Um passeio pelas dunas de Jeri e Camocim, no Ceará
Parque Nacional de Jericoacoara é formado por dunas e lagoas ladeadas pelo mar cearense
Atravessar dunas de mais de 20 m em Jericoacoara, no Ceará, não é para qualquer carro, nem para qualquer motorista.
Área de proteção ambiental, o Parque Nacional de Jericoacoara é formado por dunas e lagoas ladeadas pelo mar cearense. Descer as montanhas gigantes de areia é um dos passeios mais legais do destino.
Mas para passear pela areia fofa e conseguir vencer dunas sem deslizar é preciso um 4×4 robusto, e, em alguns trechos, um guia local que conheça cada metro por onde você vai passar.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Fiz os roteiros, com dunas gigantes e trechos alagados, a bordo do Renault Duster GoPro, SUV que já vem com com a nova câmera Hero7 Black para ser acoplada no painel ou teto. Além da versão 4×4 2.0, que testei, o veículo também vem em 1.6.
Foi a primeira vez que dirigi um carro na areia. Senti o veículo suave e seguro no terreno difícil. Não derrapei, mesmo nos pontos de alagamento que tive que cruzar.
O casamento da câmera com o SUV agrada especialmente quem ama registrar as aventuras em fotos e vídeos sem tremedeiras.
A estabilidade do veículo ao passar por terrenos difíceis, como areia fofa e declives acentuados, combinado com o sistema estabilizador HyperSmooth, da Hero7 , garantem imagens perfeitas.
Para quem não consegue desapegar do mundo online, tanto o carro quanto a câmera oferecem sistemas para continuar conectado.
O veículo tem sistema android auto e Apple carplay, para usar plataformas como Spotify, Waze, Google Maps na tela de sete polegadas touchscreen.
Já a nova GoPro filma todas as aventuras em 4K e permite transmitir ao vivo para redes sociais, como Facebook, YouTube entre outras.
Dunas de Jeri e Camocim
Especialista nas aventuras, José Carneiro lidera a Xplorar do Brasil Turismo, empresa que faz todos os passeios no destino.
Ele conta que, mesmo a chegada em Jericoacoara já exige conhecimento e carro adequado. Do aeroporto de Fortaleza, são 4,5 horas de estrada.
“A chegada com maré cheia se dá pela trilha do sítio, entre terrenos alagados e vegetação de mangue. O trecho requer conhecimento e habilidade, além de um bom 4×4”, conta José Carneiro.
Uma aventura clássica pelo Parque Nacional de Jericoacoara é descer as Dunas do Guriú e seguir pelo Lago Grande, nesse percurso de Jeri e Camocim, com visita ao mangue seco e travessia de balsa.
Se você tem um dia só para aventuras, faça esta, a parte oeste do destino. Leva o dia todo.
“Neste tour de um dia todo, você passa por praias, travessia de balsa, dunas e lagoas. O guia é indispensável, mesmo que você vá no próprio carro”, aconselha.
Durante o passeio, pare para almoçar na praia de Tatajuba, no Islla Kite, restaurante e bar em uma das melhores praias para quem pratica Kitesurf.
“Por uma pequena trilha, o visitante tem acesso às dunas de Guriú que o levarão até o lago Grande, em Camocim. São dunas em sequência, de várias alturas”, completa José Carneiro.
Depois de passar pelas dunas e lago, há a travessia de balsa pelo Rio Guriú, para ter acesso ao mangue. No mangue, programe uma parada para fotos.
Galhos secos e balanços fazem a festa dos Instagramers.
Buraco do Caiçara
Confesso que deu um gelo na barriga ao mergulhar a câmera na água sem proteção. Mas ela é própria para isso.
Para iniciantes na câmera de aventura, publiquei 5 dicas básicas para aproveitar os recursos com alguns dos embaixadores da marca, Andrews Santana (@andrewssantana) e Brian Baldrati (@isthisreal).
Testei a Hero7 Black ao visitar a nova atração de Jeri, o Buraco do Caiçara, que tem essa água cuja cor parece um truque das imagens. Mas não, o tom de azul é este, sem edição.
O local tem aproximadamente 5 metros de profundidade. O buraco se formou neste ano, com água da chuva, e já virou sensação entre os que visitam Jericoacoara.
Como ressaltam os guias, é preciso checar antes de ir para saber se ainda está cheio, uma vez que foi formado naturalmente.