Um roteiro para fãs de Harry Potter em Londres
Até o dia 18 de março, o Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, promove a exposição Casa dos Bruxos com réplicas de cenários da saga “Harry Potter”, como a casa da Rua dos Alfeneiros nº4, a Plataforma 9 ³/4, a Sala Comunal da Grifinória e o Beco Diagonal.
As visitações acontecem todos os dias das 12h às 22h e os ingressos custam R$ 60.
Para todo potterhead que se preze, preparamos, com ajuda do pessoal do Peixe Urbano, um roteiro especial com todos seus spots em Londres, cidade onde se passa grande parte da trama.
Plataforma 9 3/4
Uma das cenas mais emblemáticas do filme na estação de trem King’s Cross, onde Potter atravessa a parede da plataforma 9¾ para pegar o trem para Hogwarts. E para reviver este momento, o carrinho com as malas e a gaiola com a coruja estão ali para os turistas fazerem a famosa foto.
St Pancras Railway Station
A estação fica logo em frente à King’s Cross. Foi lá que em “Harry Potter e a Câmara Secreta” Rony e Harry, a bordo do Ford Anglia dos Wesleys, decolaram. O grandioso prédio traz uma bela fachada neo-gótica.
Beco Diagonal
O Beco Diagonal de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” fica localizado no Leadenhall Market, um grande mercado construído em 1881. Hoje o mercado possui diversos pubs, restaurantes e lojas e é um reduto frequentado por ingleses que trabalham no centro de Londres, que se reúnem no fim do dia para tomar uma boa cerveja.
Caldeirão Furado
O pub e a pensão dos bruxos ficam na Charing Cross Road. No filme é a passagem da Londres dos Trouxas para o Beco Diagonal. A rua é conhecida por seus inúmeros sebos e livrarias especializadas, como a Quinto Bookshop, que oferece livros sobre viagens, história, literatura, entre outros temas.
Piccadilly Circus
A famosa praça é um dos principais pontos turísticos de Londres e onde Harry, Rony e Hermione quase são atropelados pelo internacionalmente conhecido ônibus vermelho de dois andares. Piccadilly fica em Westminster, uma das regiões mais movimentadas da capital britânica, e a maneira mais fácil de chegar lá é pelaatravés da estação de metrô que leva o mesmo nome.
Tower Bridge
É um dos maiores cartões postais de Londres e pano de fundo para a cena de Potter voando em sua vassoura sobre o Rio Tâmisa, no filme “Harry Potter e a Ordem da Fênix”. A ponte foi construída em 1894 pelo Príncipe de Gales, Edward VII, e você pode conferir toda a história do local na Tower Bridge Exhibition.