Uma república de crianças no sertão do Ceará
Por Ana Paula Severiano, da Garupa
A bela vista para a Chapada do Araripe, em Nova Olinda, no interior do Ceará[/img]
Criada em 1992 por Alemberg Quindins, a fundação tem como objetivo apresentar ao mundo a riqueza do nosso sertão. Um dos caminhos encontrados para isso foi a criação de um programa de turismo comunitário associado às oficinas de formação em gestão cultural, pensadas para os meninos e meninas da região.
- Livro faz viagem pelo mundo infantil do sertão do Ceará
- Guarujá, no litoral de SP, ganha hotel com temática do surfe
- Um paraíso chamado San Blas, no Caribe panamenho
- Conheça destinos brasileiros para amantes de cachoeiras
Caminho das águas[/img]
A viagem de quatro dias por Nova Olinda ainda inclui visita à oficina de Espedito Seleiro, artesão que trabalha com couro e herdou o ofício do pai, que por sua vez chegou a fazer sandálias para o cangaceiro Lampião. A programação também prevê uma visita ao sítio Mãe d’Água, com formações rochosas e cachoeiras e uma bela vista para a Chapada do Araripe. A pré-história não fica de fora, com uma ida ao Memorial de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri. O roteiro pode ainda incluir o Museu Patativa do Assaré e o Museu do Gonzagão, nos arredores.
Depois de um mergulho na cultura do homem do sertão, para o visitante fica a experiência da renovação. Numa trajetória de 150 milhões, a história e a cultura da caatinga resistem por meio das ações de jovens e crianças. Mais informações pelo site da Fundação Casa Grande ou pelo telefone (88) 3521-8133.
* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.
O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo plataforma da Garupa você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.