Voe na Capadócia e encante-se vendo suas belezas de cima
A principal atividade turística na região são os passeios de balão
Você já ouviu falar da Capadócia? A Turquia atrai turistas de diversas partes do mundo por conta dos contrastes, tanto em relação à paisagem como a cultura. Em cada ponto visitado, é possível observar essas diferenças a aprender mais sobre o local.
A Capadócia é um desses locais com uma paisagem única na Turquia. Ela reúne uma série de cidades subterrâneas que podem ser visitadas e que ficam localizadas em formações rochosas, que criam verdadeiros desenhos quando vistas de cima.
Ela também é chamada localmente de cidade Goreme, sendo que nela fica o centro comercial e a maior parte das hospedagens para turistas. Para chegar ao local, que fica na região da Anatólia Central, pode-se fazer viagens de ônibus ou avião, que partem da capital, Istambul. Quem optar em ir por terra levará cerca de 12 horas, já pelo ar o passeio é reduzido, durando cerca de seis horas.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Vale lembrar que é importante contratar o seguro viagem, mesmo que a Turquia não faça parte do Tratado de Schengen.
Apreciando a paisagem rochosa
Rodeada por formações rochosos, os turistas não podem deixar de aproveitar esse encanto feito pela natureza. O Parque Nacional de Göreme faz parte da lista da Unesco desde os anos 80 e reúne formações bem interessantes.
O ideal é que o passeio seja guiado por um guia local particular ou por agências de turismo que atuam na região. Muitas das formações recebem nomes como Vale dos Sonhos e Vale dos Pássaros, As Três Belas, entre outras.
É possível ficar observando as rochas e fazendo comparações, tentando identificar com o que se parecem.
Um passeio subterrâneo
São mais de 100 cidades subterrâneas que fazem parte do local, sendo que algumas delas são abertas para visitação. Não se sabe exatamente quando elas foram construídas, porém imagina-se que são do século quinto antes de Cristo porque existem citações no livro Anavasis, do grego Xenofonte, que remetem ao local.
As cidades subterrâneas eram completas e, tanto pessoas como animais viviam no local, que era usado como moradia e uma forma de se proteger de povos inimigos. Elas foram escavadas nas pedras e têm casas completas com quartos e salas que possuem portas giratórias. Tudo era interligado por corredores estreitos e portas pequenas que separavam diversos ambientes.
Os passeios de balão na Capadócia
Para quem quer apreciar a vista de cima de uma forma bastante diferente, os passeios de balão são os mais indicados. Eles atraem turistas do mundo todo e têm uma duração de cerca de uma hora, porém o tempo passa bem rápido lá de cima.
Os voos acontecem bem cedo, e as empresas especializadas costumam oferecer o transporte do hotel até o local, sendo que o café da manhã costuma ser servido na sede da empresa por conta do horário.
Mas, mesmo acordando bem cedo, é possível aproveitar muito bem a vista lá de cima e tirar fotos incríveis, por isso não esqueça a máquina. Na verdade, todo o cantinho da cidade tem um toque especial e diferente e merece uma foto de recordação. Ao final do dia, após realizar os passeios, não deixe de provar o chá preto, típico do local.