Viagem nas alturas: conheça 10 rodas gigantes pelo mundo

Existem milhares de rodas gigantes espalhadas pelo mundo, algumas já se tornaram passeios indispensáveis na lista de viagem

30/01/2020 12:19

A primeira roda gigante do mundo foi construída em Chicago pelo americano George W. Ferris em 1893. Com 80,4 metros de altura, o brinquedo foi uma resposta à Torre Eiffel, construída anos antes.

Atualmente, a maior roda gigante tem 167 metros de altura. Esse recorde pode ser quebrado quando  a Dubai Eye for finalizada com os seus prometidos 210 metros de altura, cerca de 50 metros a mais que a High Roller, em Las Vegas.

Existem milhares de rodas gigantes espalhadas pelo mundo, algumas já se tornaram passeios indispensáveis na lista de viagem
Existem milhares de rodas gigantes espalhadas pelo mundo, algumas já se tornaram passeios indispensáveis na lista de viagem - Penny Britt/iStock

A roda gigante é um dos brinquedos mais queridinho nos parques de diversão, mas essa atração sozinha já chama muita atenção em alguns pontos turísticos.

Existem milhares de rodas gigantes espalhadas pelo mundo, algumas já se tornaram passeios indispensáveis na lista de viagem de alguns turistas. Seja uma viagem para Europa, Estados Unidos e agora no Rio de Janeiro, você vai encontrar uma dessas rodas gigantes que chamam atenção de quem passa.

Pensando nos que gostam de se aventurar nas alturas e não podem deixar essa oportunidade passar enquanto visitam esses destinos, o Hurb separou 10 rodas gigantes espalhadas pelo mundo. Conheça esses destinos e ainda fique deslumbrando com a vista das rodas gigantes.

London Eye (Londres)

Inaugurada há 20 anos, a London Eye fica às margens do rio Tâmisa. Do alto dos seus 135 metros é possível ver toda a capital britânica. São 32 cabines que cabem até 25 pessoas em cada.

Do alto dos seus 135 metros é possível ver toda a capital britânica
Do alto dos seus 135 metros é possível ver toda a capital britânica - Divulgação/Hurb

A London Eye é uma das mais famosas rodas gigantes e é um dos cartões-postais da cidade, por isso, ao fazer uma viagem para Londres, não deixe de conhecer esse monumento. Faça também passeios pelo Big Ben, Tower Bridge e o Hyde Park.

High Roller (Las Vegas)

Diversão é o que não falta em Las Vegas. A “cidade do pecado” é atualmente o lar da maior roda gigante do mundo. A High Roller entrou para o Guinness Book por conta dos seus 167 metros de altura. Cada cabine tem capacidade para transportar 40 pessoas. São 28 no total.

High Roller entrou para o Guinness Book por conta dos seus 167 metros de altura
High Roller entrou para o Guinness Book por conta dos seus 167 metros de altura - Divulgação/Hurb

Por estar em Vegas, a festa nunca termina e isso vale para essa roda gigante, uma das opções de ingresso é o “open bar in the sky”, a oportunidade de ver a cidade e beber durante o passeio.

Singapore Flyer (Cingapura)

Inaugurada em 2008, a Singapore Flyer foi desbancada do trono de maior roda gigante do mundo e hoje tem a segunda colocação com seus 165 metros de altura. São 28 cabines que comportam até 28 pessoas por vez, em um passeio de 30 minutos.

Singapore Flyer foi desbancada do trono de maior roda gigante do mundo
Singapore Flyer foi desbancada do trono de maior roda gigante do mundo - Divulgação/Hurb

A Singapore Flyer é um dos cartões postais de Cingapura junto com o famoso jardim botânico futurista, com enormes árvores verticais. Se você gosta de se aventurar, a cidade tem até uma piscina nas alturas com borda infinita. Vai encarar?

Big-O (Tóquio)

A Big-O é a excêntrica roda gigante que veio para revolucionar. Localizada em Tóquio, o brinquedo é o primeiro do mundo a não precisar do eixo central que estamos acostumados ver. Tem até uma montanha-russa que passa no meio dela a mais de 120 km/h.

A A Big-O  tem até uma montanha-russa que passa no meio dela a mais de 120 km/h
A A Big-O  tem até uma montanha-russa que passa no meio dela a mais de 120 km/h - Divulgação/Hurb

A Big-O fica no parque de diversões Tokyo Dome City e tem 80 metros de altura, com 61 cabines, cada uma tem a capacidade para até 8 passageiros.

Como manda a tradição japonesa, foram adicionados karaokê em oito cabines. Qual música você vai escolher?

ICON Orlando 360 (Orlando)

No meio de tantos parques de diversão e parques aquáticos, a ICON Orlando 360, com seus 120 metros de altura, consegue se destacar em seu quesito, já que é a maior roda gigante da Flórida.

A ICON Orlando 360, com seus 120 metros de altura, é a maior roda gigante da Flórida
A ICON Orlando 360, com seus 120 metros de altura, é a maior roda gigante da Flórida - Divulgação

Ao planejar uma viagem para Disney, não esqueça de incluir um passeio na ICON Orlando 360. A roda gigante fica no complexo I-Drive, que tem diversas atrações como museu de cera e um aquário.

Orlando é um dos destinos internacionais mais buscados pelos brasileiros por conta da dos parques da Disney e da Universal.

Niagara SkyWheel (Niagara Falls)

Você já assistiu aquela famosa cena do desenho do Pica-Pau descendo as Cataratas do Niagara? Esse é o destino dessa roda gigante. A Niagara Skywheel fica no meio de Clinfton Hill.

A Niagara SkyWheel oferece uma vista incrível das Cataratas do Niágara
A Niagara SkyWheel oferece uma vista incrível das Cataratas do Niágara - Divulgação/Niagara Falls Tourism

Do topo da roda gigante é possível ter uma visão incrível da cidade e dessa beleza da natureza. São 53 metros de altura, a volta não demora muito comparado com outras rodas-gigantes, são cerca de 15 minutos. As 42 gôndolas têm capacidade para nove pessoas no total.

Tianjin Eye (Tianjin)

Essa roda gigante pode até não ser a maior da China, mas com certeza é a mais integrante. Ela fica em cima de uma ponte sobre o rio Haihe. O brinquedo é um monumento de Tinajin, que fica apenas a 30 minutos de trem de Pequim.

A Tianjin Eye conta com 48 cabines com capacidade para oito passageiros cada
A Tianjin Eye conta com 48 cabines com capacidade para oito passageiros cada - Divulgação/Hurb

A Tianjin Eye tem capacidade total de 768 passageiros por hora, com 48 cabines que carregam oito passageiros cada, o que faz com que uma volta completa leve cerca de 30 minutos.

A vista lá do alto é deslumbrante. Outras dicas de passeios é conhecer a Porcelain House, Guwehua Jie e Dule Temple.

Wiener Riesenrad (Viena)

Construída em 1897 para celebrar o Jubileu de Ouro, essa bela roda gigante serviu de cenário para o filme “O terceiro homem”. A Wiener Riedenrad, diferente das outras rodas gigantes, inicialmente tinha um estilo mais rústico, sem muito luxo.

A Wiener Riedenrad tem 65 metros de altura
A Wiener Riedenrad tem 65 metros de altura - Divulgação/Hurb

Com os anos o brinquedo foi revitalizado e ganhou cabines exclusivas para jantares românticos.

É ideal para quem está fazendo uma viagem a dois e quer surpreender o crush. Localizada em Viena, a roda gigante tem 65 metros de altura, com uma bela vista da cidade para você admirar.

 Texas Star (Dallas)

Em Dallas você encontra um pouco de tudo, como o maior festival de música, cavernas e montanhas-russas. Uma das atrações é caminhar pelo River Walk, o Parque Nacional de Big Bend, conhecer Alamo e também ir até o Canyon Park. Essa cidade não irá te decepcionar!

A Texas Star tem 65,8 metros de altura e 44 gondolas
A Texas Star tem 65,8 metros de altura e 44 gondolas - Divulgação/Hurb

Como o assunto é roda gigante, ao passar pelo Texas, você precisa conhecer a Texas Star. O brinquedo é uma das atrações mais famosas da State Fair (Feira Estadual). São 65,8 metros de altura, com 44 gondolas e capacidade para transportar 264 passageiros por vez.

 Rio Star (Rio de Janeiro)

Por último e não menos importante, a Rio Star. A recém-inaugurada roda gigante carioca tem 88 metros de altura e é a maior da América do Sul.

A roda-gigante Rio Star tem altura equivalente a um prédio de 25 andares
A roda-gigante Rio Star tem altura equivalente a um prédio de 25 andares - Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Rio Star tem 54 cabines com a capacidade para até oito passageiro cada.  O brinquedo está instalado na revitalizada zona portuária do Rio de Janeiro. Além da bela roda gigante, o AquaRio, Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio ficam próximos um do outro.

Por Verônica Guerra, do Hurb