Drones do bem: tecnologia que salva vidas

Você já conhece os drones, pequenas aeronaves não tripuladas controladas remotamente, certo?

O objetivo inicial desses dispositivos era militar, permitindo que soldados inspecionassem ou mesmo atacassem uma área de difícil acesso de forma mais segura. Depois passou a ser usado por setores de segurança pública e hoje em dia caiu nas graças do público em geral. Filmagens e fotos aéreas magníficas de paisagens e eventos sociais, coberturas jornalísticas e até mesmo celulares entregues ilegalmente a presos em presídios!

Mas hoje falamos de um uso especial dos drones: salvar vidas. Em apenas 1 minuto, um drone que voa a mais de 100 km/h pode atender vítimas de ataque cardíaco, por exemplo, ou mesmo transportar órgãos humanos em tempo recorde.

E já estão pipocando no mundo todo, experiências positivas com os “drones do bem”.

Na África, em Ruanda, uma empresa chamada Zipline entrega bolsas de sangue e insumos médicos através dos drones, com grande sucesso, eliminando uma espera de 4 horas por suprimentos essenciais para atendimentos de emergência.

Na Suécia, o Instituto Karolinska desenvolveu um drone capaz de carregar um aparelho desfibrilador para socorrer as vítimas de ataques cardíacos em tempo recorde. Segundo o instituto, uma ambulância levaria aproximadamente 10 minutos para chegar até o paciente, enquanto o drone leva cerca de 1 minuto.

Os Estados Unidos fizeram um voo com drone considerado “extremamente bem-sucedido” para transportar um rim de uma mulher em Baltimore, no estado de Maryland. O drone levando o órgão percorreu 4,2 quilômetros em 10 minutos até o Centro Médico da Universidade de Maryland. O mesmo trajeto feito por carro levaria em média de 15 a 20 minutos, isso sem considerar possíveis problemas com trânsito.

A conclusão é que o uso dos “drones do bem” em atendimentos emergenciais parece mesmo garantir mais eficiência e maior probabilidade de sobrevivência dos pacientes necessitados.

Inspiração para hoje: a tecnologia aliada à criatividade impulsiona novas descobertas todos os dias, com o poder de transformar a vida da sociedade e até mesmo salvar vidas.

Este vídeo é uma parceria entre o programa “As Melhores Surpresas do Mundo” e a plataforma “Mestres da Criatividade”.