Washington, DC: Saiba quando e onde ver a florada das cerejeiras
Entre 20 de março e 14 de abril, a cidade encanta turistas do mundo todo com as celebrações do National Cherry Blossom Festival
Planejando viajar para os Estados Unidos nos próximos meses? Que tal incluir Washington, DC no roteiro! Quer um bom motivo? Entre 20 de março e 14 de abril, a capital norte-americana encanta turistas do mundo todo com as celebrações do National Cherry Blossom Festival (Festival Nacional da Flor de Cerejeira, em português).
As festividades começam com a Cerimônia de Abertura, no dia 23 de março, e seguem com o Blossom Kite Festival (festival das pipas), no dia 30.
Em abril, acontecem o Petalpalooza, evento com música e diversas atividades para toda a família, no dia 6, e o Desfile Nacional do Festival de Cerejeiras, no dia 13.
- Trem abandonado, de 1920, se transforma em hotel de luxo na África do Sul
- Lightning Lane, novo ‘fura-fila’ dos parques da Disney
- Brasil terá voo direto para a Costa Rica; saiba tudo
- Um passeio pelos castelos, fortes e mosteiros de Nova York
Durante todo o período, que oficialmente vai de 20 de março a 14 de abril, os restaurantes locais em Washington, DC e arredores apresentam as melhores opções do menu de primavera por meio do Cherry Picks, em conjunto com a Associação de Restaurantes da Região Metropolitana de Washington.
Hotéis também aderem oferecendo pacotes temáticos e preços especiais.
Origem das cerejeiras em Washington, DC
Washington, DC é o destino com a maior concentração de cerejeiras fora do Japão. A tradição começou em 1912, quando então prefeito de Tóquio à época doou 3 mil árvores à capital dos EUA.
Uma curiosidade é que esta foi a segunda doação, dois anos após as primeiras 2 mil cerejeiras terem sido queimadas por ordem do presidente William Howard Taft, após um surto ocasionado pela infestação de insetos.
A primeira muda foi plantada pela primeira-dama Helen Herron Taft no West Potomac Park.
Há duas espécies de cerejeiras em Washington, DC –Yoshino e Kwanzan–, e o melhor período para vê-las é quando florescem 70% das árvores localizadas em Tidal Basin, o que pode variar a cada temporada. O pico da florada pode durar até duas semanas.
Os locais mais procurados são ao redor dos memoriais: Jefferson Memorial, Franklin Delano Roosevelt Memorial e o Martin Luther King, Jr. Memorial.
Quem preferir fugir das grandes concentrações de público pode optar pelas áreas com menor movimento que ficam próximas a Old Town Alexandria; The Gardens of Dumbarton Oaks; U.S. National Arboretum; East Potomac Park / Hains Point Loop Trail; The Basilica of the National Shrine of the Immaculate Conception; Congressional Cemetery; e Sutton Park.
As manhãs e noites são os períodos mais indicados, especialmente durante a semana.