e sempre com uma xícara de chá turco.
Barbunya
Essa é uma ótima receita para mudar um pouco o nosso feijão. A Barbunya é um prato tradicional na culinária turca e consiste em feijão cozido em um molho especial de cebola e tomate. Simples, mas bem saboroso!
Lokun
Conhecido como Manjar turco, esse é provavelmente o doce mais famoso da Turquia. Feito à base de amido de milho e açúcar, a goma é temperada com diversos sabores, como limão, nozes, canela, coco, etc.
O Lokun pode ser servido ao final de todas a refeição, e melhor ainda quando acompanhado de café turco!