Viagem com pet: de reserva da passagem a rolê na roda-gigante
Agência, padaria e playground são serviços e facilidades disponíveis para quem decide fazer uma viagem com o animal de estimação
Fernando Victorino, do Como Viaja
Nos últimos anos, o planejamento de viagem com pet tem sido facilitado pelo surgimento de serviços que não se limitam a hospedagens que recebem animais de estimação. A procura por hotel que aceita pet em SP, por exemplo, segue em alta entre aqueles preocupados em viajar com seu mascote. Mas o prazer de estar ao lado do melhor amigo pode ser maior do que saber apenas onde ficar com ele.
De olho em quem deseja voar com seu animal de estimação dentro da cabine, a Embartravel foi criada em 2019, depois de um ano realizando o transporte aéreo internacional de animais de estimação e silvestres, conta Daiane Sarmento, CEO do grupo Embarcompany. “Cuidamos da emissão das passagens aéreas do tutor bem como da reserva do pet, de acordo com as regras de cada companhia aérea”, diz.
Além da busca por passagens, a agência de viagens pet friendly dá suporte em caso de atraso ou alteração do horário do voo. “Nossa equipe contacta os tutores para encontrar uma nova opção de embarque”, explica Daiane. E aponta como diferencial a presença no aeroporto de um colaborador que recebe os clientes, auxilia com as bagagens e o check-in e cuida dos detalhes relacionados ao pet. Questões como documentação para embarque e processo veterinário também são serviços oferecidos pela empresa.
Playground e água mineral para pets
Um dos mais requintados hotéis no interior de SP, o Unique Garden é perfeito para uma viagem curta com animal de estimação, já que fica em Mairiporã, a cerca de 50 km da capital paulista. A política pet friendly é voltada para cães, que se hospedam no mesmo chalé que o tutor. O hotel oferece caminha, comedouro e bebedouro, que podem ser adquiridos ao fim da estada. E ainda tem um playground exclusivo para pets.
Quem procura onde ficar em Campos do Jordão encontra no Secreto Luxury Boutique Hotel um espaço aberto a receber pets de até 12kg, mediante taxa de R$ 150 por diária e número de animais. O valor inclui caminha, tigelas para água e ração, tapetes higiênicos e uma garrafa de água mineral de 1,5 litro.
Ainda no interior paulista, o Hot Beach Olímpia acaba de inaugurar uma área infantil dentro do parque aquático. Entre as atrações, a novidade é uma roda-gigante de 30 metros de altura, que tem uma gôndola pet para que o passeio inclua o mascote da família. Dos quatro hotéis da rede (o Hot Beach Resort é colado ao parque aquático), apenas o Celebration aceita animais de estimação.
Cerveja e snacks de viagem
Para quem está em São Paulo e pensa em viajar para cidades como Olímpia (430 km) ou Campos do Jordão (175 km) é necessário tomar alguns cuidados antes de pegar a estrada com os pets. Segundo o veterinário Bruno Alvarenga, além da documentação sanitária, é preciso utilizar cintos de segurança adequados ou caixas de transporte, a fim de prevenir acidentes. O professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB) recomenda também paradas periódicas para oferecer água aos animais e permitir que eles façam necessidades fisiológicas.
Assim como nós, bípedes, usamos as viagens para fazer comprinhas ou sair da dieta mais regrada, a turma de quatro patas também tem direito a seus “luxos” nas férias. Com unidades em 10 estados brasileiros, a rede Padaria Pet é uma boutique que vende de roupinhas a comedouros, passando por cupcakes, hambúrgueres e até cerveja para cachorros.
De olho no direito dos animais de estimação saciarem a fome até durante os voos, a Azul promoveu uma ação durante a última alta temporada. Em parceria com a marca de ração Purina, a empresa criou um serviço de bordo exclusivo para pets durante viagens para alguns destinos brasileiros, como Rio, Belém e Recife. Primeira companhia aérea do país a oferecer snacks a bordo de forma gratuita para pets, a Azul não descarta retomar a ação no futuro.